The impact of influencer marketing on consumer purchase intentions and brand attitude: the instagrammers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Inês Oliveira Milheiro da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19035
Resumo: A presente dissertação tem como principal objetivo perceber se as publicações dos influencers no Instagram influenciam efetivamente a decisão de compra do público feminino jovem-adulto. Adicionalmente, este estudo visa também averiguar se estas mesmas publicações têm influência na opinião do consumidor sobre um certo produto/serviço – Brand attitude - de uma determinada marca. Para a obtenção dos resultados desta tese foram utilizados dois métodos de pesquisa qualitativa: entrevistas e netnografia. No primeiro método, entrevistámos 30 consumidores do sexo feminino com idades compreendidas entre os 19 e os 30 anos. As entrevistas permitiram não só compreender o impacto dos posts das influencers na decisão de compra das consumidoras e atitude perante a marca, como também outros aspetos importantes acerca dos influenciadores digitais e a sua ligação com a audiência, como por exemplo os fatores que mais influenciam a compra de um determinado produto/serviço, a personalidade, o rácio de seguidores e pessoas seguidas no Instagram, a preferência entre seguir celebridades tradicionais ou blogguers, entre outras. O segundo método utilizado foi netnografia. Nesta análise foram extraídos cerca de 200 comentários do Instagram de cada uma de 5 influencers portuguesas escolhidas: Alice Trewinnard, Helena Coelho, Inês Rochinha, Jessica Athayde e Vanessa Martins. De seguida, no sentido de retirar as conclusões necessárias e utilizando a ferramenta Meaning Cloud como suporte, foram desenvolvidas as duas análises, Global Sentiment Analysis e Topic Sentiment Analysis, o que nos permitiu classificar os sentimentos presentes nos comentários e averiguar os tópicos mais abordados nas interações. Com a realização desta tese pode-se concluir que as publicações dos influencers no Instagram sobre certos produtos/serviços influenciam significativamente tanto a decisão de compra dos consumidores como a sua opinião sobre uma determinada marca.
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