Participação na Tomada de Decisões Pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Clara da Conceição Moura Vilas Boas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8914
Resumo: No quadro legal em vigor são definidas as áreas de intervenção das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica, sendo a articulação e gestão curricular assegurada por departamentos, numa partilha de responsabilidades e em processos de tomada de decisão partilhados. Assim, assume especial importância a participação dos professores na tomada de decisões pedagógicas. Neste trabalho procuramos abordar a participação dos professores na tomada de decisões pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo, tendo em conta a cultura organizacional e o clima organizacional, as formas de participação e a cultura docente que influencia o trabalho dos professores e ainda refletimos sobre o papel do departamento na construção da cultura colaborativa e participativa. Numa metodologia de investigação qualitativa, estudo de caso, realizámos um estudo empírico para perceber o modo como os professores percecionam e perspetivam a participação na tomada de decisões pedagógicas no departamento do 1º ciclo, sendo proposto um plano de ação que procura dar resposta à questão de partida deste projeto.
id RCAP_e14aa738b54d901a81a568db9d139501
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participação na Tomada de Decisões Pedagógicas no Departamento do 1º CicloParticipaçãoTomada de decisõesCultura docenteDepartamento curricularTrabalho colaborativoParticipationDecision-makingTeaching cultureCurricular departmentCollaborative workDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo quadro legal em vigor são definidas as áreas de intervenção das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica, sendo a articulação e gestão curricular assegurada por departamentos, numa partilha de responsabilidades e em processos de tomada de decisão partilhados. Assim, assume especial importância a participação dos professores na tomada de decisões pedagógicas. Neste trabalho procuramos abordar a participação dos professores na tomada de decisões pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo, tendo em conta a cultura organizacional e o clima organizacional, as formas de participação e a cultura docente que influencia o trabalho dos professores e ainda refletimos sobre o papel do departamento na construção da cultura colaborativa e participativa. Numa metodologia de investigação qualitativa, estudo de caso, realizámos um estudo empírico para perceber o modo como os professores percecionam e perspetivam a participação na tomada de decisões pedagógicas no departamento do 1º ciclo, sendo proposto um plano de ação que procura dar resposta à questão de partida deste projeto.In the current legislation, the fields of intervention of educational coordination and pedagogical supervision structures being the articulation and curricular management ensured by departments, through shared responsibility and decision-making process. Thus, it is particularly important for teachers to participate in making pedagogical decision. Our aim is to address the teachers’ participation in making pedagogical decisions in the primary schools department, bearing in mind organizational culture and organizational climate, participation and teaching culture which influences the work of teachers, as well as to ponder the role of department in building collaborative and participatory culture. In a qualitative researching methodology, study case, we have accomplished an empirical study to understand how teachers perceive and envisage participation in making pedagogical decisions in the primary schools department which led to a project that seeks to answer the starting question of this work.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCastro, Dora Maria Ramos Fonseca deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Clara da Conceição Moura Vilas Boas2016-12-20T17:52:00Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8914TID:202764729porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:36.534561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação na Tomada de Decisões Pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo
title Participação na Tomada de Decisões Pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo
spellingShingle Participação na Tomada de Decisões Pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo
Costa, Clara da Conceição Moura Vilas Boas
Participação
Tomada de decisões
Cultura docente
Departamento curricular
Trabalho colaborativo
Participation
Decision-making
Teaching culture
Curricular department
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Participação na Tomada de Decisões Pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo
title_full Participação na Tomada de Decisões Pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo
title_fullStr Participação na Tomada de Decisões Pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo
title_full_unstemmed Participação na Tomada de Decisões Pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo
title_sort Participação na Tomada de Decisões Pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo
author Costa, Clara da Conceição Moura Vilas Boas
author_facet Costa, Clara da Conceição Moura Vilas Boas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Dora Maria Ramos Fonseca de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Clara da Conceição Moura Vilas Boas
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
Tomada de decisões
Cultura docente
Departamento curricular
Trabalho colaborativo
Participation
Decision-making
Teaching culture
Curricular department
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Participação
Tomada de decisões
Cultura docente
Departamento curricular
Trabalho colaborativo
Participation
Decision-making
Teaching culture
Curricular department
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No quadro legal em vigor são definidas as áreas de intervenção das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica, sendo a articulação e gestão curricular assegurada por departamentos, numa partilha de responsabilidades e em processos de tomada de decisão partilhados. Assim, assume especial importância a participação dos professores na tomada de decisões pedagógicas. Neste trabalho procuramos abordar a participação dos professores na tomada de decisões pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo, tendo em conta a cultura organizacional e o clima organizacional, as formas de participação e a cultura docente que influencia o trabalho dos professores e ainda refletimos sobre o papel do departamento na construção da cultura colaborativa e participativa. Numa metodologia de investigação qualitativa, estudo de caso, realizámos um estudo empírico para perceber o modo como os professores percecionam e perspetivam a participação na tomada de decisões pedagógicas no departamento do 1º ciclo, sendo proposto um plano de ação que procura dar resposta à questão de partida deste projeto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-12-20T17:52:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8914
TID:202764729
url http://hdl.handle.net/10400.22/8914
identifier_str_mv TID:202764729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391870369792