A criatividade associada ao turismo: uma abordagem ao caso português: o Guia Portugal Contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Pedro Miguel dos Reis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8081
Resumo: Tem havido um crescente reconhecimento do papel da criatividade no desenvolvimento dos territórios e na atratividade dos destinos turísticos, como forma de evitar a sua erosão e/ou massificação. Embora a delimitação do que seja economia criativa, indústrias criativas ou cidades criativas, sejam objeto de debate e controvérsia, o posicionamento do turismo marca a diferença. Efetivamente, este setor surge como um objetivo económico, social, cultural e de desenvolvimento pessoal, sendo um output da criatividade e uma forma de potenciar as vantagens competitivas dos destinos. Depois de abordarmos diversos autores, chegámos a uma síntese de como é atualmente encarado o turismo criativo: tendo como núcleo central as cidades e o produto cultural e paisagístico, o turismo criativo resultará, na nossa ótica, da convergência de três aspetos que se vivenciam num destino: a experiência, a relação e a co-criação. A partir deste ponto, identificámos alguns fatores que concretizam estes aspetos, e que indiciam o impacto da criatividade no turismo. Esses fatores são depois relacionados com o Plano Estratégico Nacional do Turismo e com um projeto desenvolvido pelo Turismo de Portugal, com o objetivo de apresentar algum do potencial turístico da criatividade no nosso país, o Guia Portugal Contemporâneo.
id RCAP_e15bba6ba3dd9118397edd43ee069618
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade associada ao turismo: uma abordagem ao caso português: o Guia Portugal ContemporâneoCriatividadeTurismoTurismo criativoGuia Portugal ContemporâneoCreativityTourismCreative tourismPortugal Contemporary GuideTem havido um crescente reconhecimento do papel da criatividade no desenvolvimento dos territórios e na atratividade dos destinos turísticos, como forma de evitar a sua erosão e/ou massificação. Embora a delimitação do que seja economia criativa, indústrias criativas ou cidades criativas, sejam objeto de debate e controvérsia, o posicionamento do turismo marca a diferença. Efetivamente, este setor surge como um objetivo económico, social, cultural e de desenvolvimento pessoal, sendo um output da criatividade e uma forma de potenciar as vantagens competitivas dos destinos. Depois de abordarmos diversos autores, chegámos a uma síntese de como é atualmente encarado o turismo criativo: tendo como núcleo central as cidades e o produto cultural e paisagístico, o turismo criativo resultará, na nossa ótica, da convergência de três aspetos que se vivenciam num destino: a experiência, a relação e a co-criação. A partir deste ponto, identificámos alguns fatores que concretizam estes aspetos, e que indiciam o impacto da criatividade no turismo. Esses fatores são depois relacionados com o Plano Estratégico Nacional do Turismo e com um projeto desenvolvido pelo Turismo de Portugal, com o objetivo de apresentar algum do potencial turístico da criatividade no nosso país, o Guia Portugal Contemporâneo.There has been an increasing recognition of the role of creativity in the development of the territories and the attractiveness of tourist destinations as a way to avoid it`s erosion and /or massification. Although the delineation of what is creative economy, creative industries and creative cities, are the subject of intense debate and controversy, the position of tourism makes a difference. Effectively, this sector appears as an economic, social, cultural and personal development objective, being an output of creativity and a way to potentiate the competitive advantages of destinations. After addressing various authors, we have reached a synthesis what is currently regarded as creative tourism: having as core cities and the cultural product, creative tourism will result, in our view of the convergence of three aspects that tourists experience with and in a destination : experience, relation/conection and co-creation. From this point, we have identified some factors that embody these aspects, and point to the impact of creativity in tourism. These factors are then related to the National Strategic Plan for Tourism and with a project developed by Turismo de Portugal, with the aim of presenting some of the touristic potential of creativity in our country, Portugal Contemporary Guide.2014-12-11T19:09:28Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8081TID:201036177porMatias, Pedro Miguel dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:44.230042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade associada ao turismo: uma abordagem ao caso português: o Guia Portugal Contemporâneo
title A criatividade associada ao turismo: uma abordagem ao caso português: o Guia Portugal Contemporâneo
spellingShingle A criatividade associada ao turismo: uma abordagem ao caso português: o Guia Portugal Contemporâneo
Matias, Pedro Miguel dos Reis
Criatividade
Turismo
Turismo criativo
Guia Portugal Contemporâneo
Creativity
Tourism
Creative tourism
Portugal Contemporary Guide
title_short A criatividade associada ao turismo: uma abordagem ao caso português: o Guia Portugal Contemporâneo
title_full A criatividade associada ao turismo: uma abordagem ao caso português: o Guia Portugal Contemporâneo
title_fullStr A criatividade associada ao turismo: uma abordagem ao caso português: o Guia Portugal Contemporâneo
title_full_unstemmed A criatividade associada ao turismo: uma abordagem ao caso português: o Guia Portugal Contemporâneo
title_sort A criatividade associada ao turismo: uma abordagem ao caso português: o Guia Portugal Contemporâneo
author Matias, Pedro Miguel dos Reis
author_facet Matias, Pedro Miguel dos Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Pedro Miguel dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Turismo
Turismo criativo
Guia Portugal Contemporâneo
Creativity
Tourism
Creative tourism
Portugal Contemporary Guide
topic Criatividade
Turismo
Turismo criativo
Guia Portugal Contemporâneo
Creativity
Tourism
Creative tourism
Portugal Contemporary Guide
description Tem havido um crescente reconhecimento do papel da criatividade no desenvolvimento dos territórios e na atratividade dos destinos turísticos, como forma de evitar a sua erosão e/ou massificação. Embora a delimitação do que seja economia criativa, indústrias criativas ou cidades criativas, sejam objeto de debate e controvérsia, o posicionamento do turismo marca a diferença. Efetivamente, este setor surge como um objetivo económico, social, cultural e de desenvolvimento pessoal, sendo um output da criatividade e uma forma de potenciar as vantagens competitivas dos destinos. Depois de abordarmos diversos autores, chegámos a uma síntese de como é atualmente encarado o turismo criativo: tendo como núcleo central as cidades e o produto cultural e paisagístico, o turismo criativo resultará, na nossa ótica, da convergência de três aspetos que se vivenciam num destino: a experiência, a relação e a co-criação. A partir deste ponto, identificámos alguns fatores que concretizam estes aspetos, e que indiciam o impacto da criatividade no turismo. Esses fatores são depois relacionados com o Plano Estratégico Nacional do Turismo e com um projeto desenvolvido pelo Turismo de Portugal, com o objetivo de apresentar algum do potencial turístico da criatividade no nosso país, o Guia Portugal Contemporâneo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-10
2014-12-11T19:09:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/8081
TID:201036177
url http://hdl.handle.net/10071/8081
identifier_str_mv TID:201036177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134888536834048