Os desafios da revitalização de aldeias de montanha e da gestão sustentável de agroecossistemas multifuncionais na montanha do Alto Minho (Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Joana Lopes Teixeira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Simões, Sara Cristina Militão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3279
Resumo: O desafio para os territórios de montanha do noroeste de Portugal é a revitalização das suas comunidades locais, cujo papel se considera determinante na produção de serviços ambientais para a sociedade. A economia camponesa, outrora dominante, foi-se transformando, em virtude das dinâmicas socio-económicas e das políticas públicas desenhadas para estas regiões. A agropecuária manteve-se como principal utilizadora do espaço, mas já não em exclusiva dependência dos recursos naturais locais, nem ocupando a totalidade das famílias. A expansão do turismo tem gerado novas oportunidades económicas e reforçado a importância da paisagem agro-pastoril. Neste quadro, estudamos a adaptação das comunidades a estas novas dinâmicas, para perceber se os atuais modelos de intervenção e medidas de política estão a potenciar a transição para uma economia multifuncional sustentável. Adotamos uma metodologia participativa, à escala de uma comunidade local (aldeia), combinando as técnicas de entrevista em profundidade, focus-group, questionários e ações de envolvimento e demonstração. Com este envolvimento das pessoas e das organizações locais, clarificamos as perspetivas dos vários atores e os desafios dessa transição. Conclui-se pela importância de apostar em mecanismos participados de debate e decisão, apoiados em dados de monitorização à escala local, para uma gestão adaptativa capaz de gerir as tensões criadas pelas mudanças em curso, assegurando a desejável conciliação entre os objetivos sociais, económicos e ecológicos, em busca de novos equilíbrios entre pessoas e natureza.
id RCAP_e1271377c6057aacaea45b8cb747a8d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3279
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os desafios da revitalização de aldeias de montanha e da gestão sustentável de agroecossistemas multifuncionais na montanha do Alto Minho (Portugal)MontanhaMultifuncionalidadeSistemas socio-ecológicosComunidade localO desafio para os territórios de montanha do noroeste de Portugal é a revitalização das suas comunidades locais, cujo papel se considera determinante na produção de serviços ambientais para a sociedade. A economia camponesa, outrora dominante, foi-se transformando, em virtude das dinâmicas socio-económicas e das políticas públicas desenhadas para estas regiões. A agropecuária manteve-se como principal utilizadora do espaço, mas já não em exclusiva dependência dos recursos naturais locais, nem ocupando a totalidade das famílias. A expansão do turismo tem gerado novas oportunidades económicas e reforçado a importância da paisagem agro-pastoril. Neste quadro, estudamos a adaptação das comunidades a estas novas dinâmicas, para perceber se os atuais modelos de intervenção e medidas de política estão a potenciar a transição para uma economia multifuncional sustentável. Adotamos uma metodologia participativa, à escala de uma comunidade local (aldeia), combinando as técnicas de entrevista em profundidade, focus-group, questionários e ações de envolvimento e demonstração. Com este envolvimento das pessoas e das organizações locais, clarificamos as perspetivas dos vários atores e os desafios dessa transição. Conclui-se pela importância de apostar em mecanismos participados de debate e decisão, apoiados em dados de monitorização à escala local, para uma gestão adaptativa capaz de gerir as tensões criadas pelas mudanças em curso, assegurando a desejável conciliação entre os objetivos sociais, económicos e ecológicos, em busca de novos equilíbrios entre pessoas e natureza.2023-04-14T15:29:41Z2020-12-30T00:00:00Z2020-12-302023-04-06T17:42:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3279por2675-171210.52719/bjas.v2i2.3805Nogueira, Joana Lopes TeixeiraSimões, Sara Cristina Militãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-20T06:45:28Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:47.587837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da revitalização de aldeias de montanha e da gestão sustentável de agroecossistemas multifuncionais na montanha do Alto Minho (Portugal)
title Os desafios da revitalização de aldeias de montanha e da gestão sustentável de agroecossistemas multifuncionais na montanha do Alto Minho (Portugal)
spellingShingle Os desafios da revitalização de aldeias de montanha e da gestão sustentável de agroecossistemas multifuncionais na montanha do Alto Minho (Portugal)
Nogueira, Joana Lopes Teixeira
Montanha
Multifuncionalidade
Sistemas socio-ecológicos
Comunidade local
title_short Os desafios da revitalização de aldeias de montanha e da gestão sustentável de agroecossistemas multifuncionais na montanha do Alto Minho (Portugal)
title_full Os desafios da revitalização de aldeias de montanha e da gestão sustentável de agroecossistemas multifuncionais na montanha do Alto Minho (Portugal)
title_fullStr Os desafios da revitalização de aldeias de montanha e da gestão sustentável de agroecossistemas multifuncionais na montanha do Alto Minho (Portugal)
title_full_unstemmed Os desafios da revitalização de aldeias de montanha e da gestão sustentável de agroecossistemas multifuncionais na montanha do Alto Minho (Portugal)
title_sort Os desafios da revitalização de aldeias de montanha e da gestão sustentável de agroecossistemas multifuncionais na montanha do Alto Minho (Portugal)
author Nogueira, Joana Lopes Teixeira
author_facet Nogueira, Joana Lopes Teixeira
Simões, Sara Cristina Militão
author_role author
author2 Simões, Sara Cristina Militão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Joana Lopes Teixeira
Simões, Sara Cristina Militão
dc.subject.por.fl_str_mv Montanha
Multifuncionalidade
Sistemas socio-ecológicos
Comunidade local
topic Montanha
Multifuncionalidade
Sistemas socio-ecológicos
Comunidade local
description O desafio para os territórios de montanha do noroeste de Portugal é a revitalização das suas comunidades locais, cujo papel se considera determinante na produção de serviços ambientais para a sociedade. A economia camponesa, outrora dominante, foi-se transformando, em virtude das dinâmicas socio-económicas e das políticas públicas desenhadas para estas regiões. A agropecuária manteve-se como principal utilizadora do espaço, mas já não em exclusiva dependência dos recursos naturais locais, nem ocupando a totalidade das famílias. A expansão do turismo tem gerado novas oportunidades económicas e reforçado a importância da paisagem agro-pastoril. Neste quadro, estudamos a adaptação das comunidades a estas novas dinâmicas, para perceber se os atuais modelos de intervenção e medidas de política estão a potenciar a transição para uma economia multifuncional sustentável. Adotamos uma metodologia participativa, à escala de uma comunidade local (aldeia), combinando as técnicas de entrevista em profundidade, focus-group, questionários e ações de envolvimento e demonstração. Com este envolvimento das pessoas e das organizações locais, clarificamos as perspetivas dos vários atores e os desafios dessa transição. Conclui-se pela importância de apostar em mecanismos participados de debate e decisão, apoiados em dados de monitorização à escala local, para uma gestão adaptativa capaz de gerir as tensões criadas pelas mudanças em curso, assegurando a desejável conciliação entre os objetivos sociais, económicos e ecológicos, em busca de novos equilíbrios entre pessoas e natureza.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30T00:00:00Z
2020-12-30
2023-04-14T15:29:41Z
2023-04-06T17:42:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3279
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2675-1712
10.52719/bjas.v2i2.3805
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131578685718528