A Perceção dos Estudantes de Enfermagem sobre a Qualidade do Ambiente de Aprendizagem Clínico e da Supervisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/50026 |
Resumo: | O Ambiente de Aprendizagem Clínico (AAC) é influenciado por diferentes dimensões como a atmosfera pedagógica, a relação supervisiva, o contexto de aprendizagem, o estilo de liderança do enfermeiro chefe e o papel do professor de Enfermagem na componente formativa e relacional. Sendo o ensino clínico (EC) um período especialmente exigente, o AAC é uma preocupação. O presente estudo visa investigar a perceção dos estudantes sobre a qualidade do Ambiente de Aprendizagem Clínico em EC, identificar a existência de diferenças de médias entre as variáveis sociodemográficas e de percurso académico e dimensões, assim como, entre as dimensões e os contextos de aprendizagem clínicos. Com este propósito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, observacional, transversal e descritivo, com 340 estudantes de uma Escola Superior de Enfermagem do norte de Portugal. A colheita de dados foi realizada através de questionário que incluiu caracterização sociodemográfica e percurso académico e a Clinical Learning Environment, Supervision and Nurse Teacher Scale (CLES+T) (Saarikoski et al., 2008; Silva et al., 2015). A análise fatorial da CLES+T encontrou um modelo de 6 fatores, variância explicada de 70,346% e muito boa consistência interna. Os valores médios das dimensões enquadram-se no concordo parcialmente, sendo os mais baixos relativos ao papel professor de Enfermagem - componente relacional e os mais elevados aos cuidados de Enfermagem. As dimensões apresentavam entre si e com a CLES+T correlações significativas. As diferenças significativas foram encontradas na dimensão estilo de liderança do enfermeiro chefe entre os estudantes com e sem experiência profissional e na dimensão papel professor de Enfermagem - componente relacional entre os que realizaram EC numa instituição pública e privada. Relativamente aos contextos, na dimensão atmosfera pedagógica e relação supervisiva, os estudantes do EC de saúde mental e psiquiatria diferiam estatisticamente dos do meio hospitalar. Na dimensão cuidados de Enfermagem foram encontradas diferenças entre o EC de saúde mental e psiquiatria e quatro EC: cirurgia, parentalidade e gravidez, pediatria e obstetrícia. No papel professor de Enfermagem - componente relacional os estudantes do EC de Enfermagem comunitária apresentavam diferenças significativas face aos de cirurgia. Os que realizaram os EC com duração de 5 semanas apresentaram diferenças significativas, face aos que realizaram EC de 10 semanas, no papel professor de Enfermagem - componente relacional. Os enfermeiros, especialmente aqueles com competências em SC, têm responsabilidade de envolver estudantes, professores de Enfermagem e supervisores no desenvolvimento de projetos que promovam AAC favoráveis e construtivos, numa cooperação entre intuições de ensino e de saúde. |
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A Perceção dos Estudantes de Enfermagem sobre a Qualidade do Ambiente de Aprendizagem Clínico e da SupervisãoNursing students’ perception of the quality of the clinical learning environment and supervisionAprendizagem ClínicoEstudantesEnfermagemSupervisão ClínicaEnfermagemO Ambiente de Aprendizagem Clínico (AAC) é influenciado por diferentes dimensões como a atmosfera pedagógica, a relação supervisiva, o contexto de aprendizagem, o estilo de liderança do enfermeiro chefe e o papel do professor de Enfermagem na componente formativa e relacional. Sendo o ensino clínico (EC) um período especialmente exigente, o AAC é uma preocupação. O presente estudo visa investigar a perceção dos estudantes sobre a qualidade do Ambiente de Aprendizagem Clínico em EC, identificar a existência de diferenças de médias entre as variáveis sociodemográficas e de percurso académico e dimensões, assim como, entre as dimensões e os contextos de aprendizagem clínicos. Com este propósito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, observacional, transversal e descritivo, com 340 estudantes de uma Escola Superior de Enfermagem do norte de Portugal. A colheita de dados foi realizada através de questionário que incluiu caracterização sociodemográfica e percurso académico e a Clinical Learning Environment, Supervision and Nurse Teacher Scale (CLES+T) (Saarikoski et al., 2008; Silva et al., 2015). A análise fatorial da CLES+T encontrou um modelo de 6 fatores, variância explicada de 70,346% e muito boa consistência interna. Os valores médios das dimensões enquadram-se no concordo parcialmente, sendo os mais baixos relativos ao papel professor de Enfermagem - componente relacional e os mais elevados aos cuidados de Enfermagem. As dimensões apresentavam entre si e com a CLES+T correlações significativas. As diferenças significativas foram encontradas na dimensão estilo de liderança do enfermeiro chefe entre os estudantes com e sem experiência profissional e na dimensão papel professor de Enfermagem - componente relacional entre os que realizaram EC numa instituição pública e privada. Relativamente aos contextos, na dimensão atmosfera pedagógica e relação supervisiva, os estudantes do EC de saúde mental e psiquiatria diferiam estatisticamente dos do meio hospitalar. Na dimensão cuidados de Enfermagem foram encontradas diferenças entre o EC de saúde mental e psiquiatria e quatro EC: cirurgia, parentalidade e gravidez, pediatria e obstetrícia. No papel professor de Enfermagem - componente relacional os estudantes do EC de Enfermagem comunitária apresentavam diferenças significativas face aos de cirurgia. Os que realizaram os EC com duração de 5 semanas apresentaram diferenças significativas, face aos que realizaram EC de 10 semanas, no papel professor de Enfermagem - componente relacional. Os enfermeiros, especialmente aqueles com competências em SC, têm responsabilidade de envolver estudantes, professores de Enfermagem e supervisores no desenvolvimento de projetos que promovam AAC favoráveis e construtivos, numa cooperação entre intuições de ensino e de saúde.The Clinical Learning Environment (CL E ) is influenced by different dimensions such as the pedagogical atmosphere, the supervisory relationship, the learning context, the leadership style of the nurse manager and the role of the nursing teacher in the formative and relational component. As clin ical practise (C P ) is a particularly demanding period, CLE is a concern. This study aims to investigate students' perceptions of the quality of the CLE in C P , to identify the existence of differences in means between sociodemographic and academic backgroun d variables and dimensions, as well as between dimensions and clinical learning contexts. To this end, a quantitative, observational, cross sectional and descriptive study was carried out with 340 students from a Nursing School in the north of Portugal. Da ta was collected using a questionnaire that included sociodemographic characterisation and academic background, and the Clinical Learning Environment, Supervision and Nurse Teacher Scale (CLES+T) (Saarikoski et al., 2008; Silva et al., 2015). The factor an alysis of the CLES+T founds a 6 factor model, explained variance of 70 346% and very good internal consistency. The mean values of the dimensions fall within the range of partially agree, with the lowest values relating to the relational component of the nursing teaching role and the highest to nursing care. The dimensions sh owed significant correlations with each other and with CLES+T. Significant differences were found in the head nurse's leadership style dimension between students with and without profes sional experience, and in the Nursing teaching role relational component dimension between those who undertook CP in a public and private institution. With regard to the contexts, in the pedagogical atmosphere and supervisory relationship dimension, the mental health and psychiatry students differed statistically from those in the hospital environment. In the nursing care dimension, differences were found between the mental health and psychiatry C P and four C P s: surgery, parenting and pregnancy, paediatrics and obstetrics. In the role of nursing teacher relational component, students from the Community Nursing CP showed significant differences from those from surgery. Those who undertook the 5 week CP showed significant differences , compared to those who underwent a 10 week C P in the role of nursing teacher relational component. Nurses, especially those with CS competences, have a responsibility to involve students, nursing teachers and supervisors in the development of projects that pro mote favourable and constructive AAC, in cooperation between teaching and health intuitions.Teixeira, Manuela JosefaRepositório ComumSá, Marta Moreira e2023-122023-12-01T00:00:00Z2025-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50026TID:203531442porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:09:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:38.716156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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