A Questão do Figural na Teoria Contemporânea do Cinema Vista a Partir de Jean-François Lyotard
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.823 |
Resumo: | Este artigo examina de que modo o conceito de figural, segundo o desenvolvimento dado por Jean-François Lyotard, está presente na teoria contemporânea do cinema. A partir de uma recapitulação sintética da conceituação do figural feita por Lyotard na obra Discours, figure (1973), o artigo descreve como se configura o interesse de Jacques Aumont na possibilidade da imagem pensar; o de Nicole Brenez na autonomia da imagem em relação à realidade; o de Philippe Dubois em fazer uma tipologia de instâncias de sentido da imagem; o de D.N. Rodowick no figural como conceito historiográfico; o de Jacques Rancière na natureza da narrativa cinematográfica; e o de Fernão Pessoa Ramos em uma modalidade particular da encenação documentária. Complementam a exposição teórica exemplos de análises fílmicas que tanto dialogam com os problemas levantados pela teoria do figural quanto derivam, abertamente, das possibilidades para o pensamento da imagem fílmica trazidas pelo conceito. |
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A Questão do Figural na Teoria Contemporânea do Cinema Vista a Partir de Jean-François LyotardThe Concept of the Figural in Contemporary Film Theory as Viewed from Jean-François LyotardFiguralfigurerepresentationfilm theoryJean-François LyotardFiguralfigurarepresentaçãoteoria do cinemaJean-François LyotardEste artigo examina de que modo o conceito de figural, segundo o desenvolvimento dado por Jean-François Lyotard, está presente na teoria contemporânea do cinema. A partir de uma recapitulação sintética da conceituação do figural feita por Lyotard na obra Discours, figure (1973), o artigo descreve como se configura o interesse de Jacques Aumont na possibilidade da imagem pensar; o de Nicole Brenez na autonomia da imagem em relação à realidade; o de Philippe Dubois em fazer uma tipologia de instâncias de sentido da imagem; o de D.N. Rodowick no figural como conceito historiográfico; o de Jacques Rancière na natureza da narrativa cinematográfica; e o de Fernão Pessoa Ramos em uma modalidade particular da encenação documentária. Complementam a exposição teórica exemplos de análises fílmicas que tanto dialogam com os problemas levantados pela teoria do figural quanto derivam, abertamente, das possibilidades para o pensamento da imagem fílmica trazidas pelo conceito.This article examines how the concept of the figural, as developed by Jean-François Lyotard, is present in contemporary film theory. Starting from a synthetic recapitulation of the conceptualization of the figure made by Lyotard in the work Discours, figure (1973), the article describes how Jacques Aumont’s interest in the possibility of the image to think is configured; how Nicole Brenez relates the autonomy of the film image to reality; how Philippe Dubois creates a typology of instances of meaning in the image; how D.N. Rodowick thematizes the figural as a historiographical concept; how Jacques Rancière reflects on the nature of cinematic narrative in its relation with representation; and how Fernão Pessoa Ramos describes a particular mode of documentary staging related to the figural itself. The exposition is complemented by illustrative examples of film analysis that dialogue with the problems raised by figural theory.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2022-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.823https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.823Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 2 (2022): Cinema and anthropology; 27-54Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 2 (2022): Cinema e antropologia; 27-542183-175010.14591/aniki.v9n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/823http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/823/484Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno, Diego2024-01-26T02:03:27Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:23.122721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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