Imigração: implicações profissionais e socioculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padrão, Helena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Inês Guerra, Arruela, Maria João, Marnoto, Sandra, Oliveira, Clementina, Padrão, Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/1795
Resumo: Este estudo inscreve-se no âmbito do projecto intitulado “Imigração: implicações económicas, profissionais, socioculturais e linguísticas”. Uma vasta literatura empírica revela o fenómeno do despedimento no mercado de trabalho, sendo que os custos em termos de desemprego (incidência e duração) e de perdas salariais (magnitude e persistência) têm sido os aspectos mais estudados. Neste estudo procura-se compreender as consequências deste fenómeno na deslocalização dos recursos humanos de outros países para Portugal e avaliar a incidência dos imigrantes na região norte de Portugal, nomeadamente ajudar a clarificar os mecanismos de determinação das medidas de política económica. (sectores mais procurados, integração, interacções nas organizações). Com a descolonização e, mais tarde, com a integração na União Europeia, o tecido social e cultural sofreu profundas alterações. Portugal foi-se tornando país de acolhimento. Foi criada uma base de dados com informação sobre um conjunto significativo de empresas (distrito, concelho, actividade económica, natureza jurídica e forma de gestão), bem como informação individualizada sobre características do pessoal imigrante em serviço (sexo, idade, nível de escolaridade, nível de qualificação, profissão, remunerações, horas de trabalho). Optou-se por métodos quantitativos (foram desenhados e aplicados inquéritos) e qualitativos, por concordarmos com Stiles (1993, in Gonçalves, 2000), ao defender que a condensação da experiência humana em palavras é menos redutora que a sua simbolização em números. Na análise do conteúdo, optou-se pela análise da narrativa, método cada vez mais usado, nomeadamente no estudo de períodos específicos de transição de ciclo de vida (Farrel, Rosenberg & Rosenberg, 1993, in Zilber et al, 1998).
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