Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, José
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Helena, Rocha, Magda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/863
Resumo: O objectivo deste estudo foi a construção e validação de uma escala de benefícios da Aprendizagem Cooperativa (EBAC, tendo em conta a exiguidade de instrumentos que avaliam estas facetas do método. O estudo recorreu a uma amostra de conveniência composta por 162 alunos, de ambos os sexos, entre os 11 e os 18 anos. O instrumento final apresenta 23 itens, numa estrutura fatorial bidimensional: benefícios académicos e psicológicos e benefícios sociais. Os resultados indicam que a EBAC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e ainda fidedignidade). Os resultados são discutidos à luz do modelo da aprendizagem cooperativa.
id RCAP_e0ccea777642e1d6b940ed867fdb6c32
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/863
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.Cooperative learning benefits scale: construction and validation studies.Construção de escalasValidaçãoEscala de benefíciosAprendizagem cooperativaScales constructionValidationCooperative learningBenefits scaleO objectivo deste estudo foi a construção e validação de uma escala de benefícios da Aprendizagem Cooperativa (EBAC, tendo em conta a exiguidade de instrumentos que avaliam estas facetas do método. O estudo recorreu a uma amostra de conveniência composta por 162 alunos, de ambos os sexos, entre os 11 e os 18 anos. O instrumento final apresenta 23 itens, numa estrutura fatorial bidimensional: benefícios académicos e psicológicos e benefícios sociais. Os resultados indicam que a EBAC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e ainda fidedignidade). Os resultados são discutidos à luz do modelo da aprendizagem cooperativa.The aim of this study was to develop and validate a scale of benefits of the Cooperative Learning (SBCL) given the exiguity of instruments that evaluate these outputs of the method. The study resorted to a convenience sample comprised of 162 students, males and females, aged between 11 and 18 years. The final instrument has 23 items in a two-dimensional factor structure: psychometric and academic benefits and social benefits. The results indicate that the SBCL present good psychometric properties (construct and discriminant validity and reliability). The results are discussed in light of the model of cooperative learning.2014-07-30T15:33:02Z2014-07-302014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLopes, J., Silva, H., & Rocha, M. (2014). Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 1 (1), 15-25. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/863http://hdl.handle.net/11328/863Lopes, J., Silva, H., & Rocha, M. (2014). Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 1 (1), 15-25. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/863http://hdl.handle.net/11328/863por1138-1663Lopes, JoséSilva, HelenaRocha, Magdainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:22Zoai:repositorio.upt.pt:11328/863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:51.093410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.
Cooperative learning benefits scale: construction and validation studies.
title Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.
spellingShingle Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.
Lopes, José
Construção de escalas
Validação
Escala de benefícios
Aprendizagem cooperativa
Scales construction
Validation
Cooperative learning
Benefits scale
title_short Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.
title_full Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.
title_fullStr Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.
title_full_unstemmed Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.
title_sort Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação.
author Lopes, José
author_facet Lopes, José
Silva, Helena
Rocha, Magda
author_role author
author2 Silva, Helena
Rocha, Magda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, José
Silva, Helena
Rocha, Magda
dc.subject.por.fl_str_mv Construção de escalas
Validação
Escala de benefícios
Aprendizagem cooperativa
Scales construction
Validation
Cooperative learning
Benefits scale
topic Construção de escalas
Validação
Escala de benefícios
Aprendizagem cooperativa
Scales construction
Validation
Cooperative learning
Benefits scale
description O objectivo deste estudo foi a construção e validação de uma escala de benefícios da Aprendizagem Cooperativa (EBAC, tendo em conta a exiguidade de instrumentos que avaliam estas facetas do método. O estudo recorreu a uma amostra de conveniência composta por 162 alunos, de ambos os sexos, entre os 11 e os 18 anos. O instrumento final apresenta 23 itens, numa estrutura fatorial bidimensional: benefícios académicos e psicológicos e benefícios sociais. Os resultados indicam que a EBAC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e ainda fidedignidade). Os resultados são discutidos à luz do modelo da aprendizagem cooperativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-30T15:33:02Z
2014-07-30
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lopes, J., Silva, H., & Rocha, M. (2014). Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 1 (1), 15-25. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/863
http://hdl.handle.net/11328/863
Lopes, J., Silva, H., & Rocha, M. (2014). Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 1 (1), 15-25. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/863
http://hdl.handle.net/11328/863
identifier_str_mv Lopes, J., Silva, H., & Rocha, M. (2014). Escala de benefícios da aprendizagem cooperativa: construção e estudos de validação. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 1 (1), 15-25. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/863
url http://hdl.handle.net/11328/863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1138-1663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134959066152960