O papel das histórias no desenvolvimento da oralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carina Paz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1657
Resumo: Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_e0b9f9c0bee0577805f7c92c139411ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1657
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das histórias no desenvolvimento da oralidadehistóriasdesenvolvimento da oralidadeliteraciahistoriesoracy developmentliteracyRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório síntese para obtenção do grau de mestre da educação em Pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico tem por objetivo verificar como são mediados os processos de leitura de histórias e que contributos podem ter a nível do desenvolvimento da oralidade, quer em crianças de idades Pré-escolar, quer a nível do 3.º ano do ensino básico. Este estudo teve um caráter qualitativo e interpretativo, procurando as metodologias em sala relativas à dinamização de histórias por parte de uma Educadora e de uma Professora, a fim de averiguar eventuais diferenças em ambos os contextos, mas também observando as evidências orais e de comportamento em sala das crianças, bem como as suas ideias e escolhas. Assim pretende-se determinar o que podem as crianças desenvolver a partir da mediação das histórias e como se verifica tal processo, que contributos essenciais pode trazer a literatura infantil numa dimensão oral, que muitas vezes não é registada, mas é desenvolvida. Por um lado, as idades Pré-escolar são determinantes para desenvolver a linguagem, uma vez que as crianças estão em fase de crescimento e tendem a reter muita informação. Por outro lado, as crianças de 1.º Ciclo, nomeadamente do 3.º ano do ensino básico deverão ter a linguagem adquirida, no entanto, poderão ainda desenvolver outras caraterísticas da mesma a fim de dominar o código verbal, aliandoo ao código escrito.The present report to obtain the master degree in pre-school and primary-school education has the purpose of verifying how the stories readings are mediated and what contributes they can have towards oracy development, in child that attend pre and primary school, most specifically in the third grade. This study had an interpretative and qualitative character, searching for methodologies in classroom related to the dinamic of children stories by an educator and a teacher, so it can be investigate eventual differences in both cases, also observing the oral evidences and the behaviour of the children in the classrooms, their ideas and choices. Therefore we can determine what children can develope from the intercession of storys and how this process is verified. What essential contributes can children literature bring to oral dimension, which, most times, is developed although not registered. On one side, the pre-school ages are determinant to develope language, since the children are in growing phase and retain a loto f information. On the other hand, the children that attend primary school, more specifically in the third grade, may already have acquired language, what doesn’t mean that they need to aknowledge another capacities to dominate the verbal language along with the written code.Teixeira, MadalenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPereira, Carina Paz2016-12-28T17:00:10Z2016-10-312016-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1657TID:201385074porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:38Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:54.015215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das histórias no desenvolvimento da oralidade
title O papel das histórias no desenvolvimento da oralidade
spellingShingle O papel das histórias no desenvolvimento da oralidade
Pereira, Carina Paz
histórias
desenvolvimento da oralidade
literacia
histories
oracy development
literacy
title_short O papel das histórias no desenvolvimento da oralidade
title_full O papel das histórias no desenvolvimento da oralidade
title_fullStr O papel das histórias no desenvolvimento da oralidade
title_full_unstemmed O papel das histórias no desenvolvimento da oralidade
title_sort O papel das histórias no desenvolvimento da oralidade
author Pereira, Carina Paz
author_facet Pereira, Carina Paz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carina Paz
dc.subject.por.fl_str_mv histórias
desenvolvimento da oralidade
literacia
histories
oracy development
literacy
topic histórias
desenvolvimento da oralidade
literacia
histories
oracy development
literacy
description Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-28T17:00:10Z
2016-10-31
2016-10-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1657
TID:201385074
url http://hdl.handle.net/10400.15/1657
identifier_str_mv TID:201385074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137029007605760