O papel da Educação Física na escola: estudo centrado em Presidentes do Conselho Pedagógico de Agrupamentos de Escolas da Região do Dão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escaroupa, Dalila Inês Costa Lobo Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3168
Resumo: As representações dos Presidentes do Conselho Pedagógico constituem variáveis fundamentais à compreensão do processo aprendizagem e permitem obter informação capaz de contribuir para a melhoria do ensino, que pode ser fundamental para o sucesso dos alunos. Este estudo pretende descrever e compreender as representações, práticas e aspirações de Presidentes do Conselho Pedagógico de 8 (oito) Escolas da Zona Sul da Região do Dão, relativamente à disciplina de Educação Física. A natureza descritiva e exploratória dos estudo justifica a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se às técnicas de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se a entrevista como instrumento de recolha de dados. Os principais resultados deste estudo revelam que os Presidentes do Conselho Pedagógico consideram a disciplina como fundamental/nuclear na Escola, bem como na formação dos alunos criando hábitos de vida saudável, transmissão de valores e cumprimento de regras. Veem a Educação Física como uma disciplina importante para a construção de uma Escola de qualidade, pois desenvolve algumas valências onde as outras disciplinas têm mais dificuldade. Consideram e afirmam que a carga horária da disciplina é insuficiente. Revelam que a preferência dos alunos pela disciplina é grande e prende-se principalmente aos Desportos Coletivos e à parte competitiva. Encaram a avaliação como a adequada e não há nenhum aspeto da Educação Física que não valorizem. Concordam que as atividades extracurriculares são indispensáveis pois dão mais dinâmica à Escola. Referiram que o apoio que o Conselho Pedagógico poderá dar à disciplina de Educação Física e aos seus profissionais é a aprovação das atividades propostas.
id RCAP_e1953e38ebac31b45d13534866da723b
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/3168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da Educação Física na escola: estudo centrado em Presidentes do Conselho Pedagógico de Agrupamentos de Escolas da Região do DãoEscolaEducação físicaRepresentaçõesPresidente Conselho PedagógicoValorizaçãoAs representações dos Presidentes do Conselho Pedagógico constituem variáveis fundamentais à compreensão do processo aprendizagem e permitem obter informação capaz de contribuir para a melhoria do ensino, que pode ser fundamental para o sucesso dos alunos. Este estudo pretende descrever e compreender as representações, práticas e aspirações de Presidentes do Conselho Pedagógico de 8 (oito) Escolas da Zona Sul da Região do Dão, relativamente à disciplina de Educação Física. A natureza descritiva e exploratória dos estudo justifica a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se às técnicas de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se a entrevista como instrumento de recolha de dados. Os principais resultados deste estudo revelam que os Presidentes do Conselho Pedagógico consideram a disciplina como fundamental/nuclear na Escola, bem como na formação dos alunos criando hábitos de vida saudável, transmissão de valores e cumprimento de regras. Veem a Educação Física como uma disciplina importante para a construção de uma Escola de qualidade, pois desenvolve algumas valências onde as outras disciplinas têm mais dificuldade. Consideram e afirmam que a carga horária da disciplina é insuficiente. Revelam que a preferência dos alunos pela disciplina é grande e prende-se principalmente aos Desportos Coletivos e à parte competitiva. Encaram a avaliação como a adequada e não há nenhum aspeto da Educação Física que não valorizem. Concordam que as atividades extracurriculares são indispensáveis pois dão mais dinâmica à Escola. Referiram que o apoio que o Conselho Pedagógico poderá dar à disciplina de Educação Física e aos seus profissionais é a aprovação das atividades propostas.The performances of the School Board Principals are essential variables to the understanding of the learning process and allow obtaining information capable of contributing to the teaching improvement, which may be of most importance for the students’ success. This study pretends to describe and understand the performances, practices and yearnings of the School Board Principals from eight schools of the southern region of Dão, concerning Physical Education. The exploratory and descriptive nature of this study justifies the option for the qualitative method, recurring to content analysis techniques to the data analysis and using the interview as an instrument of data gathering. The main results of this study reveal that the School Board Principals consider this subject as being fundamental at school, as well as in the students’ education, creating habits to a healthy lifestyle, transmitting personal values and rules accomplishment. They see Physical Education as an important subject to the building structure of a school with quality since it develops some abilities where other subjects have more difficulties. They consider and claim that the hour load of the subject is insufficient. They reveal that the students’ preference on the subject is huge and it is mostly because of the group sports and the competitive aspect. They think evaluation is adequate and there is no aspect about Physical Education they don’t value. They agree that extracurricular activities are essential because they provide dynamics to school. They refer that the support the School Board may provide to Physical Education and their technicians is the approval of the proposed activities.2014-05-26T14:49:20Z2014-05-26T00:00:00Z2014-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3168porEscaroupa, Dalila Inês Costa Lobo Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:19Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:09.779575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da Educação Física na escola: estudo centrado em Presidentes do Conselho Pedagógico de Agrupamentos de Escolas da Região do Dão
title O papel da Educação Física na escola: estudo centrado em Presidentes do Conselho Pedagógico de Agrupamentos de Escolas da Região do Dão
spellingShingle O papel da Educação Física na escola: estudo centrado em Presidentes do Conselho Pedagógico de Agrupamentos de Escolas da Região do Dão
Escaroupa, Dalila Inês Costa Lobo Marques
Escola
Educação física
Representações
Presidente Conselho Pedagógico
Valorização
title_short O papel da Educação Física na escola: estudo centrado em Presidentes do Conselho Pedagógico de Agrupamentos de Escolas da Região do Dão
title_full O papel da Educação Física na escola: estudo centrado em Presidentes do Conselho Pedagógico de Agrupamentos de Escolas da Região do Dão
title_fullStr O papel da Educação Física na escola: estudo centrado em Presidentes do Conselho Pedagógico de Agrupamentos de Escolas da Região do Dão
title_full_unstemmed O papel da Educação Física na escola: estudo centrado em Presidentes do Conselho Pedagógico de Agrupamentos de Escolas da Região do Dão
title_sort O papel da Educação Física na escola: estudo centrado em Presidentes do Conselho Pedagógico de Agrupamentos de Escolas da Região do Dão
author Escaroupa, Dalila Inês Costa Lobo Marques
author_facet Escaroupa, Dalila Inês Costa Lobo Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escaroupa, Dalila Inês Costa Lobo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Educação física
Representações
Presidente Conselho Pedagógico
Valorização
topic Escola
Educação física
Representações
Presidente Conselho Pedagógico
Valorização
description As representações dos Presidentes do Conselho Pedagógico constituem variáveis fundamentais à compreensão do processo aprendizagem e permitem obter informação capaz de contribuir para a melhoria do ensino, que pode ser fundamental para o sucesso dos alunos. Este estudo pretende descrever e compreender as representações, práticas e aspirações de Presidentes do Conselho Pedagógico de 8 (oito) Escolas da Zona Sul da Região do Dão, relativamente à disciplina de Educação Física. A natureza descritiva e exploratória dos estudo justifica a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se às técnicas de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se a entrevista como instrumento de recolha de dados. Os principais resultados deste estudo revelam que os Presidentes do Conselho Pedagógico consideram a disciplina como fundamental/nuclear na Escola, bem como na formação dos alunos criando hábitos de vida saudável, transmissão de valores e cumprimento de regras. Veem a Educação Física como uma disciplina importante para a construção de uma Escola de qualidade, pois desenvolve algumas valências onde as outras disciplinas têm mais dificuldade. Consideram e afirmam que a carga horária da disciplina é insuficiente. Revelam que a preferência dos alunos pela disciplina é grande e prende-se principalmente aos Desportos Coletivos e à parte competitiva. Encaram a avaliação como a adequada e não há nenhum aspeto da Educação Física que não valorizem. Concordam que as atividades extracurriculares são indispensáveis pois dão mais dinâmica à Escola. Referiram que o apoio que o Conselho Pedagógico poderá dar à disciplina de Educação Física e aos seus profissionais é a aprovação das atividades propostas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-26T14:49:20Z
2014-05-26T00:00:00Z
2014-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/3168
url http://hdl.handle.net/10348/3168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137127674413056