Projeto em pré impressão no contexto da impressão digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23280 |
Resumo: | A impressão digital é um negócio em crescimento e consequentemente sempre em desenvolvimento em termos tecnológicos. Uma das dificuldades para quem opera neste nicho de mercado é ensinar aos clientes as bases de como preparar ficheiros de arte-final, tendo em consideração inclusive, as limitações desta tecnologia digital. O intuito deste estudo é analisar a evolução da impressão e estudar a tecnologia da impressão digital, identificando as variadas etapas das fases de pré-impressão e arte-final a fim de aplicar os conhecimentos numa nova experiência informativa, interativa e comunitária. A materialização deste projeto passou pela criação de um website, adaptando esta plataforma, também a outros dispositivos como tablets e smartphones, facilitando a obtenção de conhecimento por parte do público em geral a receber, mas também a submeter informação enriquecedora para os conteúdos, passando do suporte físico para o suporte digital. Consequentemente, o conceito apresenta uma divulgação de informação didática sobre impressão digital e acabamentos possíveis nesta tecnologia e divulgação de informação relativa à fase de pré-impressão e publicar de informação relativa a como preparar a arte-final de um documento para impressão. Sendo assim, o projeto consistiu no desenvolvimento do design de um serviço para a criação de uma plataforma digital interativa “112 Digital: Dúvidas Existenciais da Impressão” aplicada à impressão digital, promovendo a recolha e partilha de conhecimento. Efetuaram-se várias pesquisas para averiguar os melhores casos de estudo, selecionando desde o website da marca Apple para perceber como o conceito de parallax scrolling poderia ser implementado na apresentação do desenvolvido neste projeto, como também de manuais de impressão, sendo o mais adequado a ser analisado o da empresa Sappi onde a estruturação de texto e imagem se tornou imperativo para a configuração das páginas desenhadas, até ao estilo de ilustrações infográficas do designer sul coreano Shung Wang Jan. Conclui-se que com o desenvolvimento deste projeto, as empresas associadas teriam uma maior capacidade de resposta aos projetos entregues para produção, visto que com a informação continuamente em atualização para o cliente, este conseguiria submeter uma arte-final sem falhas, fazendo com que a fase de pré-impressão fosse significativamente reduzida e a produção aumentaria, tal como os lucros de cada empresa. |
id |
RCAP_e0207489c71cf478bbf47527c02b3b50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23280 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto em pré impressão no contexto da impressão digitalHistória da impressãoImpressão - Sistemas multimédiaReprografiaA impressão digital é um negócio em crescimento e consequentemente sempre em desenvolvimento em termos tecnológicos. Uma das dificuldades para quem opera neste nicho de mercado é ensinar aos clientes as bases de como preparar ficheiros de arte-final, tendo em consideração inclusive, as limitações desta tecnologia digital. O intuito deste estudo é analisar a evolução da impressão e estudar a tecnologia da impressão digital, identificando as variadas etapas das fases de pré-impressão e arte-final a fim de aplicar os conhecimentos numa nova experiência informativa, interativa e comunitária. A materialização deste projeto passou pela criação de um website, adaptando esta plataforma, também a outros dispositivos como tablets e smartphones, facilitando a obtenção de conhecimento por parte do público em geral a receber, mas também a submeter informação enriquecedora para os conteúdos, passando do suporte físico para o suporte digital. Consequentemente, o conceito apresenta uma divulgação de informação didática sobre impressão digital e acabamentos possíveis nesta tecnologia e divulgação de informação relativa à fase de pré-impressão e publicar de informação relativa a como preparar a arte-final de um documento para impressão. Sendo assim, o projeto consistiu no desenvolvimento do design de um serviço para a criação de uma plataforma digital interativa “112 Digital: Dúvidas Existenciais da Impressão” aplicada à impressão digital, promovendo a recolha e partilha de conhecimento. Efetuaram-se várias pesquisas para averiguar os melhores casos de estudo, selecionando desde o website da marca Apple para perceber como o conceito de parallax scrolling poderia ser implementado na apresentação do desenvolvido neste projeto, como também de manuais de impressão, sendo o mais adequado a ser analisado o da empresa Sappi onde a estruturação de texto e imagem se tornou imperativo para a configuração das páginas desenhadas, até ao estilo de ilustrações infográficas do designer sul coreano Shung Wang Jan. Conclui-se que com o desenvolvimento deste projeto, as empresas associadas teriam uma maior capacidade de resposta aos projetos entregues para produção, visto que com a informação continuamente em atualização para o cliente, este conseguiria submeter uma arte-final sem falhas, fazendo com que a fase de pré-impressão fosse significativamente reduzida e a produção aumentaria, tal como os lucros de cada empresa.Digital printing is a growing business and consequently always in development in terms of technology. One of the difficulties for those who operate in this market niche is to teach customers the foundations of how to prepare files for artwork, taking into consideration the limitations of digital technology. The aim of this study is to analyse the evolution of printing and study the technology of digital printing, identifying the various stages of pre-printing and artwork in order to apply the knowledge in a new informative, interactive and community base experience. The materialization of this project began by creating a website, adapting this platform to other devices such as tablets and smartphones, facilitating the acquisition of knowledge by the the public in general, to receiving and submiting information to enrich the contents from the online page, passing from the physical support to the digital one. Consequently, the concept presents a disclosure of didactic information about digital printing and finishes as possible in this technology also dissemination of information concerning the stage of pre-press and distribution of information on how to prepare the artwork of a document to print. Thus, the project consisted in designing and developing a service for the creation of an interactive digital platform: “112 Digital: existential questions of Printing” applied to digital printing, promoting the collection and sharing of knowledge. Performing several rechearches to find the best case studies to use, from the parallax scrolling of Apple’s website, to understand how the concept could be implemented in the presentation developed in this project; as well as printing manuals, being the most suitable to be analysed “The Standard”, developed by the company Sappi, where the structuring of text and image became imperative for the configuration of the pages designed; and lastly the infographic drawing style of the south korean designer Shung Wang Jan. It is concluded that with the development of this project, the associated enterprises would have a greater capacity to produce the projects delivered, as the information would be continuously updated, the customer would always submit a flawless artwork, causing the phase of pre-press to be significantly reduced and the production increased, as well as the profits of each company.Universidade de Aveiro2018-02-262018-02-26T00:00:00Z2020-02-20T13:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23280TID:201943808porJesus, Carolina Vilarinho Costa Vidal deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:22Zoai:ria.ua.pt:10773/23280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:06.649192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto em pré impressão no contexto da impressão digital |
title |
Projeto em pré impressão no contexto da impressão digital |
spellingShingle |
Projeto em pré impressão no contexto da impressão digital Jesus, Carolina Vilarinho Costa Vidal de História da impressão Impressão - Sistemas multimédia Reprografia |
title_short |
Projeto em pré impressão no contexto da impressão digital |
title_full |
Projeto em pré impressão no contexto da impressão digital |
title_fullStr |
Projeto em pré impressão no contexto da impressão digital |
title_full_unstemmed |
Projeto em pré impressão no contexto da impressão digital |
title_sort |
Projeto em pré impressão no contexto da impressão digital |
author |
Jesus, Carolina Vilarinho Costa Vidal de |
author_facet |
Jesus, Carolina Vilarinho Costa Vidal de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Carolina Vilarinho Costa Vidal de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da impressão Impressão - Sistemas multimédia Reprografia |
topic |
História da impressão Impressão - Sistemas multimédia Reprografia |
description |
A impressão digital é um negócio em crescimento e consequentemente sempre em desenvolvimento em termos tecnológicos. Uma das dificuldades para quem opera neste nicho de mercado é ensinar aos clientes as bases de como preparar ficheiros de arte-final, tendo em consideração inclusive, as limitações desta tecnologia digital. O intuito deste estudo é analisar a evolução da impressão e estudar a tecnologia da impressão digital, identificando as variadas etapas das fases de pré-impressão e arte-final a fim de aplicar os conhecimentos numa nova experiência informativa, interativa e comunitária. A materialização deste projeto passou pela criação de um website, adaptando esta plataforma, também a outros dispositivos como tablets e smartphones, facilitando a obtenção de conhecimento por parte do público em geral a receber, mas também a submeter informação enriquecedora para os conteúdos, passando do suporte físico para o suporte digital. Consequentemente, o conceito apresenta uma divulgação de informação didática sobre impressão digital e acabamentos possíveis nesta tecnologia e divulgação de informação relativa à fase de pré-impressão e publicar de informação relativa a como preparar a arte-final de um documento para impressão. Sendo assim, o projeto consistiu no desenvolvimento do design de um serviço para a criação de uma plataforma digital interativa “112 Digital: Dúvidas Existenciais da Impressão” aplicada à impressão digital, promovendo a recolha e partilha de conhecimento. Efetuaram-se várias pesquisas para averiguar os melhores casos de estudo, selecionando desde o website da marca Apple para perceber como o conceito de parallax scrolling poderia ser implementado na apresentação do desenvolvido neste projeto, como também de manuais de impressão, sendo o mais adequado a ser analisado o da empresa Sappi onde a estruturação de texto e imagem se tornou imperativo para a configuração das páginas desenhadas, até ao estilo de ilustrações infográficas do designer sul coreano Shung Wang Jan. Conclui-se que com o desenvolvimento deste projeto, as empresas associadas teriam uma maior capacidade de resposta aos projetos entregues para produção, visto que com a informação continuamente em atualização para o cliente, este conseguiria submeter uma arte-final sem falhas, fazendo com que a fase de pré-impressão fosse significativamente reduzida e a produção aumentaria, tal como os lucros de cada empresa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-26 2018-02-26T00:00:00Z 2020-02-20T13:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23280 TID:201943808 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23280 |
identifier_str_mv |
TID:201943808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137624865112064 |