Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2303 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao Ispa - Instituto Universitário, na especialidade Psicologia Educacional |
id |
RCAP_e163375a1d6bceb8dc42140140d355cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2303 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolarBrincarInteracção lúdica entre pares;Competência socialAceitação socialAmizades recíprocasDissertação de Mestrado apresentada ao Ispa - Instituto Universitário, na especialidade Psicologia EducacionalNo contexto pré-escolar, as interacções lúdicas representam os principais processos através dos quais as crianças comunicam entre si e promovem relações que permitem desenvolver as competências necessárias a nível social. Diversos estudos salientam que a forma de brincar pode determinar a aceitação ou rejeição social e o desenvolvimento de amizades. O presente estudo tem como objectivo analisar a relação entre o tipo de comportamentos manifestados pelas crianças em actividades lúdicas e a aceitação social no grupo de pares, bem como o número de amizades recíprocas desenvolvidas nas relações diádicas. Participaram 128 crianças com idades entre os três e os cinco anos, a frequentar uma instituição da rede particular de ensino. De forma a avaliar a aceitação social e o número de amizades recíprocas, recorreu-se às medidas sociométricas, que resultam do conjunto de três tarefas: Nomeação, Escala de apreciação e Comparação entre pares. No sentido de analisar os comportamentos de interacção lúdica foi utilizada a PIPPS – Penn Interactive Peer Play Scale, versão portuguesa, adaptada de Fantuzzo et al. (1995), com 3 dimensões: Disrupção, Desconexão e Interacção positiva. Os resultados permitiram confirmar as hipóteses de estudo que apontam para que as crianças que manifestam comportamentos de interação positiva revelam uma maior aceitação por parte dos pares e um maior número de amizades recíprocas, enquanto que as crianças que manifestam comportamentos de disrupção e desconexão são alvo de uma menor aceitação social e apresentam um menor número de amizades recíprocas.ISPA - Instituto UniversitárioPeixoto, Francisco José BritoRepositório do ISPAMonteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre2013-07-11T18:44:48Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2303TID:201087014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-15T02:15:32Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:17.918506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar |
title |
Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar |
spellingShingle |
Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar Monteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre Brincar Interacção lúdica entre pares; Competência social Aceitação social Amizades recíprocas |
title_short |
Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar |
title_full |
Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar |
title_fullStr |
Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar |
title_sort |
Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar |
author |
Monteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre |
author_facet |
Monteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peixoto, Francisco José Brito Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Interacção lúdica entre pares; Competência social Aceitação social Amizades recíprocas |
topic |
Brincar Interacção lúdica entre pares; Competência social Aceitação social Amizades recíprocas |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada ao Ispa - Instituto Universitário, na especialidade Psicologia Educacional |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-07-11T18:44:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/2303 TID:201087014 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/2303 |
identifier_str_mv |
TID:201087014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130063427338240 |