Argumentação na educação em química: análise de artigos publicados em periódicos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamim,Adriele Ribeiro dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Queiroz,Salete Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300001
Resumo: Resumo: Introdução: A argumentação é uma habilidade fundamental para a vida em sociedade, estando presente em diversos contextos cotidianos e no ensino de ciências, com o qual contribui significativamente. Desse modo, sua inserção na educação em química é cada vez mais recorrente, sendo reportada em diversos trabalhos. Assim, uma produção acadêmica expressiva sobre o assunto tem sido observada, a qual carece de estudos para organizá-la e identificar suas tendências, lacunas e potenciais contribuições. Objetivos: O objetivo deste trabalho consiste em identificar e analisar as publicações em periódicos brasileiros sobre argumentação na educação em química, ocorridas no período de 2000 a 2020. Métodos: Para tal, foram selecionados periódicos A1, A2, B1 e B2 das áreas de Ensino e Educação do programa Qualis da CAPES cujos títulos reportavam ao ensino de ciências. Em tais revistas foram empregados como termos de busca os vocábulos químicas e argumentação, os quais deveriam estar presente nos títulos, resumos e/ou palavras-chave dos trabalhos. Foram obtidos 27 artigos que possuíam estrita relação com a temática investigada, que foram classificados de acordo com seu ano de publicação, nível de escolaridade e foco temático privilegiado. Resultados: Constatou-se que as publicações identificadas tiveram início em 2005, atingindo seu ápice nos anos de 2019 e 2020. Ainda, os níveis escolares privilegiados foram o ensino médio e o superior, enquanto que os principais focos temáticos dos trabalhos foram o emprego de estratégias para promover a argumentação e sua inserção na formação de professores. Conclusões: Os resultados mostraram que investigações sobre a temática encontram-se em franco crescimento e que diferentes aspectos da argumentação têm sido explorados pelos pesquisadores da área. Entretanto, a escassez de estudos direcionados ao ensino fundamental é uma lacuna a ser superada.
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