Desenvolvimento de uma aplicação Android vocacionada para o treino de competências clínicas cardiovasculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sérgio Filipe Monteiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5420
Resumo: Ao longo das últimas décadas, os recentes avanços científicos e a evolução dos meios complementares de diagnóstico revolucionaram a abordagem ao doente com patologia cardiovascular. A crescente dependência pela instrumentação médica, lado a lado com a desmotivação dos médicos para a realização da anamnese e exame físico, a sobrecarga de trabalho dos mesmos, as restrições temporais impostas a cada doente, o desinvestimento no ensino nas competências clínicas cardiovascular durante formação médica pré-graduada, entre outros fatores, colocaram para segundo plano, a aposta na história clínica e no exame físico, quer na prática clínica, quer no ensino médico. Uma das estratégias para contrariar esta tendência, passa pela reformulação do método de ensino das competências clínicas cardiovasculares. O incentivo e motivação dos médicos e estudantes para o ensino dessas mesmas competências, bem como a incorporação das novas tecnologias no campo da educação médica, pode ajudar a inverter esta tendência. O crescente investimento nas m-Health inerente à constante evolução dos dispositivos móveis, em especial dos smartphones e suas aplicações, transformou-os em autênticas ferramentas de suporte no processo aprendizagem, promovendo uma aprendizagem personalizada, independentemente do lugar e do momento. Contudo, a escassez e a fraca qualidade das m-Health apps presentes no mercado, sobretudo as direcionadas para o ensino de competências clínicas cardiovasculares, retrai o seu uso por parte dos estudantes. Deste modo, com base nos fatos supracitados, pretendo desenvolver nesta dissertação uma aplicação médica para ambiente Android vocacionada os para estudantes de medicina e que permita incentivar as competências clínicas cardiovasculares, assim como conciliar o uso desta durante a prática clínica. E para além disso, capacitá-la de uma interface interativa e apelativa, que vá de encontra as preferências dos estudantes.
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