Utilização e avaliação de dois meios de comunicação online sobre o Parque Florestal de Monsanto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Juliana Calças
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48647
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021
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spelling Utilização e avaliação de dois meios de comunicação online sobre o Parque Florestal de MonsantoComunicação de ambienteMeios visuaisTextoAquisição de InformaçãoInteresseTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências BiológicasRelatório de estágio de mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021Ao longo da história da comunicação de ciência e ambiente, as imagens têm sido utilizadas para transmitir informação, quer em contextos formais ou informais, em diferentes meios de comunicação, incluindo as plataformas digitais. Como tal, diversos estudos emergiram de forma a avaliar a eficácia desta comunicação. O presente estudo teve como objetivo principal fazer a comparação entre dois meios de comunicação online diferentes: uma apresentação Powerpoint com uso de material visual (fotografias legendadas e vídeo) e um texto sem uso de material visual. Os dois fatores investigados foram a aquisição de informação e o nível de interesse dos alunos sobre o Parque Florestal de Monsanto. Para o efeito, foram aplicados inquéritos online, após a visualização do meio atribuído, a turmas do 7º, 8º e 9º anos de escolaridade. No total, obtiveram-se 223 respostas (120 relativas aos meios de comunicação, fotografias e vídeo e 103 relativas ao meio de comunicação de texto) de alunos de 9 agrupamentos/escolas distintas. A análise estatística envolveu a aplicação de Testes Mann-Whitney para averiguar a existência de diferenças entre os dois meios usados ao nível da aquisição de informação e interesse e Correlações de Spearman para verificar a relação entre estes dois fatores. De acordo com o esperado, não se verificaram diferenças significativas ao nível da aquisição de informação entre os meios de comunicação visuais e de texto, demonstrando que ambos foram igualmente eficazes na transmissão de informação sobre o Parque Florestal de Monsanto. No entanto, ao nível do interesse o mesmo não aconteceu, visto que se esperava que esta variável fosse maior relativamente aos meios visuais em comparação com os de texto. Este trabalho foi realizado durante a pandemia COVID-19, o que dificultou a obtenção de respostas por parte das escolas e dos alunos, sendo que os que participaram estavam sobrecarregados de tarefas escolares e informação. Tal pode ter influenciado os resultados, assim como o facto de este estudo ter sido realizado online. Futuros estudos devem realizar uma avaliação a médio/longo prazo e ter em consideração outras variáveis independentes, tais como: a localização da escola, a sua tipologia e o ano de escolaridade. Além disso, devem ser utilizadas outras ferramentas de apresentação dos meios visuais a testar e fazer uma avaliação individualizada separando as fotos do vídeo.Throughout the history of science and environment communication, images have been used to transmit information, whether in formal or informal contexts, in different media, including digital plat-forms. As such, several studies have emerged in order to assess the effectiveness of this communication. This study aimed to compare two different online media: a Powerpoint presentation using visual material (captioned photographs and video) and a text without using visual material. The two factors investigated were the acquisition of information and the level of students’ interest about the Monsanto Forest Park. To this end, online surveys were applied, after viewing the media assigned to classes in the 7th, 8th and 9th grade. In total, 223 responses were obtained (120 relating to photographs and video media and 103 relating to text media) from students of 9 different schools. Statistical analysis involved the application of Mann-Whitney Tests to find out the differences between the two media used in terms of acquisition information and interest and Spearman’s Correlations to verify the relationship between these two factors. As expected, there were no significant differences in the acquisition of information between the visual and text media, demonstrating that both were equally effective in transmitting information about the Monsanto Forest Park. However, in terms of interest, the same did not happen, since it was expected to observe a greater interest of students in visual media compared to text media. This work was carried out during the COVID-19 pandemic, which made it difficult for schools and students to get answers, and those who participated were overwhelmed with schoolwork and information. This may have influenced the results, as well as the fact that this study was carried out online. Future studies should carry out an evaluation in the medium/long term and take into account other independent variables, such as: the location of the school, it’s typology and the school year. In addition, other presentation tools for the visual media to be tested and an individualized assessment should be used, separating the photos from the video.Pinto, BrunoRepositório da Universidade de LisboaMarques, Juliana Calças2021-06-19T11:28:41Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48647TID:202934306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:25.687665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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