Técnicas ecológicas de coloração em substratos celulósicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77447 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios |
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Técnicas ecológicas de coloração em substratos celulósicosEcological coloring techniques in cellulosic substratesCorantes naturaisDesign têxtil e de modaImpressão botânicaSolidez da corSustentabilidadeNatural dyesTextile and fashion designEco printingColor fastnessSustainabilityHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e AcessóriosA sustentabilidade é um assunto cada vez mais abordado tanto no meio académico, quanto por empresas dos mais diversos ramos, especialmente o do têxtil e o da moda. Isso se deve porque ambos os setores representam duas das indústrias mais poluentes em razão do uso excessivo de produtos tóxicos ao ambiente e à saúde humana. Tais químicos são empregues, principalmente, nas etapas de beneficiamento têxtil (estamparia, tingimento, entre outros). Tendo em vista esses aspetos, pode-se concluir que é de grande importância que os profissionais relacionados com as áreas da moda pensem em soluções mais sustentáveis para a coloração têxtil, de modo a contribuir para a redução dos impactos ambientais. Uma opção é o emprego de produtos de origem natural e não tóxicos, tais como corantes naturais e mordentes, a partir de técnicas artesanais. O presente estudo teve como objetivo estudar a técnica de impressão botânica utilizando corantes naturais em têxteis celulósicos; e explorar o seu potencial para aplicação no design de moda sustentável. Optou-se por utilizar tecidos de linho e Tencel, os quais foram coloridos com cascas de cebola e repolho roxo. Os processos de mordentagem com tanino e alúmen, assim como os da impressão botânica compreenderam a análise das seguintes variáveis: pré, pós e mordentagem em simultâneo; e impressão por vapor ou fervura. Verificou-se que todos os parâmetros estudados influenciam diretamente tanto nos efeitos visuais como na coloração dos padrões. Considerando uma possível aplicação no design de moda, realizaram-se testes de solidez da cor à luz, à lavagem e à fricção seco e húmido num conjunto de exemplares. Os testes de solidez indicaram que o tanino se mostrou eficaz na fixação do corante da casca de cebola em ambas as fibras. Por outro lado, nenhum dos mordentes melhorou as propriedades de solidez do corante do repolho roxo. O estudo contribui para que os designers conheçam melhor a técnica de impressão botânica e como os diferentes processos e materiais analisados interferem nos efeitos visuais e cromáticos das estampas. O desenvolvimento do trabalho e protótipo de estudo permitiram demonstrar o potencial desta técnica ecológica para produzir padrões têxteis criativos e sustentáveis.Sustainability is a subject that is increasingly addressed both in academia and by companies in the most diverse fields, especially in the textile and the fashion. This is because both sectors represent two of the most polluting industries due to the excessive use of products toxic to the environment and human health. Such chemicals are used, mainly, in the stages of textile finishings (printing, dyeing, among others). Bearing in mind these aspects, it can be concluded that it is of great importance that professionals related to the areas of fashion think of more sustainable solutions for textile coloring, in order to contribute to the reduction of environmental impacts. One option is the use of natural and non-toxic products, such as natural dyes and mordants, applied by artisanal techniques. Thus, the present work aimed to study the eco printing technique using natural dyes in sustainable cellulosic substrates; and explore its potential for application in fashion design, using artisanal techniques. It was decided to use linen and Tencel fabrics, which were colored with onion skins and red cabbage. The processes of mordanting with tannin and alum, as well as the printing processes included the analysis of the following variables: pre, meta and postmordanting; and printing by boiling or steaming. It was found that all the parameters studied directly influence both the visual effects and the coloring of the patterns. Considering a possible application in fashion design, color fastness tests to lighting, washing and dry and wet rubbing were carried out on a set of samples. The fastness tests indicated that the tannin was shown to be effective in fixing the onion skin dye in both fibres. On the other hand, none of the mordants improved the fastness properties of the red cabbage dye. The study contributes to that designers better understand the eco printing technique and how the different processes and materials analysed interfere on the visual and chromatic effects of the patterns. The development of the work and study prototype allowed to demonstrate the potential of this ecological technique to produce creative and sustainable textile patterns.Souto, A. PedroCabral, Isabel Maria DiasUniversidade do MinhoFleck, Bruna20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77447por202779726info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:33.401300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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