Avaliação da exposição a partículas atmosféricas dos utilizadores das ciclovias da cidade de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/14079 |
Resumo: | Esta tese de mestrado teve como objetivo avaliar a exposição a poluentes atmosféricos dos utilizadores das ciclovias da cidade de Lisboa, recorrendo a métodos instrumentais e biomonitores. Os atuais custos e consequências de uma mobilidade assente no transporte rodoviário individual e no recurso a combustíveis fósseis, tem vindo a ser contrariado nalguns meios urbanos pelo recurso a meios alternativos não poluentes como a bicicleta, com eventuais vantagens para a saúde e para o ambiente.Os utilizadores deste tipo de modos suaves encontram-se, contudo, expostos a poluentes atmosféricos durante os percursos em bicicleta, em meio urbano, o que poderá constituir um risco para a saúde. A monitorização da qualidade do ar nas ciclovias do concelho de Lisboa realizou-se através do uso de amostradores pessoais AM510 SidePak Personal Aerosol Monitor® que mediram as concentrações de partículas inaláveis PM10e PM2.5ao longo de três percursos previamente delineados: percurso Ribeirinho, percurso Cidade e percurso Monsanto. Considerando as réplicas realizadas para cada percurso foram efetuadas medições em 60 trajetos. Os resultados obtidos ditaram que o percurso que registou os níveis de concentrações médias de partículas inaláveis mais elevados foi o percurso Ribeirinho. Na biomonitorização recorreu-se a um tipo de organismo muito utilizado em estudos de poluição do ar: o líquene. Avaliou-se a vitalidade dos líquenes expostos durante três meses nas várias ciclovias da cidade. Esta característica foi analisada através da permeabilidade das membranas celulares dos líquenes (medida recorrendo à condutividade elétrica) que sofre alterações com o aumento da poluição do ar. Os níveis mais elevados registaram-se nas zonas com maior tráfego automóvel, confirmando uma degradação da qualidade do ar. A identificação das fontes emissoras e o conhecimento dos níveis de poluição permite que se tomem medidas informadas para melhoria da qualidade do ar, podendo reduzir-se simultaneamente as emissões de CO2, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas. |
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