A crise na indústria fonográfica portuguesa : exploração de causas e soluções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Covas, Ana Cristina Dias
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3254
Resumo: A questão dos direitos de autor e direitos conexos, assim como o acesso, a divulgação e comercialização da música gravada levantam controvérsia e abalam o sector fonográfico mundial. Por um lado, a disseminação indiscriminada das músicas, sem o retorno financeiro respectivo, e por outro, o volume de vendas de música decresce de forma acelerada. Perante esta situação, o objectivo deste trabalho é analisar a crise da indústria fonográfica portuguesa, mantendo um paralelismo com a indústria mundial, procurando compreender os factores que levaram à situação actual, assim como a posição a tomar por parte do Governo e das editoras discográficas de modo a reverter a crise pela qual o sector está a passar. A pesquisa bibliográfica foi crucial para o conhecimento da indústria, assim como para compreender os factores que levaram à sua ruptura. A análise de diversos estudos efectuados anteriormente contribuiu para a percepção da actual posição da indústria fonográfica, um pouco por todo o mundo. O estudo de caso aplicado permitiu obter as opiniões de alguns intervenientes no mercado fonográfico, como as editoras discográficas, artistas e consumidores. Os resultados obtidos demonstram que as editoras são uma parcela importante do mercado e que a resolução deste problema também é sua responsabilidade. Um plano de negócios inovador, a descentralização do CD, a adopção de novas estratégias e o aproveitamento das novas tecnologias são exemplos de medidas que devem ser atendidas pelas editoras no combate à pirataria que está a abalar a indústria do entretenimento em geral. Porém, este estudo também revela que o Governo deveria aliar-se às editoras no combate a este flagelo, aumentando a fiscalização e punição da pirataria. Contudo, a redução dos preços e a educação da população fariam com que o factor económico não fosse um incentivo ao desenvolvimento desta prática ilegal, pois o consumidor teria aptidão para adquirir o produto original e notaria os prejuízos de estimular a indústria dos falsificadores. Portanto, a melhor forma de se posicionar diante do problema é enfrentar as suas causas, fazendo com que se tornem menos intensas. Em suma, a reversão da crise depende directamente da eficácia das acções do Governo e das editoras. A pirataria é o centro de combate da indústria fonográfica. É necessário ter uma visão optimista da situação e acreditar no resultado das acções actuais. É certo que a pirataria não pode ser extinta, no entanto estas tentativas limitamse a tentar deter o seu crescimento impetuoso e a descobrir novas alternativas de receita para a continuidade da indústria. ABSTRACT: The question of author and related rights, as well as the access, distribution and the commercialization of recorded music, have contributed for the uprise controversy and shook the phonographic sector. On one hand, there is the dissemination of indiscriminate music, without financial return; on the other hand, the music sales volume is decreasing quickly. Regarding this situation, this work’s goal is to analyze the phonographic industry crisis, maintaining a parallel position with the world industry as well as looking forward for an understanding of the factors that led to the actual situation. There is also the need to comprehend the government and phonographic Editors´s position in order to find an answer for the sector´s actual crisis. The bibliographic research was fundamental for the industry´s understanding, as well as for the comprehension of the factors that precede its collapse. The analysis of several studies done beforehand, have contributed for a better perception of the phonographic industry´s actual position all around the world. The case study allowed the gathering of several intervenients´ opinion from the phonographic market, like the discographic editors, artists and the consumer in general. The results obtained demonstrated that the discographic industry is in fact an important part of the market and the resolution of this problem is also their responsibility. An innovative business plan, the CD´s loss of importance, the adoption of new strategies and the use of the new technologies are clear examples of the measures that should be adopted by the discographic industry in their struggle against internet piracy which is changing the whole entertainment industry. However this study also reveals that the government should take side with the editors in their battle against this scenery, enlarging the audit and punishment of the piracy. However the price reduction and the population´s education would ensure that the economic factor wouldn´t be an incentive for the development of this illegal practice, because the consumer should have the will to buy the original product and would also be aware of the prejudice that exists in helping the pirates. So the best way to understand the problem is to face it´s causes, making them less intense. All in all, the crisis´ reverse depends directly on the government and editor´s effectiveness. Piracy is the center of the phonographic industry´s battle. One must have an optimistic vision of the situation and to believe in the actual action´s result. It is certain that the piracy cannot be extinguished, but however these attempts are limited in trying to slow down it´s impetuous growth and to discover a new alternative model for the industry´s development.
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A pesquisa bibliográfica foi crucial para o conhecimento da indústria, assim como para compreender os factores que levaram à sua ruptura. A análise de diversos estudos efectuados anteriormente contribuiu para a percepção da actual posição da indústria fonográfica, um pouco por todo o mundo. O estudo de caso aplicado permitiu obter as opiniões de alguns intervenientes no mercado fonográfico, como as editoras discográficas, artistas e consumidores. Os resultados obtidos demonstram que as editoras são uma parcela importante do mercado e que a resolução deste problema também é sua responsabilidade. Um plano de negócios inovador, a descentralização do CD, a adopção de novas estratégias e o aproveitamento das novas tecnologias são exemplos de medidas que devem ser atendidas pelas editoras no combate à pirataria que está a abalar a indústria do entretenimento em geral. Porém, este estudo também revela que o Governo deveria aliar-se às editoras no combate a este flagelo, aumentando a fiscalização e punição da pirataria. Contudo, a redução dos preços e a educação da população fariam com que o factor económico não fosse um incentivo ao desenvolvimento desta prática ilegal, pois o consumidor teria aptidão para adquirir o produto original e notaria os prejuízos de estimular a indústria dos falsificadores. Portanto, a melhor forma de se posicionar diante do problema é enfrentar as suas causas, fazendo com que se tornem menos intensas. Em suma, a reversão da crise depende directamente da eficácia das acções do Governo e das editoras. A pirataria é o centro de combate da indústria fonográfica. É necessário ter uma visão optimista da situação e acreditar no resultado das acções actuais. É certo que a pirataria não pode ser extinta, no entanto estas tentativas limitamse a tentar deter o seu crescimento impetuoso e a descobrir novas alternativas de receita para a continuidade da indústria. ABSTRACT: The question of author and related rights, as well as the access, distribution and the commercialization of recorded music, have contributed for the uprise controversy and shook the phonographic sector. On one hand, there is the dissemination of indiscriminate music, without financial return; on the other hand, the music sales volume is decreasing quickly. Regarding this situation, this work’s goal is to analyze the phonographic industry crisis, maintaining a parallel position with the world industry as well as looking forward for an understanding of the factors that led to the actual situation. There is also the need to comprehend the government and phonographic Editors´s position in order to find an answer for the sector´s actual crisis. The bibliographic research was fundamental for the industry´s understanding, as well as for the comprehension of the factors that precede its collapse. The analysis of several studies done beforehand, have contributed for a better perception of the phonographic industry´s actual position all around the world. The case study allowed the gathering of several intervenients´ opinion from the phonographic market, like the discographic editors, artists and the consumer in general. The results obtained demonstrated that the discographic industry is in fact an important part of the market and the resolution of this problem is also their responsibility. An innovative business plan, the CD´s loss of importance, the adoption of new strategies and the use of the new technologies are clear examples of the measures that should be adopted by the discographic industry in their struggle against internet piracy which is changing the whole entertainment industry. However this study also reveals that the government should take side with the editors in their battle against this scenery, enlarging the audit and punishment of the piracy. However the price reduction and the population´s education would ensure that the economic factor wouldn´t be an incentive for the development of this illegal practice, because the consumer should have the will to buy the original product and would also be aware of the prejudice that exists in helping the pirates. So the best way to understand the problem is to face it´s causes, making them less intense. All in all, the crisis´ reverse depends directly on the government and editor´s effectiveness. Piracy is the center of the phonographic industry´s battle. One must have an optimistic vision of the situation and to believe in the actual action´s result. It is certain that the piracy cannot be extinguished, but however these attempts are limited in trying to slow down it´s impetuous growth and to discover a new alternative model for the industry´s development.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:35:14Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3254porCovas, Ana Cristina Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:22Zoai:ria.ua.pt:10773/3254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:31.248323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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A análise de diversos estudos efectuados anteriormente contribuiu para a percepção da actual posição da indústria fonográfica, um pouco por todo o mundo. O estudo de caso aplicado permitiu obter as opiniões de alguns intervenientes no mercado fonográfico, como as editoras discográficas, artistas e consumidores. Os resultados obtidos demonstram que as editoras são uma parcela importante do mercado e que a resolução deste problema também é sua responsabilidade. Um plano de negócios inovador, a descentralização do CD, a adopção de novas estratégias e o aproveitamento das novas tecnologias são exemplos de medidas que devem ser atendidas pelas editoras no combate à pirataria que está a abalar a indústria do entretenimento em geral. Porém, este estudo também revela que o Governo deveria aliar-se às editoras no combate a este flagelo, aumentando a fiscalização e punição da pirataria. Contudo, a redução dos preços e a educação da população fariam com que o factor económico não fosse um incentivo ao desenvolvimento desta prática ilegal, pois o consumidor teria aptidão para adquirir o produto original e notaria os prejuízos de estimular a indústria dos falsificadores. Portanto, a melhor forma de se posicionar diante do problema é enfrentar as suas causas, fazendo com que se tornem menos intensas. Em suma, a reversão da crise depende directamente da eficácia das acções do Governo e das editoras. A pirataria é o centro de combate da indústria fonográfica. É necessário ter uma visão optimista da situação e acreditar no resultado das acções actuais. É certo que a pirataria não pode ser extinta, no entanto estas tentativas limitamse a tentar deter o seu crescimento impetuoso e a descobrir novas alternativas de receita para a continuidade da indústria. ABSTRACT: The question of author and related rights, as well as the access, distribution and the commercialization of recorded music, have contributed for the uprise controversy and shook the phonographic sector. On one hand, there is the dissemination of indiscriminate music, without financial return; on the other hand, the music sales volume is decreasing quickly. Regarding this situation, this work’s goal is to analyze the phonographic industry crisis, maintaining a parallel position with the world industry as well as looking forward for an understanding of the factors that led to the actual situation. There is also the need to comprehend the government and phonographic Editors´s position in order to find an answer for the sector´s actual crisis. The bibliographic research was fundamental for the industry´s understanding, as well as for the comprehension of the factors that precede its collapse. The analysis of several studies done beforehand, have contributed for a better perception of the phonographic industry´s actual position all around the world. The case study allowed the gathering of several intervenients´ opinion from the phonographic market, like the discographic editors, artists and the consumer in general. The results obtained demonstrated that the discographic industry is in fact an important part of the market and the resolution of this problem is also their responsibility. An innovative business plan, the CD´s loss of importance, the adoption of new strategies and the use of the new technologies are clear examples of the measures that should be adopted by the discographic industry in their struggle against internet piracy which is changing the whole entertainment industry. However this study also reveals that the government should take side with the editors in their battle against this scenery, enlarging the audit and punishment of the piracy. 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