Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Esnaola Di Stefano dos Ramos da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24776
Resumo: A presente investigação, “Contributos para o Estudo de Gestão de Conflitos entre os professores e os alunos do ISP: Criação de um Gabinete de Mediação” foi desenvolvido num dos pólos da Universidade de São Tomé e Príncipe denominado, Instituto Superior Politécnico, (ISP). A mesma investigação teve como objetivo analisar a problemática de Conflitos entre os professores e os alunos com vistas à criação de um Gabinete de Mediação que contribua na melhoria da gestão de Conflito entre esses elementos imprescindíveis do processo de ensino e aprendizagem. Em termos metodológicos optamos por uma abordagem quantitativa, utilizando o inquérito por questionário. No âmbito desta investigação, a nossa população são os professores, e os alunos do ISP. A nossa amostra, foram trinta e seis professores do ISP e sessenta alunos de primeiro ao quarto ano, selecionados de forma aleatória. Acreditamos que ao abarcar todos os anos dos cursos do ISP, a opção por uma abordagem quantitativa nos vai permitir atingir o objetivo inicial. Realizamos um estudo analítico-descritivo, ancorado num estudo de caso de caracter exploratório. Consideramos a bibliografia mais recente bem como a revisão das documentações oficiais e normativas da Universidade. Desta forma, concluimos que existem Conflitos entre professores e alunos do ISP com origem em diversas causas espelhadas neste estudo, que poderiam ser dirigidos com a existência de um Gabinete de mediação; CONTRIBUTIONS FOR THE STUDY OF CONFLICTS MANAGEMENT BETWEEN TEACHERS AND STUDENTS OF ISP: CREATION OF A MEDIATION OFFICE. ABSTRACT: This research, “contributions to the study of conflicts management between teachers and students of ISP: creation of a Mediation Office” was carried out in one of the campuses of the University of São Tomé and Príncipe called, Higher Polytechnic Institute (ISP). The purpose of this same research was to analyse the issue of conflicts between teachers and students in order to create a Mediation Office that shall contribute for improving the management of conflict between these essential elements of the teaching-learning process. In methodological terms we opted for a quantitative approach using the questionnaire survey. Within the framework of this research, our population is the teachers, and the students of the ISP. Our sample consisted of thirty-six ISP teachers and sixty students, from first to fourth grades, selected at random. We believe that by covering every year of ISP courses, the choice of a quantitative approach will allow us to reach the initial goal. We performed an analytical-descriptive study, anchored in an exploratory case study. We consider the most recent bibliography as well as the revision of official and normative documentation of the University. We conclude thus, that there are conflicts between teachers and students of the ISP that originate from several causes mentioned in this study, which could be addressed with the existence of a Mediation Office.
id RCAP_e1133dd41d9bafe9d1575ca0a8ba1e75
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediaçãoConflitosMediação de ConflitosRelações InterpessoaisConflictsConflict MediationInterpersonal RelationshipsA presente investigação, “Contributos para o Estudo de Gestão de Conflitos entre os professores e os alunos do ISP: Criação de um Gabinete de Mediação” foi desenvolvido num dos pólos da Universidade de São Tomé e Príncipe denominado, Instituto Superior Politécnico, (ISP). A mesma investigação teve como objetivo analisar a problemática de Conflitos entre os professores e os alunos com vistas à criação de um Gabinete de Mediação que contribua na melhoria da gestão de Conflito entre esses elementos imprescindíveis do processo de ensino e aprendizagem. Em termos metodológicos optamos por uma abordagem quantitativa, utilizando o inquérito por questionário. No âmbito desta investigação, a nossa população são os professores, e os alunos do ISP. A nossa amostra, foram trinta e seis professores do ISP e sessenta alunos de primeiro ao quarto ano, selecionados de forma aleatória. Acreditamos que ao abarcar todos os anos dos cursos do ISP, a opção por uma abordagem quantitativa nos vai permitir atingir o objetivo inicial. Realizamos um estudo analítico-descritivo, ancorado num estudo de caso de caracter exploratório. Consideramos a bibliografia mais recente bem como a revisão das documentações oficiais e normativas da Universidade. Desta forma, concluimos que existem Conflitos entre professores e alunos do ISP com origem em diversas causas espelhadas neste estudo, que poderiam ser dirigidos com a existência de um Gabinete de mediação; CONTRIBUTIONS FOR THE STUDY OF CONFLICTS MANAGEMENT BETWEEN TEACHERS AND STUDENTS OF ISP: CREATION OF A MEDIATION OFFICE. ABSTRACT: This research, “contributions to the study of conflicts management between teachers and students of ISP: creation of a Mediation Office” was carried out in one of the campuses of the University of São Tomé and Príncipe called, Higher Polytechnic Institute (ISP). The purpose of this same research was to analyse the issue of conflicts between teachers and students in order to create a Mediation Office that shall contribute for improving the management of conflict between these essential elements of the teaching-learning process. In methodological terms we opted for a quantitative approach using the questionnaire survey. Within the framework of this research, our population is the teachers, and the students of the ISP. Our sample consisted of thirty-six ISP teachers and sixty students, from first to fourth grades, selected at random. We believe that by covering every year of ISP courses, the choice of a quantitative approach will allow us to reach the initial goal. We performed an analytical-descriptive study, anchored in an exploratory case study. We consider the most recent bibliography as well as the revision of official and normative documentation of the University. We conclude thus, that there are conflicts between teachers and students of the ISP that originate from several causes mentioned in this study, which could be addressed with the existence of a Mediation Office.Universidade de Évora2019-02-19T18:02:19Z2019-02-192019-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24776http://hdl.handle.net/10174/24776TID:202173828porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosilva.esnaola@yahoo.com229Silva, Esnaola Di Stefano dos Ramos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:23.650412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediação
title Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediação
spellingShingle Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediação
Silva, Esnaola Di Stefano dos Ramos da
Conflitos
Mediação de Conflitos
Relações Interpessoais
Conflicts
Conflict Mediation
Interpersonal Relationships
title_short Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediação
title_full Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediação
title_fullStr Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediação
title_full_unstemmed Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediação
title_sort Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediação
author Silva, Esnaola Di Stefano dos Ramos da
author_facet Silva, Esnaola Di Stefano dos Ramos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Esnaola Di Stefano dos Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos
Mediação de Conflitos
Relações Interpessoais
Conflicts
Conflict Mediation
Interpersonal Relationships
topic Conflitos
Mediação de Conflitos
Relações Interpessoais
Conflicts
Conflict Mediation
Interpersonal Relationships
description A presente investigação, “Contributos para o Estudo de Gestão de Conflitos entre os professores e os alunos do ISP: Criação de um Gabinete de Mediação” foi desenvolvido num dos pólos da Universidade de São Tomé e Príncipe denominado, Instituto Superior Politécnico, (ISP). A mesma investigação teve como objetivo analisar a problemática de Conflitos entre os professores e os alunos com vistas à criação de um Gabinete de Mediação que contribua na melhoria da gestão de Conflito entre esses elementos imprescindíveis do processo de ensino e aprendizagem. Em termos metodológicos optamos por uma abordagem quantitativa, utilizando o inquérito por questionário. No âmbito desta investigação, a nossa população são os professores, e os alunos do ISP. A nossa amostra, foram trinta e seis professores do ISP e sessenta alunos de primeiro ao quarto ano, selecionados de forma aleatória. Acreditamos que ao abarcar todos os anos dos cursos do ISP, a opção por uma abordagem quantitativa nos vai permitir atingir o objetivo inicial. Realizamos um estudo analítico-descritivo, ancorado num estudo de caso de caracter exploratório. Consideramos a bibliografia mais recente bem como a revisão das documentações oficiais e normativas da Universidade. Desta forma, concluimos que existem Conflitos entre professores e alunos do ISP com origem em diversas causas espelhadas neste estudo, que poderiam ser dirigidos com a existência de um Gabinete de mediação; CONTRIBUTIONS FOR THE STUDY OF CONFLICTS MANAGEMENT BETWEEN TEACHERS AND STUDENTS OF ISP: CREATION OF A MEDIATION OFFICE. ABSTRACT: This research, “contributions to the study of conflicts management between teachers and students of ISP: creation of a Mediation Office” was carried out in one of the campuses of the University of São Tomé and Príncipe called, Higher Polytechnic Institute (ISP). The purpose of this same research was to analyse the issue of conflicts between teachers and students in order to create a Mediation Office that shall contribute for improving the management of conflict between these essential elements of the teaching-learning process. In methodological terms we opted for a quantitative approach using the questionnaire survey. Within the framework of this research, our population is the teachers, and the students of the ISP. Our sample consisted of thirty-six ISP teachers and sixty students, from first to fourth grades, selected at random. We believe that by covering every year of ISP courses, the choice of a quantitative approach will allow us to reach the initial goal. We performed an analytical-descriptive study, anchored in an exploratory case study. We consider the most recent bibliography as well as the revision of official and normative documentation of the University. We conclude thus, that there are conflicts between teachers and students of the ISP that originate from several causes mentioned in this study, which could be addressed with the existence of a Mediation Office.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-19T18:02:19Z
2019-02-19
2019-01-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24776
http://hdl.handle.net/10174/24776
TID:202173828
url http://hdl.handle.net/10174/24776
identifier_str_mv TID:202173828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
silva.esnaola@yahoo.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136635693039616