Análise da implementação de um plano de treino de competências parentais em pais com filhos institucionalizados: estudo de caso do centro de acolhimento temporário: casa da Palmeira da Associação Luís Pereira da Mota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Paula Carvalho de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8856
Resumo: A partir da análise do estudo de caso a um programa de treino de competências parentais, a pais com filhos institucionalizados num centro de acolhimento temporário, pretende-se obter respostas às dificuldades da parentalidade em famílias carenciadas, através da aplicação de programas de competências parentais. Nesta análise do programa desenvolvido no Centro de Acolhimento Temporário Casa da Palmeira da ALPM, no âmbito do plano Sere+, cujo objetivo centra-se na articulação com os pais e na melhoria das suas competências enquanto progenitores. Foi aplicada uma metodologia quantitativa longitudinal e descritiva, na medida em que foi possível a construção do plano de competências parentais, a aplicação e avaliação. Os resultados do programa não são significativamente positivos. Apresentam dificuldades das famílias para a sua restruturação na parentalidade e alguns constrangimentos dos profissionais na aplicação do programa por falta de foco social, por vezes dificuldade na diferenciação do tipo de intervenção a desenvolver, ou seja, falta de clareza na intervenção. Conclui-se que os programas de competências parentais, embora com alguns resultados positivos, demonstram ser vulneráveis na estrutura, aplicação e avaliação, necessitando por isso de serem repensados. É importante levantar as questões da qualificação, supervisão e desvirtualização sociopolítica dos técnicos. Pede-se clareza concetual; ao nível do quadro legislativo no que respeita à matéria de infância e juventude; medidas de apoio à família e na forma de aplicação pelos profissionais.
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