Potencialidades de um curso de formação sobre o método de aprendizagem ativa no ensino das ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/17860 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialização em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
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Potencialidades de um curso de formação sobre o método de aprendizagem ativa no ensino das ciênciasCiências - Estudo e ensinoFormaçãoDesenvolvimento profissional - ProfessoresDissertação de mestrado - 2014Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialização em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Hoje em dia, possuímos um conhecimento mais abrangente dos problemas e desafios que colocam ao mundo. Desse modo, o professor terá que possibilitar aos alunos experiências de aprendizagem que envolvam a resolução de problemas, a conceção e o desenvolvimento de atividades investigativas através de metodologias de ensino aprendizagens ativas. O presente estudo, de natureza interpretativa, procura estimular nos educadores da educação pré-escolar e nos professores dos 1º e 2º ciclos, o uso de um método de ensino e aprendizagem, a abordagem Inquiry Based Science Education (IBSE), em que o aluno participa mais ativamente na construção do conhecimento, contrariando o ensino das ciências que, de uma maneira geral, se tem caracterizado por se centrar na transmissão de conhecimentos. A população de estudo é constituída por 19 formandas que frequentaram a Oficina de Formação Despertar para o ensino experimental e prático das Ciências, implementada pela investigadora, no concelho de Alcobaça. Foram aplicados inquéritos por questionário às formandas, assim como foram solicitadas reflexões críticas individuais, planificações das novas práticas pedagógicas elaboradas por equipa e narrativas da formadora. Os inquéritos aplicados às professoras procuraram caraterizá-las em várias dimensões tais como: pessoal, formação e experiência profissional e contextualização das suas práticas pedagógicas inerentes ao ensino das ciências, numa perspetiva de aprendizagem ativa. A análise dos resultados obtidos permitem-nos, de uma forma generalizada, concluir que a oficina de formação promoveu nas professoras novas atitudes e conceções sobre atividades investigativas, mais concretas, em que os alunos tivessem a oportunidade de aprender ciência e compreender o porquê das suas ideias estarem corretas ou não, e para que os alunos se sentissem entusiasmados. Também, ressaltou a falta de oportunidade de formação contínua na área da Didática das Ciências.Today we know more and more about the problems of the world. In order to help our students deal with them the best way possible throughout their lives, they need to develop the necessary skills so as to answer the numerous demands they may have to face. Therefore, the teacher must provide the young learners with learning experiences that involve problem solving, designing and developing research activities through teaching methodologies regarding an active learning. This study, which is an interpretation, tries to stimulate both the pre-primary teachers and the 1st to 6th grade teachers to follow a teaching-learning method based on IBSE where the students actively participate in the building of their own knowledge, instead of the simple transmission of the contents in the traditional way. Nineteen teacher trainees were asked to fill in some questionnaires and write an individual report. They were also asked to plan in group new pedagogic practices. The teacher trainer wrote her own report too and some narratives. The questionnaires applied aimed at describing the trainees both in personal and professional areas, as well as the context of their teaching practice regarding science teaching, in an active learning perspective. The analysis of the results allows us to conclude, in general, that the workshop has promoted new attitudes and conceptions of more concrete research activities, where the students can have the possibility of learning science and understand the validity of their questions, so that they feel more enthusiastic about their learning process. In this study the lack of opportunities to attend continuous training courses in the area of science teaching is also noticeable, so this workshop has proved to be very updated and positive.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaCastelhano, Paula Cristina de Almeida Maria2015-04-07T16:49:25Z20142014-10-152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17860TID:201284642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:35.718192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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