A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Lilian
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10629
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao estágio de ensino supervisionado que decorreu na disciplina Prática Simulada do curso profissional de Técnico de Design (Interiores/Exteriores), da turma 11º ano de escolaridade, desenvolvido na Escola Secundária de Casquilhos no ano letivo 2012/2013. O programa proposto na disciplina visou o desenvolvimento de um projeto, em três módulos, ao longo do ano letivo. Estes módulos basearam-se em estratégias pedagógicas e objetivos diferenciados, tendo por base a metodologia projetual como forma de estruturar e desenvolver uma proposta de trabalho, possibilitando a observação, análise e concretização das várias fases de um projeto com o intuito de criar no aluno uma consciência crítica em relação às suas opções projetuais. O estágio pedagógico contemplou três fases correspondentes à exploração, desenvolvimento e formalização de uma ideia de projeto. A prática pedagógica possibilitou uma intervenção direta com os alunos de forma contínua, permitindo ter uma visão da sua evolução e percurso ao longo do ano. O trabalho desenvolvido pelos alunos encontra-se organizado em três partes, relacionadas com a ordem dos módulos lecionados, com o objetivo de proporcionar uma leitura contínua do desenvolvimento e análise das metodologias aplicadas.
id RCAP_e18f6ea9d74ea59b7e0f4158d83dc41e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaçoEnsino das Artes VisuaisProcesso Ensino-AprendizagemMetodologia projetualAutonomiaAtitude críticaRelatório de estágioO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao estágio de ensino supervisionado que decorreu na disciplina Prática Simulada do curso profissional de Técnico de Design (Interiores/Exteriores), da turma 11º ano de escolaridade, desenvolvido na Escola Secundária de Casquilhos no ano letivo 2012/2013. O programa proposto na disciplina visou o desenvolvimento de um projeto, em três módulos, ao longo do ano letivo. Estes módulos basearam-se em estratégias pedagógicas e objetivos diferenciados, tendo por base a metodologia projetual como forma de estruturar e desenvolver uma proposta de trabalho, possibilitando a observação, análise e concretização das várias fases de um projeto com o intuito de criar no aluno uma consciência crítica em relação às suas opções projetuais. O estágio pedagógico contemplou três fases correspondentes à exploração, desenvolvimento e formalização de uma ideia de projeto. A prática pedagógica possibilitou uma intervenção direta com os alunos de forma contínua, permitindo ter uma visão da sua evolução e percurso ao longo do ano. O trabalho desenvolvido pelos alunos encontra-se organizado em três partes, relacionadas com a ordem dos módulos lecionados, com o objetivo de proporcionar uma leitura contínua do desenvolvimento e análise das metodologias aplicadas.Fava, RitaMartins, Maria FernandaRepositório ComumBarros, Lilian2016-01-05T11:19:25Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10629201121506pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:06.525384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço
title A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço
spellingShingle A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço
Barros, Lilian
Ensino das Artes Visuais
Processo Ensino-Aprendizagem
Metodologia projetual
Autonomia
Atitude crítica
Relatório de estágio
title_short A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço
title_full A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço
title_fullStr A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço
title_full_unstemmed A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço
title_sort A estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaço
author Barros, Lilian
author_facet Barros, Lilian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fava, Rita
Martins, Maria Fernanda
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Lilian
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das Artes Visuais
Processo Ensino-Aprendizagem
Metodologia projetual
Autonomia
Atitude crítica
Relatório de estágio
topic Ensino das Artes Visuais
Processo Ensino-Aprendizagem
Metodologia projetual
Autonomia
Atitude crítica
Relatório de estágio
description O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao estágio de ensino supervisionado que decorreu na disciplina Prática Simulada do curso profissional de Técnico de Design (Interiores/Exteriores), da turma 11º ano de escolaridade, desenvolvido na Escola Secundária de Casquilhos no ano letivo 2012/2013. O programa proposto na disciplina visou o desenvolvimento de um projeto, em três módulos, ao longo do ano letivo. Estes módulos basearam-se em estratégias pedagógicas e objetivos diferenciados, tendo por base a metodologia projetual como forma de estruturar e desenvolver uma proposta de trabalho, possibilitando a observação, análise e concretização das várias fases de um projeto com o intuito de criar no aluno uma consciência crítica em relação às suas opções projetuais. O estágio pedagógico contemplou três fases correspondentes à exploração, desenvolvimento e formalização de uma ideia de projeto. A prática pedagógica possibilitou uma intervenção direta com os alunos de forma contínua, permitindo ter uma visão da sua evolução e percurso ao longo do ano. O trabalho desenvolvido pelos alunos encontra-se organizado em três partes, relacionadas com a ordem dos módulos lecionados, com o objetivo de proporcionar uma leitura contínua do desenvolvimento e análise das metodologias aplicadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2016-01-05T11:19:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10629
201121506
url http://hdl.handle.net/10400.26/10629
identifier_str_mv 201121506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999031140352