Aplicação de ferramentas de melhoria contínua num armazém : o caso da Plural+Udifar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Catarina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44785
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido tendo em conta as atividades desenvolvidas na sede da Plural+Udifar, em Coimbra, focando-se essencialmente no armazém, onde eram recebidos, armazenados e enviados os produtos para os mais diversos clientes, desde farmácias a hospitais de todo o país. Essas atividades basearam-se essencialmente na aplicação de diversas metodologias para melhorar os processos e procedimentos já existentes, mantendo ao longo do tempo a filosofia de “melhoria contínua”, para que exista sempre esse pensamento em todos os intervenientes, querendo sempre melhorar o mais possível. Numa fase inicial, verificou-se que existiam noções de melhoria contínua perante todos os colaboradores, mas os procedimentos necessários não eram escrupulosamente seguidos. Era algo que necessitava de ser relembrado com muita frequência a muitos dos colaboradores. Sem a normalização de padrões, seria muito difícil implementar qualquer ferramenta de melhoria contínua. Após várias reuniões com os colaboradores, pouco a pouco, foram recolhidos alguns feedbacks acerca de possíveis propostas de melhoria. Algumas das sugestões recebidas foram cruciais para a implementação de muitas das ideias descritas neste relatório. As propostas de melhoria basearam-se no seguinte: redução de tempos de realização de tarefa, 5S(+1), TPM e lean six sigma, com a aplicação do ciclo DMAIC. Enquanto algumas destas ferramentas se baseiam na organização de algumas zonas do armazém, outras são uma tentativa de tornar os processos mais eficientes. Este tipo de medidas tem impacto na qualidade do serviço prestado pela Plural+Udifar, pois a encomenda é processada mais rapidamente e o produto segue conforme com muita mais regularidade, acabando por existir impacto ao nível do apoio ao cliente/reclamações.
id RCAP_e1867d61a3cb24d51f13f4538ed85110
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação de ferramentas de melhoria contínua num armazém : o caso da Plural+UdifarKaizenLean six sigmaMelhoria contínuaTPMLogísticaO presente relatório de estágio foi desenvolvido tendo em conta as atividades desenvolvidas na sede da Plural+Udifar, em Coimbra, focando-se essencialmente no armazém, onde eram recebidos, armazenados e enviados os produtos para os mais diversos clientes, desde farmácias a hospitais de todo o país. Essas atividades basearam-se essencialmente na aplicação de diversas metodologias para melhorar os processos e procedimentos já existentes, mantendo ao longo do tempo a filosofia de “melhoria contínua”, para que exista sempre esse pensamento em todos os intervenientes, querendo sempre melhorar o mais possível. Numa fase inicial, verificou-se que existiam noções de melhoria contínua perante todos os colaboradores, mas os procedimentos necessários não eram escrupulosamente seguidos. Era algo que necessitava de ser relembrado com muita frequência a muitos dos colaboradores. Sem a normalização de padrões, seria muito difícil implementar qualquer ferramenta de melhoria contínua. Após várias reuniões com os colaboradores, pouco a pouco, foram recolhidos alguns feedbacks acerca de possíveis propostas de melhoria. Algumas das sugestões recebidas foram cruciais para a implementação de muitas das ideias descritas neste relatório. As propostas de melhoria basearam-se no seguinte: redução de tempos de realização de tarefa, 5S(+1), TPM e lean six sigma, com a aplicação do ciclo DMAIC. Enquanto algumas destas ferramentas se baseiam na organização de algumas zonas do armazém, outras são uma tentativa de tornar os processos mais eficientes. Este tipo de medidas tem impacto na qualidade do serviço prestado pela Plural+Udifar, pois a encomenda é processada mais rapidamente e o produto segue conforme com muita mais regularidade, acabando por existir impacto ao nível do apoio ao cliente/reclamações.Capitão, Silvino DiasRepositório ComumRodrigues, Ana Catarina2023-06-30T00:30:20Z2023-05-082022-12-062023-05-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44785TID:203310292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-06T02:15:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:53:55.748932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de ferramentas de melhoria contínua num armazém : o caso da Plural+Udifar
title Aplicação de ferramentas de melhoria contínua num armazém : o caso da Plural+Udifar
spellingShingle Aplicação de ferramentas de melhoria contínua num armazém : o caso da Plural+Udifar
Rodrigues, Ana Catarina
Kaizen
Lean six sigma
Melhoria contínua
TPM
Logística
title_short Aplicação de ferramentas de melhoria contínua num armazém : o caso da Plural+Udifar
title_full Aplicação de ferramentas de melhoria contínua num armazém : o caso da Plural+Udifar
title_fullStr Aplicação de ferramentas de melhoria contínua num armazém : o caso da Plural+Udifar
title_full_unstemmed Aplicação de ferramentas de melhoria contínua num armazém : o caso da Plural+Udifar
title_sort Aplicação de ferramentas de melhoria contínua num armazém : o caso da Plural+Udifar
author Rodrigues, Ana Catarina
author_facet Rodrigues, Ana Catarina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capitão, Silvino Dias
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Kaizen
Lean six sigma
Melhoria contínua
TPM
Logística
topic Kaizen
Lean six sigma
Melhoria contínua
TPM
Logística
description O presente relatório de estágio foi desenvolvido tendo em conta as atividades desenvolvidas na sede da Plural+Udifar, em Coimbra, focando-se essencialmente no armazém, onde eram recebidos, armazenados e enviados os produtos para os mais diversos clientes, desde farmácias a hospitais de todo o país. Essas atividades basearam-se essencialmente na aplicação de diversas metodologias para melhorar os processos e procedimentos já existentes, mantendo ao longo do tempo a filosofia de “melhoria contínua”, para que exista sempre esse pensamento em todos os intervenientes, querendo sempre melhorar o mais possível. Numa fase inicial, verificou-se que existiam noções de melhoria contínua perante todos os colaboradores, mas os procedimentos necessários não eram escrupulosamente seguidos. Era algo que necessitava de ser relembrado com muita frequência a muitos dos colaboradores. Sem a normalização de padrões, seria muito difícil implementar qualquer ferramenta de melhoria contínua. Após várias reuniões com os colaboradores, pouco a pouco, foram recolhidos alguns feedbacks acerca de possíveis propostas de melhoria. Algumas das sugestões recebidas foram cruciais para a implementação de muitas das ideias descritas neste relatório. As propostas de melhoria basearam-se no seguinte: redução de tempos de realização de tarefa, 5S(+1), TPM e lean six sigma, com a aplicação do ciclo DMAIC. Enquanto algumas destas ferramentas se baseiam na organização de algumas zonas do armazém, outras são uma tentativa de tornar os processos mais eficientes. Este tipo de medidas tem impacto na qualidade do serviço prestado pela Plural+Udifar, pois a encomenda é processada mais rapidamente e o produto segue conforme com muita mais regularidade, acabando por existir impacto ao nível do apoio ao cliente/reclamações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
2023-06-30T00:30:20Z
2023-05-08
2023-05-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44785
TID:203310292
url http://hdl.handle.net/10400.26/44785
identifier_str_mv TID:203310292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131612719349760