O erro como meio de ensino-aprendizagem dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sandra Marques Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/65024
Resumo: Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
id RCAP_e19dd66ba9ce97e1db38e32276a91b05
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O erro como meio de ensino-aprendizagem dos alunosError as a teaching-learning environment for studentsAprendizagemErroInteligência emocionalEmotional intelligenceErrorLearningCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoNum futuro próximo, o plurilinguismo será a realidade de muitos jovens. Os programas de promoção do ensino-aprendizagem das línguas envolvem cada vez mais alunos e professores para além-fronteiras. Por isso, ambos devem ser capazes de gerir o erro a seu favor, utilizando-o como meio de ensino-aprendizagem. Em Portugal, o ensino de uma língua estrangeira, passou a ser obrigatório no Primeiro Ciclo. Neste contexto, o erro ainda é encarado como algo negativo e/ou punido, que afasta muitos alunos da aprendizagem a longo prazo. Partindo de uma revisão da literatura sobre aprendizagem, erro e inteligência emocional, sugere-se um projeto que responda à questão: Em que medida crenças e a abordagem dos professores ao erro podem interferir na aprendizagem de uma língua estrangeira? Participam 100 professores de Inglês do 7º ano e respetivos alunos, de escolas públicas da Comunidade Intermunicipal do Ave. Será aplicado um questionário on-line aos professores sobre crenças e estratégias face ao erro, realizada uma oficina de formação sobre o tema, com aplicação de conhecimentos em sala de aula numa unidade temática, seguida de recolha de informação sobre resultados escolares dos alunos, e opiniões dos professores sobre o erro. Analisa-se o impacto da abordagem ao erro na aprendizagem dos alunos.In a near future, Plurilinguism will be reality for many adolescents. Promotion on language teaching and learning programmes involve increasingly students and teachers beyond borders. Consequently, both need to be able to manage the error in their favour, using it as a teaching-learning environment. In Portugal, the teaching of a foreign language became mandatory for the first cycle of studies. In this context, the error is still looked as something negative and/or punished, which leads to student’s disinvestment in a long-term learning. Starting from a review of literature on emotional intelligence; error and learning, a project is suggested that answers to the question: In what extent can teachers’ convictions and approach on error interfere in the learning of a foreign language? Participate 100 English teachers of the 7th grade and their students, of public schools in the Intermunicipal Ave Community. An on-line questionnaire will be used with teachers on their beliefs and strategies towards the error, training workshop about the theme, with the appliance of the skills in the classroom during a thematic unit, followed by information collection on students’ educational outcomes and teachers’ opinion about error. The impact of the approach to error in the students learning is analysed.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoSousa, Sandra Marques Vieira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65024por202274888info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:28.278220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O erro como meio de ensino-aprendizagem dos alunos
Error as a teaching-learning environment for students
title O erro como meio de ensino-aprendizagem dos alunos
spellingShingle O erro como meio de ensino-aprendizagem dos alunos
Sousa, Sandra Marques Vieira
Aprendizagem
Erro
Inteligência emocional
Emotional intelligence
Error
Learning
Ciências Sociais::Psicologia
title_short O erro como meio de ensino-aprendizagem dos alunos
title_full O erro como meio de ensino-aprendizagem dos alunos
title_fullStr O erro como meio de ensino-aprendizagem dos alunos
title_full_unstemmed O erro como meio de ensino-aprendizagem dos alunos
title_sort O erro como meio de ensino-aprendizagem dos alunos
author Sousa, Sandra Marques Vieira
author_facet Sousa, Sandra Marques Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Taveira, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sandra Marques Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Erro
Inteligência emocional
Emotional intelligence
Error
Learning
Ciências Sociais::Psicologia
topic Aprendizagem
Erro
Inteligência emocional
Emotional intelligence
Error
Learning
Ciências Sociais::Psicologia
description Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/65024
url http://hdl.handle.net/1822/65024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202274888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132246480781312