Porto de Aveiro: modelos de afetação de recursos aos navios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16797 |
Resumo: | O presente relatório realizado no âmbito do curso de Mestrado em Matemática e Aplicações, percurso em Estatística e Investigação Operacional, tem como objetivo o de identificar problemas de otimização que ocorram na gestão portuária do porto de Aveiro, mais particularmente do terminal norte, dando particular ênfase ao problema de afetação dos postos e dos guindastes aos navios. Com o crescente aumento da quantidade de mercadoria movimentada no terminal norte e, consequentemente, do número de navios entrados no mesmo, torna-se fundamental organizar da melhor maneira possível os recursos disponíveis do cais, nomeadamente o espaço físico e os guindastes. Neste sentido, e com o objetivo de minimizar o tempo de estadia dos navios no terminal norte, apresentam-se vários modelos matemáticos considerando várias situações. Para testar os diferentes modelos foram resolvidos vários exemplos práticos usando o software Xpress-Optimizer. |
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Porto de Aveiro: modelos de afetação de recursos aos naviosInvestigação operacionalAdministração portuária - Aplicações da matemáticaOptimização combinatóriaPortos marítimos - Aveiro (Portugal)O presente relatório realizado no âmbito do curso de Mestrado em Matemática e Aplicações, percurso em Estatística e Investigação Operacional, tem como objetivo o de identificar problemas de otimização que ocorram na gestão portuária do porto de Aveiro, mais particularmente do terminal norte, dando particular ênfase ao problema de afetação dos postos e dos guindastes aos navios. Com o crescente aumento da quantidade de mercadoria movimentada no terminal norte e, consequentemente, do número de navios entrados no mesmo, torna-se fundamental organizar da melhor maneira possível os recursos disponíveis do cais, nomeadamente o espaço físico e os guindastes. Neste sentido, e com o objetivo de minimizar o tempo de estadia dos navios no terminal norte, apresentam-se vários modelos matemáticos considerando várias situações. Para testar os diferentes modelos foram resolvidos vários exemplos práticos usando o software Xpress-Optimizer.This report, conducted under the master degree on Mathematics and Applications: Statistics and Operational Research, aims to identify optimization problems related to the management of Aveiro port, more specifically of the north terminal giving particular emphasis to the problem of the assignment of berths and quay cranes to ships. With the increasing amount of commodities moved in the north terminal and, consequently, of the number of ships entering the same, it becomes essential to organize optimally the resources available from the berth, namely physical space and quay cranes. In this sense, and in order to minimize the time of stay of ships in the north terminal, we present several mathematical models considering various situations. In order to test the proposed models, several real examples have been solved using the software Xpress-Optimizer.Universidade de Aveiro2017-02-14T11:39:38Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16797TID:201586851porOliveira, Maryse Soares deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:12Zoai:ria.ua.pt:10773/16797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:07.809422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório realizado no âmbito do curso de Mestrado em Matemática e Aplicações, percurso em Estatística e Investigação Operacional, tem como objetivo o de identificar problemas de otimização que ocorram na gestão portuária do porto de Aveiro, mais particularmente do terminal norte, dando particular ênfase ao problema de afetação dos postos e dos guindastes aos navios. Com o crescente aumento da quantidade de mercadoria movimentada no terminal norte e, consequentemente, do número de navios entrados no mesmo, torna-se fundamental organizar da melhor maneira possível os recursos disponíveis do cais, nomeadamente o espaço físico e os guindastes. Neste sentido, e com o objetivo de minimizar o tempo de estadia dos navios no terminal norte, apresentam-se vários modelos matemáticos considerando várias situações. Para testar os diferentes modelos foram resolvidos vários exemplos práticos usando o software Xpress-Optimizer. |
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