Questionário de Crenças de Controlo face à Saúde (QCCS) : Processo de desenvolvimento e validação de um instrumento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3473 |
Resumo: | O presente artigo tem como objectivo a apresentação do processo de desenvolvimento e validação do Questionário de Crenças de Controlo face à Saúde (QCCS). Este é um instrumento que, tendo como raiz conceptual o modelo tridimensional da percepção de controlo de Skinner (1995), visa a avaliação de três tipos de crenças: (1) controlo; (2) estratégia e; (3) capacidade. O QCCS foi aplicado a uma amostra de 91 crianças (Midade=11,92) e 97 adolescentes (Midade=16,86) Portugueses saudáveis. Análises em componentes principais mostraram que o instrumento reflecte, na generalidade, a estrutura tridimensional esperada. Os índices de fidelidade interna da maioria das escalas mostraram-se adequados, particularmente tendo em conta a idade dos participantes. Uma análise do conteúdo dos itens, efectuada por dois juízes independentes, atesta a validade de conteúdo do QCCS. Este instrumento, ao permitir detectar diferenças etárias nas crenças de controlo, previsíveis de um ponto de vista desenvolvimentista, demonstra ainda validade de constructo. Em suma, embora as características psicométricas do QCCS possam ainda ser aperfeiçoadas, este mostra ser um instrumento útil e com qualidades adequadas. |
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Questionário de Crenças de Controlo face à Saúde (QCCS) : Processo de desenvolvimento e validação de um instrumentoCrenças de controloCrianças e adolescentesQuestionárioAdolescentsChildrenControl-related beliefsQuestionnaireO presente artigo tem como objectivo a apresentação do processo de desenvolvimento e validação do Questionário de Crenças de Controlo face à Saúde (QCCS). Este é um instrumento que, tendo como raiz conceptual o modelo tridimensional da percepção de controlo de Skinner (1995), visa a avaliação de três tipos de crenças: (1) controlo; (2) estratégia e; (3) capacidade. O QCCS foi aplicado a uma amostra de 91 crianças (Midade=11,92) e 97 adolescentes (Midade=16,86) Portugueses saudáveis. Análises em componentes principais mostraram que o instrumento reflecte, na generalidade, a estrutura tridimensional esperada. Os índices de fidelidade interna da maioria das escalas mostraram-se adequados, particularmente tendo em conta a idade dos participantes. Uma análise do conteúdo dos itens, efectuada por dois juízes independentes, atesta a validade de conteúdo do QCCS. Este instrumento, ao permitir detectar diferenças etárias nas crenças de controlo, previsíveis de um ponto de vista desenvolvimentista, demonstra ainda validade de constructo. Em suma, embora as características psicométricas do QCCS possam ainda ser aperfeiçoadas, este mostra ser um instrumento útil e com qualidades adequadas.ABSTRACT: This paper presents the process of development and validation of the Health Perceptions of Control Questionnaire (HPCQ). Based on Skinner’s (1995) three-fold model of perceived control, this instrument assesses three types of control-related beliefs: (1) control; (2) strategy; and (3) capacity. The HPCQ was administered to 91 healthy Portuguese children (Mage=11,92) and 97 adolescents (Mage=16,86). A set of principal component analyses showed that, in general, the instrument reflected the expected three-fold structure of beliefs. Most sub-scales showed adequate internal reliability indexes, especially considering participants’ ages. A content analysis of the items done by two independent researchers pointed to an adequate content validity of the instrument. Moreover, the HPCQ showed adequate construct validity, given that it was able to detect age-related differences in control-related beliefs, which may be understood from a developmental perspective. In sum, although some psychometric characteristics of the HPCQ may be perfected, this instrument seems valid and useful.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPABernardes, Sónia Gomes da Costa FigueiraLima, Maria Luísa2015-03-13T19:17:10Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3473porLaboratório de Psicologia, 6, 93-1081646-6004info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:20Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:23.110494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente artigo tem como objectivo a apresentação do processo de desenvolvimento e validação do Questionário de Crenças de Controlo face à Saúde (QCCS). Este é um instrumento que, tendo como raiz conceptual o modelo tridimensional da percepção de controlo de Skinner (1995), visa a avaliação de três tipos de crenças: (1) controlo; (2) estratégia e; (3) capacidade. O QCCS foi aplicado a uma amostra de 91 crianças (Midade=11,92) e 97 adolescentes (Midade=16,86) Portugueses saudáveis. Análises em componentes principais mostraram que o instrumento reflecte, na generalidade, a estrutura tridimensional esperada. Os índices de fidelidade interna da maioria das escalas mostraram-se adequados, particularmente tendo em conta a idade dos participantes. Uma análise do conteúdo dos itens, efectuada por dois juízes independentes, atesta a validade de conteúdo do QCCS. Este instrumento, ao permitir detectar diferenças etárias nas crenças de controlo, previsíveis de um ponto de vista desenvolvimentista, demonstra ainda validade de constructo. Em suma, embora as características psicométricas do QCCS possam ainda ser aperfeiçoadas, este mostra ser um instrumento útil e com qualidades adequadas. |
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