Determinantes estratégicos do desempenho das exportações na indústria portuguesa do calçado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/6664 |
Resumo: | Nas últimas décadas temos assistido a uma crescente preocupação com os fatores competitivos e estratégicos associados a um contexto de internacionalização, onde a atividade de uma empresa deixa de se restringir ao mercado doméstico, passando a procurar novas oportunidades de negócio no mercado global às quais a indústria portuguesa não deverá ser alheia. Tais progressos envolvem decisões ponderadas relativas a modelos de negócio que permitam potenciar as oportunidades oferecidas pela globalização. Porém, para que este intercâmbio seja vantajoso, as empresas terão construir e desenvolver recursos e capacidades adequadas às novas exigências. O objetivo fundamental deste estudo consiste em analisar o impacto que a orientação empreendedora, os recursos intangíveis e as capacidades absortivas assumem no desempenho das exportações das pequenas e médias empresas portuguesas exportadoras da indústria do calçado, considerando, ainda, o papel da vantagem competitiva no desempenho das mesmas. Para o efeito, adotamos uma abordagem metodológica quantitativa, realizando um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, tendo aplicado um questionário a uma amostra de empresas portuguesas exportadoras de calçado. Deste estudo foi possível concluir que a orientação empreendedora, os recursos e as capacidades potenciam a obtenção de vantagem competitiva, quer pela diferenciação quer pelo custo, contribuindo todos estes determinantes para o superior desempenho das exportações das empresas portuguesas da indústria do calçado nos mercados externos. |
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Determinantes estratégicos do desempenho das exportações na indústria portuguesa do calçadoVantagem competitivaDesempenho das exportaçõesOrientação empreendedoraRecursos intangíveisCapacidades absortivasVentaja competitivaDesempeño de las exportacioneRrientación emprendedoraRecursos intangiblesCapacidad de absorciónGestãoNas últimas décadas temos assistido a uma crescente preocupação com os fatores competitivos e estratégicos associados a um contexto de internacionalização, onde a atividade de uma empresa deixa de se restringir ao mercado doméstico, passando a procurar novas oportunidades de negócio no mercado global às quais a indústria portuguesa não deverá ser alheia. Tais progressos envolvem decisões ponderadas relativas a modelos de negócio que permitam potenciar as oportunidades oferecidas pela globalização. Porém, para que este intercâmbio seja vantajoso, as empresas terão construir e desenvolver recursos e capacidades adequadas às novas exigências. O objetivo fundamental deste estudo consiste em analisar o impacto que a orientação empreendedora, os recursos intangíveis e as capacidades absortivas assumem no desempenho das exportações das pequenas e médias empresas portuguesas exportadoras da indústria do calçado, considerando, ainda, o papel da vantagem competitiva no desempenho das mesmas. Para o efeito, adotamos uma abordagem metodológica quantitativa, realizando um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, tendo aplicado um questionário a uma amostra de empresas portuguesas exportadoras de calçado. Deste estudo foi possível concluir que a orientação empreendedora, os recursos e as capacidades potenciam a obtenção de vantagem competitiva, quer pela diferenciação quer pelo custo, contribuindo todos estes determinantes para o superior desempenho das exportações das empresas portuguesas da indústria do calçado nos mercados externos.En las últimas décadas hemos asistido a una creciente inquietud que suscitan los factores competitivos y estratégicos asociados a un contexto de globalización, donde la actividad de una empresa deja de limitarse al mercado interno, para buscar nuevas oportunidades de negocio en el mercado global al cual la industria portuguesa no debe estar ajena. Estos desarrollos implican decisiones ponderadas sobre los modelos de negocio que permitan aprovechar las oportunidades que ofrece la globalización. Sin embargo, para que este intercambio sea ventajoso, las empresas necesitan de construir y desarrollar recursos y capacidades adecuadas a las nuevas exigencias. El objetivo fundamental de este estudio es analizar el impacto que la orientación emprendedora, los recursos intangibles y la capacidad de absorción asumen en el desempeño de las exportaciones de las pequeñas y medianas empresas portuguesas de calzado, considerando además el papel de la ventaja competitiva en este desempeño. Para tal, hemos adoptado un enfoque metodológico cuantitativo, llevando a cabo un estudio empírico descriptivo, exploratorio y tranversal, aplicando un cuestionario a una muestra de empresas portuguesas exportadoras. De lo presente estudio se concluyó que la orientación emprendedora, los recursos y capacidades potencian la ventaja competitiva, ya sea por diferenciación o por costo, y todos estos determinantes contribuyen para lo desempeño superior de las exportaciones de las empresas portuguesas del sector del calzado en los mercados extranjeros.Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFrança, Alexandra Maria Santos Silva2015-10-12T10:09:43Z201420152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6664TID:201634970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:47:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:27:13.841694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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