Retratos de professores: associativismo docente em Pernambuco - 1979 / 1982.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cícero Albuquerque de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6908
Resumo: Este trabalho teve como tema de investigação o cotidiano de vida dos professores da Rede Pública Estadual de Pernambuco participantes do movimento associativista, tendo como questão de partida saber como se deu a mobilização conhecida por “Novo Sindicalismo”, durante vigência da Ditadura civil-militar (1979-1982). O estudo esteve pautado no objetivo geral e nos objetivos específicos. Primeiro, procurando conhecer a partir das narrativas dos docentes o trabalho e mobilização realizada no curso da greve deflagrada sob coordenação da Associação dos Professores do Ensino Oficial de Pernambuco (APENOPE) em 1979. Como também, a partir dos Boletins da Secretaria de Educação ao comparar o discurso imagético oficial para apresentar as condições de trabalho oferecidas ao docentes. Também, a partir dos prontuários policiais do DOPS/PE coube analisar a relação entre os gestores da Secretaria de Educação/SEE, Unidades escolares e a Secretaria de Segurança Pública - SSP/PE. A pesquisa foi conduzida com cinco (05) professores, do quadro da Rede Estadual de Ensino e um (01) chargista atuante na imprensa local. Foi aplicada entrevista narrativa semi-estruturada voltada numa abordagem qualitativa. O resultado demonstra que os docentes participantes da greve de 1979, durante fase do “Novo sindicalismo”, apresentaram nas memórias a influência do discurso produzido pela imprensa, o que possibilitou o despertar de uma postura reivindicativa mais agressiva, não aceitação de uma política meramente assistencialista e também de dependência esfera pública.
id RCAP_e1617547b4390bae3179bc08f42bfc67
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6908
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Retratos de professores: associativismo docente em Pernambuco - 1979 / 1982.MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOASSOCIATIVISMOSINDICALISMOMEMÓRIAANÁLISE DO DISCURSOANÁLISE DOCUMENTALBRASILPERNAMBUCOPROFESSORESEDUCATIONASSOCIATIONSTEACHERSTRADE UNIONISMMEMORYDISCOURSE ANALYSISDOCUMENTARY ANALYSISBRAZILPERNAMBUCOEste trabalho teve como tema de investigação o cotidiano de vida dos professores da Rede Pública Estadual de Pernambuco participantes do movimento associativista, tendo como questão de partida saber como se deu a mobilização conhecida por “Novo Sindicalismo”, durante vigência da Ditadura civil-militar (1979-1982). O estudo esteve pautado no objetivo geral e nos objetivos específicos. Primeiro, procurando conhecer a partir das narrativas dos docentes o trabalho e mobilização realizada no curso da greve deflagrada sob coordenação da Associação dos Professores do Ensino Oficial de Pernambuco (APENOPE) em 1979. Como também, a partir dos Boletins da Secretaria de Educação ao comparar o discurso imagético oficial para apresentar as condições de trabalho oferecidas ao docentes. Também, a partir dos prontuários policiais do DOPS/PE coube analisar a relação entre os gestores da Secretaria de Educação/SEE, Unidades escolares e a Secretaria de Segurança Pública - SSP/PE. A pesquisa foi conduzida com cinco (05) professores, do quadro da Rede Estadual de Ensino e um (01) chargista atuante na imprensa local. Foi aplicada entrevista narrativa semi-estruturada voltada numa abordagem qualitativa. O resultado demonstra que os docentes participantes da greve de 1979, durante fase do “Novo sindicalismo”, apresentaram nas memórias a influência do discurso produzido pela imprensa, o que possibilitou o despertar de uma postura reivindicativa mais agressiva, não aceitação de uma política meramente assistencialista e também de dependência esfera pública.This study had as its research theme the everyday life of teachers of the State Public Education Network of Pernambuco, all of them participants in the associative movement. The starting point was to know how happened the mobilization known as "New Unionism" during the period of the Brazilian civil-military dictatorship (1979-1982). The study was guided by an overall objective and specific objectives. First of all the aim was to know, from the narratives of the teachers, about the work and the mobilization carried out during the strike broke out under the coordination of the Association of Teachers of Official Education of Pernambuco State (APENOPE) in 1979, as well as the Reports of the Department of Education in order to compare the official imagistic discourse to present the working conditions offered to teachers. And from the police records of DOPS / PE they have been accomplished analyses from the relation between the managers of the Department of Education / SEE, school units and the Department of Public Safety - SSP / PE. The research was developed with five (05) tenured teachers of the State Public Education Network and one (01) caricaturist active in the local press. It was applied a semi-structured narrative interview focused on a qualitative approach. The result shows that the teachers participants of the strike in 1979 during the phase of the "New Unionism" presented in their memories the influence of the discourse produced by the press, which allowed the awakening of a more aggressive vindictive position, not accepting a political system merely based on social assistance or the dependence of the public sphere.2016-04-04T13:39:26Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6908TID:201174570porSouza, Cícero Albuquerque deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:38.086886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Retratos de professores: associativismo docente em Pernambuco - 1979 / 1982.
title Retratos de professores: associativismo docente em Pernambuco - 1979 / 1982.
spellingShingle Retratos de professores: associativismo docente em Pernambuco - 1979 / 1982.
Souza, Cícero Albuquerque de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ASSOCIATIVISMO
SINDICALISMO
MEMÓRIA
ANÁLISE DO DISCURSO
ANÁLISE DOCUMENTAL
BRASIL
PERNAMBUCO
PROFESSORES
EDUCATION
ASSOCIATIONS
TEACHERS
TRADE UNIONISM
MEMORY
DISCOURSE ANALYSIS
DOCUMENTARY ANALYSIS
BRAZIL
PERNAMBUCO
title_short Retratos de professores: associativismo docente em Pernambuco - 1979 / 1982.
title_full Retratos de professores: associativismo docente em Pernambuco - 1979 / 1982.
title_fullStr Retratos de professores: associativismo docente em Pernambuco - 1979 / 1982.
title_full_unstemmed Retratos de professores: associativismo docente em Pernambuco - 1979 / 1982.
title_sort Retratos de professores: associativismo docente em Pernambuco - 1979 / 1982.
author Souza, Cícero Albuquerque de
author_facet Souza, Cícero Albuquerque de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cícero Albuquerque de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ASSOCIATIVISMO
SINDICALISMO
MEMÓRIA
ANÁLISE DO DISCURSO
ANÁLISE DOCUMENTAL
BRASIL
PERNAMBUCO
PROFESSORES
EDUCATION
ASSOCIATIONS
TEACHERS
TRADE UNIONISM
MEMORY
DISCOURSE ANALYSIS
DOCUMENTARY ANALYSIS
BRAZIL
PERNAMBUCO
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ASSOCIATIVISMO
SINDICALISMO
MEMÓRIA
ANÁLISE DO DISCURSO
ANÁLISE DOCUMENTAL
BRASIL
PERNAMBUCO
PROFESSORES
EDUCATION
ASSOCIATIONS
TEACHERS
TRADE UNIONISM
MEMORY
DISCOURSE ANALYSIS
DOCUMENTARY ANALYSIS
BRAZIL
PERNAMBUCO
description Este trabalho teve como tema de investigação o cotidiano de vida dos professores da Rede Pública Estadual de Pernambuco participantes do movimento associativista, tendo como questão de partida saber como se deu a mobilização conhecida por “Novo Sindicalismo”, durante vigência da Ditadura civil-militar (1979-1982). O estudo esteve pautado no objetivo geral e nos objetivos específicos. Primeiro, procurando conhecer a partir das narrativas dos docentes o trabalho e mobilização realizada no curso da greve deflagrada sob coordenação da Associação dos Professores do Ensino Oficial de Pernambuco (APENOPE) em 1979. Como também, a partir dos Boletins da Secretaria de Educação ao comparar o discurso imagético oficial para apresentar as condições de trabalho oferecidas ao docentes. Também, a partir dos prontuários policiais do DOPS/PE coube analisar a relação entre os gestores da Secretaria de Educação/SEE, Unidades escolares e a Secretaria de Segurança Pública - SSP/PE. A pesquisa foi conduzida com cinco (05) professores, do quadro da Rede Estadual de Ensino e um (01) chargista atuante na imprensa local. Foi aplicada entrevista narrativa semi-estruturada voltada numa abordagem qualitativa. O resultado demonstra que os docentes participantes da greve de 1979, durante fase do “Novo sindicalismo”, apresentaram nas memórias a influência do discurso produzido pela imprensa, o que possibilitou o despertar de uma postura reivindicativa mais agressiva, não aceitação de uma política meramente assistencialista e também de dependência esfera pública.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-04T13:39:26Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6908
TID:201174570
url http://hdl.handle.net/10437/6908
identifier_str_mv TID:201174570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131233273249792