Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junta da turma do 11º 2A no ano letivo de 2015-2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Sara Isabel Pereira Casas de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/42528
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_e0a4ceeb7af24eb19deeebadcdfe862c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/42528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junta da turma do 11º 2A no ano letivo de 2015-2016Prática pedagógicaDiferenciação pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero (ESAB), junto da turma do 11º 2A, no ano letivo 2015/2016, constitui-se como uma etapa conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este traduz-se pelo reconhecimento e aplicação de todos os conhecimentos, habilidades e capacidades adquiridas ao longo de quatro anos de formação inicial, através duma prática docente em contexto escolar real, promovendo assim o transfere dos conhecimentos teóricos para a prática educativa. Este documento pretende retratar a experiência vivenciada sendo que para além de uma mera descrição das atividades desenvolvidas demonstra a profunda reflexão crítica realizada ao longo de todo o ano letivo. Reconhecendo que o professor deve ser produtor, reflexivo e crítico da sua prática, no decorrer deste documento serão apresentados os seguintes tópicos: expetativas iniciais, enquadramento contextual, planeamento, realização e avaliação, passando pelas atitudes ético-profissionais e justificação das opções tomadas. Além disso, foi desenvolvida uma temática com o propósito relevante para a formação do mestrando enquanto professor de Educação Física (EF), tendo sido realizado um pequeno estudo ao longo do ano com a temática: diferenciação pedagógica nas tarefas. The pedagogic internship, developed in Avelar Brotero high school, with tle class of 11º 2A, in the school year of 2015/2016, was the final stage of the Master´s degree in Physical Education of Basic and Secondary Education by the Faculty of Sports, Science and Physical Education of the University of Coimbra. This one is based on the recognition and application of all the knowledge, skills and abilities acquired over four years of initial training, through a teaching practice in real school contexto, that promote the transfer of theoretical knowledge to the educational practice. This document is intended to picture the lived experience that is beyond a simple description of activities, it also shows the deep critical reflection held throughout the year. Recognizing that the teacher should be producer, reflective and critical of its practice, in this document will be presented the following topics: initial expectations, contextual framework, planning, implementation and evaluation. We also make reference the ethical and professional attitudes and justification of the choices that we made, over the year. In addition, we will present a small study that we developed throughout the year with relevant purpose to the formation of the teacher of physical education (PE). This had the theme: pedagogical differentiation in tasks.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/42528http://hdl.handle.net/10316/42528porMelo, Sara Isabel Pereira Casas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:34:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/42528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:17.321405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junta da turma do 11º 2A no ano letivo de 2015-2016
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junta da turma do 11º 2A no ano letivo de 2015-2016
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junta da turma do 11º 2A no ano letivo de 2015-2016
Melo, Sara Isabel Pereira Casas de
Prática pedagógica
Diferenciação pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junta da turma do 11º 2A no ano letivo de 2015-2016
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junta da turma do 11º 2A no ano letivo de 2015-2016
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junta da turma do 11º 2A no ano letivo de 2015-2016
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junta da turma do 11º 2A no ano letivo de 2015-2016
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junta da turma do 11º 2A no ano letivo de 2015-2016
author Melo, Sara Isabel Pereira Casas de
author_facet Melo, Sara Isabel Pereira Casas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Sara Isabel Pereira Casas de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Diferenciação pedagógica
topic Prática pedagógica
Diferenciação pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/42528
http://hdl.handle.net/10316/42528
url http://hdl.handle.net/10316/42528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133664080035840