A Questão do Figural na Teoria Contemporânea do Cinema Vista a Partir de Jean-François Lyotard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Diego
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.823
Resumo: Este artigo examina de que modo o conceito de figural, segundo o desenvolvimento dado por Jean-François Lyotard, está presente na teoria contemporânea do cinema. A partir de uma recapitulação sintética da conceituação do figural feita por Lyotard na obra Discours, figure (1973), o artigo descreve como se configura o interesse de Jacques Aumont na possibilidade da imagem pensar; o de Nicole Brenez na autonomia da imagem em relação à realidade; o de Philippe Dubois em fazer uma tipologia de instâncias de sentido da imagem; o de D.N. Rodowick no figural como conceito historiográfico; o de Jacques Rancière na natureza da narrativa cinematográfica; e o de Fernão Pessoa Ramos em uma modalidade particular da encenação documentária. Complementam a exposição teórica exemplos de análises fílmicas que tanto dialogam com os problemas levantados pela teoria do figural quanto derivam, abertamente, das possibilidades para o pensamento da imagem fílmica trazidas pelo conceito.
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