Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2303
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao Ispa - Instituto Universitário, na especialidade Psicologia Educacional
id RCAP_e163375a1d6bceb8dc42140140d355cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2303
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolarBrincarInteracção lúdica entre pares;Competência socialAceitação socialAmizades recíprocasDissertação de Mestrado apresentada ao Ispa - Instituto Universitário, na especialidade Psicologia EducacionalNo contexto pré-escolar, as interacções lúdicas representam os principais processos através dos quais as crianças comunicam entre si e promovem relações que permitem desenvolver as competências necessárias a nível social. Diversos estudos salientam que a forma de brincar pode determinar a aceitação ou rejeição social e o desenvolvimento de amizades. O presente estudo tem como objectivo analisar a relação entre o tipo de comportamentos manifestados pelas crianças em actividades lúdicas e a aceitação social no grupo de pares, bem como o número de amizades recíprocas desenvolvidas nas relações diádicas. Participaram 128 crianças com idades entre os três e os cinco anos, a frequentar uma instituição da rede particular de ensino. De forma a avaliar a aceitação social e o número de amizades recíprocas, recorreu-se às medidas sociométricas, que resultam do conjunto de três tarefas: Nomeação, Escala de apreciação e Comparação entre pares. No sentido de analisar os comportamentos de interacção lúdica foi utilizada a PIPPS – Penn Interactive Peer Play Scale, versão portuguesa, adaptada de Fantuzzo et al. (1995), com 3 dimensões: Disrupção, Desconexão e Interacção positiva. Os resultados permitiram confirmar as hipóteses de estudo que apontam para que as crianças que manifestam comportamentos de interação positiva revelam uma maior aceitação por parte dos pares e um maior número de amizades recíprocas, enquanto que as crianças que manifestam comportamentos de disrupção e desconexão são alvo de uma menor aceitação social e apresentam um menor número de amizades recíprocas.ISPA - Instituto UniversitárioPeixoto, Francisco José BritoRepositório do ISPAMonteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre2013-07-11T18:44:48Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2303TID:201087014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-15T02:15:32Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:17.918506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar
title Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar
spellingShingle Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar
Monteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre
Brincar
Interacção lúdica entre pares;
Competência social
Aceitação social
Amizades recíprocas
title_short Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar
title_full Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar
title_fullStr Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar
title_full_unstemmed Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar
title_sort Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar
author Monteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre
author_facet Monteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Francisco José Brito
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Interacção lúdica entre pares;
Competência social
Aceitação social
Amizades recíprocas
topic Brincar
Interacção lúdica entre pares;
Competência social
Aceitação social
Amizades recíprocas
description Dissertação de Mestrado apresentada ao Ispa - Instituto Universitário, na especialidade Psicologia Educacional
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-07-11T18:44:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2303
TID:201087014
url http://hdl.handle.net/10400.12/2303
identifier_str_mv TID:201087014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130063427338240