As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22846 |
Resumo: | Este trabalho partiu da constatação da presença acentuada de diversidade étnica e cultural dos alunos nas nossas escolas. Dado existir ainda pouca investigação no âmbito da Matemática com a comunidade cigana, pareceu pertinente a realização de um trabalho de investigação centrado no cálculo mental nesta etnia. Assim, o problema estudado é a possível integração dos processos característicos de cálculo da comunidade cigana na educação matemática, numa perspectiva intercultural. Do estudo realizado, quer em ambiente escolar quer nas feiras, parece importante salientar a existência de um cálculo mental próprio usado pelas crianças e pelos adultos. A sua análise revelou destrezas de cálculo mental, sentido de operação bem desenvolvido, o valor posicional adquirido e métodos/estratégias próprios. Portanto, parece que a escola deverá reconhecer as aprendizagens significativas que estas crianças trazem consigo e possibilitar a convivência de toda a comunidade cigana e não cigana. |
id |
RCAP_e169903f4830462a7c46f2b10be49852 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22846 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mentalAs crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mentalArtigosEste trabalho partiu da constatação da presença acentuada de diversidade étnica e cultural dos alunos nas nossas escolas. Dado existir ainda pouca investigação no âmbito da Matemática com a comunidade cigana, pareceu pertinente a realização de um trabalho de investigação centrado no cálculo mental nesta etnia. Assim, o problema estudado é a possível integração dos processos característicos de cálculo da comunidade cigana na educação matemática, numa perspectiva intercultural. Do estudo realizado, quer em ambiente escolar quer nas feiras, parece importante salientar a existência de um cálculo mental próprio usado pelas crianças e pelos adultos. A sua análise revelou destrezas de cálculo mental, sentido de operação bem desenvolvido, o valor posicional adquirido e métodos/estratégias próprios. Portanto, parece que a escola deverá reconhecer as aprendizagens significativas que estas crianças trazem consigo e possibilitar a convivência de toda a comunidade cigana e não cigana.This work has arisen from the acknowledgement of a growing ethnic and cultural diversity of students in our schools. Since there is still little research done on the Gypsy community and mathematics, we thought it was pertinent to study mental arithmetic as practiced within this community. The problem we were studying concerned the possible integration of the characteristic calculation processes of this community in mathematics education, in an intercultural perspective. From the study, both in school and in market fairs, is important to stress the existence of distinctive ways to perform mental calculation. The analysis has shown good mental calculation skills, well-developed sense of operations, positional value acquired, and distinctive methods. We conclude that school should acknowledge the significant learning these children bring, and promote interchange between the Gypsy and non-Gypsy communities.APM - Associação de Professores de Matemática2010-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22846por2183-28380872-3915Cadeia, CláudioPalhares, PedroSarmento, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:20.013452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental |
title |
As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental |
spellingShingle |
As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental Cadeia, Cláudio Artigos |
title_short |
As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental |
title_full |
As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental |
title_fullStr |
As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental |
title_full_unstemmed |
As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental |
title_sort |
As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental |
author |
Cadeia, Cláudio |
author_facet |
Cadeia, Cláudio Palhares, Pedro Sarmento, Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Palhares, Pedro Sarmento, Manuel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cadeia, Cláudio Palhares, Pedro Sarmento, Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este trabalho partiu da constatação da presença acentuada de diversidade étnica e cultural dos alunos nas nossas escolas. Dado existir ainda pouca investigação no âmbito da Matemática com a comunidade cigana, pareceu pertinente a realização de um trabalho de investigação centrado no cálculo mental nesta etnia. Assim, o problema estudado é a possível integração dos processos característicos de cálculo da comunidade cigana na educação matemática, numa perspectiva intercultural. Do estudo realizado, quer em ambiente escolar quer nas feiras, parece importante salientar a existência de um cálculo mental próprio usado pelas crianças e pelos adultos. A sua análise revelou destrezas de cálculo mental, sentido de operação bem desenvolvido, o valor posicional adquirido e métodos/estratégias próprios. Portanto, parece que a escola deverá reconhecer as aprendizagens significativas que estas crianças trazem consigo e possibilitar a convivência de toda a comunidade cigana e não cigana. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22846 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478090911744 |