A comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Ricardina Alexandra Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33469
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_e0fc89e5455a5790c64db743baa26aca
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33469
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e SociedadeThe communication of science and the online communication strategies: the case study of Communication and Society Research CentreComunicação da ciênciaFerramentas de comunicação onlineComunicação organizacionalComunicação estratégicaCECSCommunication of scienceOnline communication toolsOrganizational communicationStrategic communication658.8001.89681.324Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)A ciência é uma atividade que propicia o desenvolvimento tecnológico, social, cultural e económico. Pela importância que assume na vida humana, é fundamental que esta se aproxime dos cidadãos, mediante a divulgação externa do seu trabalho, das suas descobertas e do seu pensamento. É importante, então, avaliar a forma como o mundo científico comunica, nomeadamente a capacidade de adequação da comunicação da ciência às novas ferramentas e às respetivas formas de interação com os públicos. Referimo-nos à comunicação digital que traz potencialidades acrescidas, face ao modo de funcionar da comunicação tradicional, mas que comporta igualmente riscos e desafios para as instituições de ciência. Neste contexto, procuraremos demonstrar que o investimento que é feito na comunicação online, inserida uma estratégia de comunicação sólida e coerente, pode trazer benefícios acrescidos à divulgação científica. O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade tem como atividade a investigação científica no campo das Ciências da Comunicação. Divulgar os resultados da sua investigação tem sido uma preocupação primária para o Centro, o que inevitavelmente se cruza com a inquietação à volta do desinvestimento na ciência a que assistimos atualmente, tornando a avaliação das políticas de comunicação levadas a cabo no Centro uma necessidade premente, para demonstrar a importância da sua atividade e do financiamento necessário à sua prossecução. Neste contexto, esta investigação tem como finalidade descortinar a importância da comunicação online no âmbito da comunicação da ciência e da investigação científica. A comunicação online é, hoje, o centro nevrálgico da comunicação de qualquer organização, pela abrangência de públicos que atinge. Não deixa, no entanto, de ser um desafio acrescido, comunicar a ciência nos dias de hoje, pela especificidade da linguagem científica e pela dispersão dos meios, acompanhada da abundância de mensagens presentes no ambiente digital. Para este efeito, faremos uma auditoria de comunicação focando-nos nas ferramentas de comunicação online do CECS. Esta auditoria será feita com base numa triangulação metodológica que inclui: i) a aplicação de um inquérito por questionário aos investigadores do CECS, procurando descobrir a importância que atribuem à divulgação científica e tentar perceber qual a avaliação que fazem das ferramentas online utilizadas; ii) a análise de conteúdo que será feita às plataformas de divulgação online: o site; os posts do Facebook; as mensagens enviadas via e-mail; e a Newsletter; a realização de uma entrevista ao diretor do CECS, através da qual procuraremos descobrir a importância atribuída à divulgação científica do centro de investigação em estudo. Em função dos resultados desta avaliação, faremos propostas de melhoria da eficácia comunicacional.Science is an activity that promotes the technological, social, cultural and economic development. Because of its prominence in human life, it is essential that it becomes closer to citizens through its dissemination outside of the space in which it is produced. It is important, then, to assess the way the scientific world communicates, including the ability of adequacy to the new tools of communication of science and their respective forms of interaction with the publics. We refer to digital communication that brings increased capabilities, in relation to the manner of functioning of traditional communication. In fact, we will try to demonstrate that the investment made in online communication, embedded in a strong and coherent communication strategy can bring increased benefits for scientific dissemination. The Communication and Society Research Centre conducts scientific research on Communication Sciences. Disseminating the results of their research has been a primary concern for the center, which inevitably intersects with the unrest around the disinvestment in science that we are presently witnessing, making the evaluation of communication policies undertaken at the Centre a pressing necessity, to demonstrate the importance of their activities and funding necessary for their continuation. Thus, this research aims to uncover the importance of online communication within science and scientific research communication. The online communication is today the center of communication in any type of organization, for the coverage of public it can reach. However, it doesn’t remain to be an increased challenge, communicating science these days, due to the specificity of the scientific language and the dispersion of ways to communicate, together with the abundance of messages present in the digital medium. For this purpose, we will audit communication, focusing us on the Communication and Society Research Centre online communication tools. This audit will be based on a methodological triangulation which includes: i) the application of a questionnaire to the CECS researchers, trying to discover the importance they attach to scientific dissemination and try to understand their assessment of online tools used; ii) analysis of content that will be made to the online dissemination platforms: website; Facebook posts; messages sent via e-mail; and Newsletter; conducting an interview with the director of CECS, which will seek to explain the importance of dissemination of scientific at the research center in study. Depending on the results of this evaluation, we will present proposals to improve communication effectiveness.Ruão, TeresaUniversidade do MinhoMagalhães, Ricardina Alexandra Silva2014-11-192014-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33469por201225786info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:24.624594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
The communication of science and the online communication strategies: the case study of Communication and Society Research Centre
title A comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
spellingShingle A comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Magalhães, Ricardina Alexandra Silva
Comunicação da ciência
Ferramentas de comunicação online
Comunicação organizacional
Comunicação estratégica
CECS
Communication of science
Online communication tools
Organizational communication
Strategic communication
658.8
001.89
681.324
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
title_full A comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
title_fullStr A comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
title_full_unstemmed A comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
title_sort A comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
author Magalhães, Ricardina Alexandra Silva
author_facet Magalhães, Ricardina Alexandra Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruão, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Ricardina Alexandra Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação da ciência
Ferramentas de comunicação online
Comunicação organizacional
Comunicação estratégica
CECS
Communication of science
Online communication tools
Organizational communication
Strategic communication
658.8
001.89
681.324
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação da ciência
Ferramentas de comunicação online
Comunicação organizacional
Comunicação estratégica
CECS
Communication of science
Online communication tools
Organizational communication
Strategic communication
658.8
001.89
681.324
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-19
2014-11-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/33469
url http://hdl.handle.net/1822/33469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201225786
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132466375557120