Perspectivas da Geografia para o século XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61580 |
Resumo: | É natural que no final de um período e sobretudo num marco cronológico como o é o de um Milénio se procure fazer balanços e projectar futuros. Neste contexto, temos assistido ao aparecimento de reflexões - artigos, livros, reuniões científicas - sobre a matéria [...] Com isto a Geografia tem sido mais chamada a dar contributos (o que não significa necessariamente que sejam os geógrafos a desempenhar-se dessas tarefas - como não são economistas ou especialistas em gestão a determinar as acções que relevam da economia e dos negócios). O primeiro sinal, ou pelo menos o mais forte, foi dado nos Estados Unidos. De facto, este país quando chega ao cume da sua intervenção na superfície da terra, na viragem dos anos 80 para os 90, "descobre" que sofria de "geographic illiteracy", ora para qualquer país e muito particularmente para os Estados Unidos, o analfabetismo geográfico num mundo em crescente interacção é tão grave como o analfabetismo informático. E por isso foi decidido dar maior importância à disciplina da Geografia no sistema de ensino, desde logo um relatório saído de uma reunião entre o Presidente Bush e os 50 governadores dos estados (1989) e sobretudo em 1994, no Goals 2000: The Educate America Act (Congress, 3/1994). |
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