Acompanhamento e intervenção no âmbito do projeto UVAR Box

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calçada, André Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44215
Resumo: No contexto da mobilidade urbana, a União Europeia tem vindo a desenvolver vários projetos focados na sua melhoria. Cada vez mais, as cidades europeias têm vindo a implementar restrições de acesso a zonas urbanas, servindo objetivos tais como a melhoria da qualidade do ar e das condições climáticas, a qualidade de vida dos cidadãos, ou a redução do tráfego. O projeto UVAR Box (MOVE/B4/SER/2019-498/SI2.832125) alinha-se com estes objetivos e incide sobre a digitalização e harmonização de dados associados a estes tipos de restrições, a que chamamos UVARs (Urban Vehicle Access Regulations). O estágio está inserido no âmbito deste projeto e teve como objetivos iniciais o estudo do estado da arte sobre os UVARs e conceitos e iniciativas no âmbito da mobilidade, tais como standards aplicáveis para a troca de informação de dados de tráfego. Os objetivos compreenderam, ainda, a colaboração e apoio no desenvolvimento de uma ferramenta de digitalização e standardização de dados UVARs, a UVAR Box Tool e os seus respetivos testes funcionais e testes de aceitação. Apesar de incompatibilidades temporais não terem permitido a participação no desenvolvimento da ferramenta desde o seu início, foram realizadas melhorias à mesma após o lançamento da sua primeira versão em fevereiro de 2022. Estas melhorias tiveram por base o feedback dos utilizadores, que eram na altura, os membros do consórcio do projeto UVAR Box. O estagiário deu ainda apoio à organização de um hackathon com o objetivo de valorizar a importância dos dados UVAR. No desenvolvimento deste evento, foi necessário identificar, planear, e executar todas as fases a ele associadas. Uma das principais tarefas do estágio incidiu no estudo da base de dados CLARS (Charging, Low emission zones, other Access Regulation Schemes) [1] que consiste numa plataforma com informação sobre UVARs a nível europeu, disponível para leitura e consulta por parte dos cidadãos. Neste estudo, explorou se a viabilidade da utilização dos seus dados (não harmonizados ou machine readable) caso estes fossem necessários para atingir os objetivos de digitalização de UVARs propostos pelo projeto. A digitalização de UVARs ativos no município de Lisboa através da UVAR Box Tool fez também parte das atividades efetuadas.
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