Informação a proporcionar aos familiares dos doentes internados em unidades de cuidados intensivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Adriana Lopes Parente
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3494
Resumo: O presente relatório enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, como culminar da Unidade Curricular - Estágio de Natureza Profissional, e tem como principal objetivo a análise crítico-reflexiva de todo o processo formativo de aquisição de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica, na pessoa em situação crítica (PSC). Para a aquisição dessas competências, o contato com o doente crítico, numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e as atividades aí desenvolvidas, foram essenciais, como resposta aos domínios da prestação de cuidados, da formação, da gestão e da investigação. No domínio da prestação de cuidados, foi possível integrar competências técnicas, científicas e relacionais no cuidado à PSC e à sua família, assim como a capacidade de resposta a situações de emergência e a preocupação na prevenção e controlo de infeções. No domínio da formação, apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia por Covid19, foi possível intervir na área da ventilação não invasiva (VNI), recurso importante no tratamento dos doentes internados com Sar-Cov2, com a criação de um cartaz informativo para a equipa. No domínio da gestão, a colaboração com o enfermeiro-chefe e com as enfermeiras com funções de gestão, e a perceção da gestão dos recursos materiais, humanos e relacionais, foi essencial para a aquisição de competências nesta área. Relativamente ao domínio da investigação, a possibilidade de desenvolver um estudo de investigação relacionado com a informação a proporcionar aos familiares dos doentes internados em UCI, com todas as etapas que constituem o processo de investigação, proporcionou o desenvolvimento de competências investigativas, com a pretensão de contribuir para a melhoria dos cuidados prestados à família do doente internado em UCI. Numa era em que o humanismo é um foco de preocupação pelas instituições de saúde, importa incluir a família do doente crítico no processo de enfermagem e dar atenção às suas necessidades. A necessidade de informação é a mais sentida pelos familiares dos doentes internados em UCI e foi identificada como área a necessitar de intervenção no contexto do estágio. De forma a identificar a informação a proporcionar aos familiares, foi selecionado um grupo de participantes do contexto, e efetuado um focus grupo. Os participantes identificaram como importante transmitir, presencialmente, a informação relacionada com o estado clínico e o motivo de admissão do doente. Já a informação relacionada com o funcionamento do serviço, apoios institucionais existentes e regras internas, deverá ser incluída no guia de acolhimento aos familiares dos doentes internados em UCI. Sugeriram a realização de ações de formação sobre comunicação e afirmam a necessidade de envolver toda a equipa multidisciplinar neste processo. Este trabalho, teve o propósito de melhorar a satisfação dos familiares dos doentes internados neste contexto e, consequentemente, contribuir para a excelência do cuidar à PSC.
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No domínio da prestação de cuidados, foi possível integrar competências técnicas, científicas e relacionais no cuidado à PSC e à sua família, assim como a capacidade de resposta a situações de emergência e a preocupação na prevenção e controlo de infeções. No domínio da formação, apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia por Covid19, foi possível intervir na área da ventilação não invasiva (VNI), recurso importante no tratamento dos doentes internados com Sar-Cov2, com a criação de um cartaz informativo para a equipa. No domínio da gestão, a colaboração com o enfermeiro-chefe e com as enfermeiras com funções de gestão, e a perceção da gestão dos recursos materiais, humanos e relacionais, foi essencial para a aquisição de competências nesta área. Relativamente ao domínio da investigação, a possibilidade de desenvolver um estudo de investigação relacionado com a informação a proporcionar aos familiares dos doentes internados em UCI, com todas as etapas que constituem o processo de investigação, proporcionou o desenvolvimento de competências investigativas, com a pretensão de contribuir para a melhoria dos cuidados prestados à família do doente internado em UCI. Numa era em que o humanismo é um foco de preocupação pelas instituições de saúde, importa incluir a família do doente crítico no processo de enfermagem e dar atenção às suas necessidades. A necessidade de informação é a mais sentida pelos familiares dos doentes internados em UCI e foi identificada como área a necessitar de intervenção no contexto do estágio. De forma a identificar a informação a proporcionar aos familiares, foi selecionado um grupo de participantes do contexto, e efetuado um focus grupo. Os participantes identificaram como importante transmitir, presencialmente, a informação relacionada com o estado clínico e o motivo de admissão do doente. Já a informação relacionada com o funcionamento do serviço, apoios institucionais existentes e regras internas, deverá ser incluída no guia de acolhimento aos familiares dos doentes internados em UCI. Sugeriram a realização de ações de formação sobre comunicação e afirmam a necessidade de envolver toda a equipa multidisciplinar neste processo. Este trabalho, teve o propósito de melhorar a satisfação dos familiares dos doentes internados neste contexto e, consequentemente, contribuir para a excelência do cuidar à PSC.This Report was written as a final essay fort the Nursing Master’s Course with Specialization in Medical-Surgical Nursing, reached with the Module – Professional Clinical Practice and it main purpose is a critical-reflective analysis of all the learning process to acquire specialized competences in medical-surgical nursing, for a critical patient. To achieve these competences, working directly with a critical patient, in an Intensive Care Unit (ICU) and all the activities developed during this period were essential to respond to all the domains for the nursing care, training, management and research. The nursing care domain, it was possible to integrate technical, scientifical and relational competencies associated with the humanised care to a critical patient and to his family, as well as the capacity to respond to emergency situations and the infection control and prevention. The training domain, even with pandemic COVID-19 restraints it was possible to intervene in the Non-Invasive Ventilation (NVI), important type of respiratory treatment for SARS COV-2 infected patients, elaborating an informative poster for the team. The management domain, the collaboration with the chief nurse and other nurses with management duties and the perception of governance, technical material, human and relational resources was important to acquire this competence. In the research domain, the opportunity to develop a case study about relevant information given to the ITU patient’s family, with the different steps that constitutes the research process, which provided the development of skills in this subject and the intention to contribute to the improvement of nursing care provided to ITU patients and their families. In a time that humanism is the main concern for the health institutions, it is very important to include the family of a critical patient on the nursing care planning and also give attention to their needs. The patient information is one of the main requests frequently demanded by the ITU patient’s family and it was identified as an important subject to focus on the clinical practice intervention. To identify the information to transmit to the patient’s family, a group of critical care experts was selected and created a focus group. The experts identified the importance of transmit in person information related to the patient clinical status and the admission diagnoses. In other hand, these experts claim that some information should be included in a “unit guide” such as the information related to the unit like the structure, schedule, and intern rules. They also suggest training the health care team about communication and they enhance the need to involve all the health team during the process. This essay has the purpose to improve the patient’s family satisfaction in this context and to contribute for excellency of the care given to the critical patient.2023-09-28T12:19:34Z2023-03-03T00:00:00Z2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3494TID:203359755porAntunes, Adriana Lopes Parenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-05T08:49:03Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:23.008877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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