As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadeia, Cláudio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Palhares, Pedro, Sarmento, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22846
Resumo: Este trabalho partiu da constatação da presença acentuada de diversidade étnica e cultural dos alunos nas nossas escolas. Dado existir ainda pouca investigação no âmbito da Matemática com a comunidade cigana, pareceu pertinente a realização de um trabalho de investigação centrado no cálculo mental nesta etnia. Assim, o problema estudado é a possível integração dos processos característicos de cálculo da comunidade cigana na educação matemática, numa perspectiva intercultural. Do estudo realizado, quer em ambiente escolar quer nas feiras, parece importante salientar a existência de um cálculo mental próprio usado pelas crianças e pelos adultos. A sua análise revelou destrezas de cálculo mental, sentido de operação bem desenvolvido, o valor posicional adquirido e métodos/estratégias próprios. Portanto, parece que a escola deverá reconhecer as aprendizagens significativas que estas crianças trazem consigo e possibilitar a convivência de toda a comunidade cigana e não cigana.
id RCAP_e169903f4830462a7c46f2b10be49852
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mentalAs crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mentalArtigosEste trabalho partiu da constatação da presença acentuada de diversidade étnica e cultural dos alunos nas nossas escolas. Dado existir ainda pouca investigação no âmbito da Matemática com a comunidade cigana, pareceu pertinente a realização de um trabalho de investigação centrado no cálculo mental nesta etnia. Assim, o problema estudado é a possível integração dos processos característicos de cálculo da comunidade cigana na educação matemática, numa perspectiva intercultural. Do estudo realizado, quer em ambiente escolar quer nas feiras, parece importante salientar a existência de um cálculo mental próprio usado pelas crianças e pelos adultos. A sua análise revelou destrezas de cálculo mental, sentido de operação bem desenvolvido, o valor posicional adquirido e métodos/estratégias próprios. Portanto, parece que a escola deverá reconhecer as aprendizagens significativas que estas crianças trazem consigo e possibilitar a convivência de toda a comunidade cigana e não cigana.This work has arisen from the acknowledgement of a growing ethnic and cultural diversity of students in our schools. Since there is still little research done on the Gypsy community and mathematics, we thought it was pertinent to study mental arithmetic as practiced within this community. The problem we were studying concerned the possible integration of the characteristic calculation processes of this community in mathematics education, in an intercultural perspective. From the study, both in school and in market fairs, is important to stress the existence of distinctive ways to perform mental calculation. The analysis has shown good mental calculation skills, well-developed sense of operations, positional value acquired, and distinctive methods. We conclude that school should acknowledge the significant learning these children bring, and promote interchange between the Gypsy and non-Gypsy communities.APM - Associação de Professores de Matemática2010-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22846por2183-28380872-3915Cadeia, CláudioPalhares, PedroSarmento, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:20.013452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental
As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental
title As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental
spellingShingle As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental
Cadeia, Cláudio
Artigos
title_short As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental
title_full As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental
title_fullStr As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental
title_full_unstemmed As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental
title_sort As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental
author Cadeia, Cláudio
author_facet Cadeia, Cláudio
Palhares, Pedro
Sarmento, Manuel
author_role author
author2 Palhares, Pedro
Sarmento, Manuel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cadeia, Cláudio
Palhares, Pedro
Sarmento, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este trabalho partiu da constatação da presença acentuada de diversidade étnica e cultural dos alunos nas nossas escolas. Dado existir ainda pouca investigação no âmbito da Matemática com a comunidade cigana, pareceu pertinente a realização de um trabalho de investigação centrado no cálculo mental nesta etnia. Assim, o problema estudado é a possível integração dos processos característicos de cálculo da comunidade cigana na educação matemática, numa perspectiva intercultural. Do estudo realizado, quer em ambiente escolar quer nas feiras, parece importante salientar a existência de um cálculo mental próprio usado pelas crianças e pelos adultos. A sua análise revelou destrezas de cálculo mental, sentido de operação bem desenvolvido, o valor posicional adquirido e métodos/estratégias próprios. Portanto, parece que a escola deverá reconhecer as aprendizagens significativas que estas crianças trazem consigo e possibilitar a convivência de toda a comunidade cigana e não cigana.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22846
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478090911744