O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordazzo, Sheila Tatiana Duarte
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vieira, Mauro Luís, de Almeida, Ana Maria Tomás
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.53
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar os tipos de brinquedos mais usados pelas crianças e verificaras diferenças existentes quanto ao género e à idade de crianças brasileiras e portuguesas. Participaram da pesquisa 259 crianças no Brasil e 172 crianças em Portugal. Todas as crianças frequentavam os quatro primeiros anos do ensino básico e tinham entre 6 e 12 anos de idade. Os dados foram recolhidos por meio de uma escala de brinquedos elaborada especificamente para este estudo. Através da análise dos dados constatou-se que, quanto à caracterização dos brinquedos, muitas semelhanças entre as duas amostras foram encontradas. Os meninos de ambas as amostras apresentaram maior utilização de brinquedos que exigem actividades físicas intensas. As crianças mais jovens da amostra brasileira utilizaram com maior frequência brinquedos que promovem e estimulam o desenvolvimento motor e social. Na amostra portuguesa não foram encontradas diferenças significativas na utilização dos brinquedos entre os diferentes níveis escolares das crianças.
id RCAP_e11bf7a937facc924e0b6b32eb4390ec
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/53
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesasBrinquedos; Cultura; EscolaEste estudo teve como objetivo identificar os tipos de brinquedos mais usados pelas crianças e verificaras diferenças existentes quanto ao género e à idade de crianças brasileiras e portuguesas. Participaram da pesquisa 259 crianças no Brasil e 172 crianças em Portugal. Todas as crianças frequentavam os quatro primeiros anos do ensino básico e tinham entre 6 e 12 anos de idade. Os dados foram recolhidos por meio de uma escala de brinquedos elaborada especificamente para este estudo. Através da análise dos dados constatou-se que, quanto à caracterização dos brinquedos, muitas semelhanças entre as duas amostras foram encontradas. Os meninos de ambas as amostras apresentaram maior utilização de brinquedos que exigem actividades físicas intensas. As crianças mais jovens da amostra brasileira utilizaram com maior frequência brinquedos que promovem e estimulam o desenvolvimento motor e social. Na amostra portuguesa não foram encontradas diferenças significativas na utilização dos brinquedos entre os diferentes níveis escolares das crianças.ISPA - Instituto Universitário2012-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.53https://doi.org/10.14417/ap.53Análise Psicológica; Vol 29, No 2 (2011); 275-288Análise Psicológica; Vol 29, No 2 (2011); 275-2881646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/53http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/53/pdfCordazzo, Sheila Tatiana DuarteVieira, Mauro Luísde Almeida, Ana Maria Tomásinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:45Zoai:ojs.localhost:article/53Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:51.680922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas
title O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas
spellingShingle O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas
Cordazzo, Sheila Tatiana Duarte
Brinquedos; Cultura; Escola
title_short O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas
title_full O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas
title_fullStr O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas
title_full_unstemmed O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas
title_sort O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas
author Cordazzo, Sheila Tatiana Duarte
author_facet Cordazzo, Sheila Tatiana Duarte
Vieira, Mauro Luís
de Almeida, Ana Maria Tomás
author_role author
author2 Vieira, Mauro Luís
de Almeida, Ana Maria Tomás
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordazzo, Sheila Tatiana Duarte
Vieira, Mauro Luís
de Almeida, Ana Maria Tomás
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedos; Cultura; Escola
topic Brinquedos; Cultura; Escola
description Este estudo teve como objetivo identificar os tipos de brinquedos mais usados pelas crianças e verificaras diferenças existentes quanto ao género e à idade de crianças brasileiras e portuguesas. Participaram da pesquisa 259 crianças no Brasil e 172 crianças em Portugal. Todas as crianças frequentavam os quatro primeiros anos do ensino básico e tinham entre 6 e 12 anos de idade. Os dados foram recolhidos por meio de uma escala de brinquedos elaborada especificamente para este estudo. Através da análise dos dados constatou-se que, quanto à caracterização dos brinquedos, muitas semelhanças entre as duas amostras foram encontradas. Os meninos de ambas as amostras apresentaram maior utilização de brinquedos que exigem actividades físicas intensas. As crianças mais jovens da amostra brasileira utilizaram com maior frequência brinquedos que promovem e estimulam o desenvolvimento motor e social. Na amostra portuguesa não foram encontradas diferenças significativas na utilização dos brinquedos entre os diferentes níveis escolares das crianças.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.53
https://doi.org/10.14417/ap.53
url https://doi.org/10.14417/ap.53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/53
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/53/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 29, No 2 (2011); 275-288
Análise Psicológica; Vol 29, No 2 (2011); 275-288
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131595331862528