Sobre o (des)uso de exercícios na técnica pianística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Sérgio Ricardo Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9633
Resumo: A inexistência de unanimidade entre os pianistas/pedagogos, em relação ao processo de aprendizagem da técnica pianística, foi desde sempre um ponto sensível no universo do piano. Se numa fase inicial da criação do instrumento a prática de exercícios era aprovada pela grande maioria, à medida que a didática foi evoluindo e o conhecimento do funcionamento anatómico foi sendo integrado, aumentaram também as discrepâncias sobre a sua aplicação. Este estudo incorpora o debate das principais ideias existentes sobre o assunto, distribuídas em duas partes: na primeira parte estão compreendidos os aspetos relacionados com as vertentes artística e pedagógica, e na segunda parte estão contidas as perspetivas anatómica e fisiológica. No corpo da pesquisa, com a apresentação dos diferentes argumentos, são também expostos alguns exercícios/sistemas técnicos menos conhecidos, e ainda comportamentos a adotar para a prevenção de lesões.
id RCAP_e0c1136fc70914180f5bc08d93e9067f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9633
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sobre o (des)uso de exercícios na técnica pianísticaPianoExercíciosTécnicaLesõesExercisesTechniqueInjuriesA inexistência de unanimidade entre os pianistas/pedagogos, em relação ao processo de aprendizagem da técnica pianística, foi desde sempre um ponto sensível no universo do piano. Se numa fase inicial da criação do instrumento a prática de exercícios era aprovada pela grande maioria, à medida que a didática foi evoluindo e o conhecimento do funcionamento anatómico foi sendo integrado, aumentaram também as discrepâncias sobre a sua aplicação. Este estudo incorpora o debate das principais ideias existentes sobre o assunto, distribuídas em duas partes: na primeira parte estão compreendidos os aspetos relacionados com as vertentes artística e pedagógica, e na segunda parte estão contidas as perspetivas anatómica e fisiológica. No corpo da pesquisa, com a apresentação dos diferentes argumentos, são também expostos alguns exercícios/sistemas técnicos menos conhecidos, e ainda comportamentos a adotar para a prevenção de lesões.The lack of consensus among pianists/teachers, regarding the process of learning piano technique, has always been a sensitive point in the piano universe. If at an early stage of the instrument creation the practice of exercises was approved by the great majority, as the didactic evolved and the anatomical knowledge was being integrated, the divergences on its application increased. This study incorporates the existing debate of the main ideas on the subject, divided into two parts: in the first part are included the aspects related to the artistic and pedagogical strands, and in the second part the anatomical and physiological perspectives. In the body of research, with the presentation of the different arguments, are also presented some less known exercises/technical systems, as well as measures to adopt in order to prevent injuries.Miranda, Paulo Adérito Pereira de AssisRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLeite, Sérgio Ricardo Alves2017-03-20T16:44:10Z2012-06-192012-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:33.785826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o (des)uso de exercícios na técnica pianística
title Sobre o (des)uso de exercícios na técnica pianística
spellingShingle Sobre o (des)uso de exercícios na técnica pianística
Leite, Sérgio Ricardo Alves
Piano
Exercícios
Técnica
Lesões
Exercises
Technique
Injuries
title_short Sobre o (des)uso de exercícios na técnica pianística
title_full Sobre o (des)uso de exercícios na técnica pianística
title_fullStr Sobre o (des)uso de exercícios na técnica pianística
title_full_unstemmed Sobre o (des)uso de exercícios na técnica pianística
title_sort Sobre o (des)uso de exercícios na técnica pianística
author Leite, Sérgio Ricardo Alves
author_facet Leite, Sérgio Ricardo Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Paulo Adérito Pereira de Assis
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Sérgio Ricardo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Piano
Exercícios
Técnica
Lesões
Exercises
Technique
Injuries
topic Piano
Exercícios
Técnica
Lesões
Exercises
Technique
Injuries
description A inexistência de unanimidade entre os pianistas/pedagogos, em relação ao processo de aprendizagem da técnica pianística, foi desde sempre um ponto sensível no universo do piano. Se numa fase inicial da criação do instrumento a prática de exercícios era aprovada pela grande maioria, à medida que a didática foi evoluindo e o conhecimento do funcionamento anatómico foi sendo integrado, aumentaram também as discrepâncias sobre a sua aplicação. Este estudo incorpora o debate das principais ideias existentes sobre o assunto, distribuídas em duas partes: na primeira parte estão compreendidos os aspetos relacionados com as vertentes artística e pedagógica, e na segunda parte estão contidas as perspetivas anatómica e fisiológica. No corpo da pesquisa, com a apresentação dos diferentes argumentos, são também expostos alguns exercícios/sistemas técnicos menos conhecidos, e ainda comportamentos a adotar para a prevenção de lesões.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-19
2012-06-19T00:00:00Z
2017-03-20T16:44:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9633
url http://hdl.handle.net/10400.22/9633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474248597504