A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10629 |
Resumo: | O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao estágio de ensino supervisionado que decorreu na disciplina Prática Simulada do curso profissional de Técnico de Design (Interiores/Exteriores), da turma 11º ano de escolaridade, desenvolvido na Escola Secundária de Casquilhos no ano letivo 2012/2013. O programa proposto na disciplina visou o desenvolvimento de um projeto, em três módulos, ao longo do ano letivo. Estes módulos basearam-se em estratégias pedagógicas e objetivos diferenciados, tendo por base a metodologia projetual como forma de estruturar e desenvolver uma proposta de trabalho, possibilitando a observação, análise e concretização das várias fases de um projeto com o intuito de criar no aluno uma consciência crítica em relação às suas opções projetuais. O estágio pedagógico contemplou três fases correspondentes à exploração, desenvolvimento e formalização de uma ideia de projeto. A prática pedagógica possibilitou uma intervenção direta com os alunos de forma contínua, permitindo ter uma visão da sua evolução e percurso ao longo do ano. O trabalho desenvolvido pelos alunos encontra-se organizado em três partes, relacionadas com a ordem dos módulos lecionados, com o objetivo de proporcionar uma leitura contínua do desenvolvimento e análise das metodologias aplicadas. |
id |
RCAP_e18f6ea9d74ea59b7e0f4158d83dc41e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10629 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaçoEnsino das Artes VisuaisProcesso Ensino-AprendizagemMetodologia projetualAutonomiaAtitude críticaRelatório de estágioO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao estágio de ensino supervisionado que decorreu na disciplina Prática Simulada do curso profissional de Técnico de Design (Interiores/Exteriores), da turma 11º ano de escolaridade, desenvolvido na Escola Secundária de Casquilhos no ano letivo 2012/2013. O programa proposto na disciplina visou o desenvolvimento de um projeto, em três módulos, ao longo do ano letivo. Estes módulos basearam-se em estratégias pedagógicas e objetivos diferenciados, tendo por base a metodologia projetual como forma de estruturar e desenvolver uma proposta de trabalho, possibilitando a observação, análise e concretização das várias fases de um projeto com o intuito de criar no aluno uma consciência crítica em relação às suas opções projetuais. O estágio pedagógico contemplou três fases correspondentes à exploração, desenvolvimento e formalização de uma ideia de projeto. A prática pedagógica possibilitou uma intervenção direta com os alunos de forma contínua, permitindo ter uma visão da sua evolução e percurso ao longo do ano. O trabalho desenvolvido pelos alunos encontra-se organizado em três partes, relacionadas com a ordem dos módulos lecionados, com o objetivo de proporcionar uma leitura contínua do desenvolvimento e análise das metodologias aplicadas.Fava, RitaMartins, Maria FernandaRepositório ComumBarros, Lilian2016-01-05T11:19:25Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10629201121506pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:06.525384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço |
title |
A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço |
spellingShingle |
A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço Barros, Lilian Ensino das Artes Visuais Processo Ensino-Aprendizagem Metodologia projetual Autonomia Atitude crítica Relatório de estágio |
title_short |
A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço |
title_full |
A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço |
title_fullStr |
A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço |
title_full_unstemmed |
A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço |
title_sort |
A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço |
author |
Barros, Lilian |
author_facet |
Barros, Lilian |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fava, Rita Martins, Maria Fernanda Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Lilian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das Artes Visuais Processo Ensino-Aprendizagem Metodologia projetual Autonomia Atitude crítica Relatório de estágio |
topic |
Ensino das Artes Visuais Processo Ensino-Aprendizagem Metodologia projetual Autonomia Atitude crítica Relatório de estágio |
description |
O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao estágio de ensino supervisionado que decorreu na disciplina Prática Simulada do curso profissional de Técnico de Design (Interiores/Exteriores), da turma 11º ano de escolaridade, desenvolvido na Escola Secundária de Casquilhos no ano letivo 2012/2013. O programa proposto na disciplina visou o desenvolvimento de um projeto, em três módulos, ao longo do ano letivo. Estes módulos basearam-se em estratégias pedagógicas e objetivos diferenciados, tendo por base a metodologia projetual como forma de estruturar e desenvolver uma proposta de trabalho, possibilitando a observação, análise e concretização das várias fases de um projeto com o intuito de criar no aluno uma consciência crítica em relação às suas opções projetuais. O estágio pedagógico contemplou três fases correspondentes à exploração, desenvolvimento e formalização de uma ideia de projeto. A prática pedagógica possibilitou uma intervenção direta com os alunos de forma contínua, permitindo ter uma visão da sua evolução e percurso ao longo do ano. O trabalho desenvolvido pelos alunos encontra-se organizado em três partes, relacionadas com a ordem dos módulos lecionados, com o objetivo de proporcionar uma leitura contínua do desenvolvimento e análise das metodologias aplicadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2016-01-05T11:19:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10629 201121506 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10629 |
identifier_str_mv |
201121506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129999031140352 |