Neurociência aplicada à comunicação: avaliação do impacto das campanhas publicitárias sobre a emoção de voluntários saudáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinhão, Sara Filipa Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/6284
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia Biomédica, realizada no Laboratório de Processamento de Imagens e Sinais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para obtenção do título de Mestre em Engenharia Biomédica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
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spelling Neurociência aplicada à comunicação: avaliação do impacto das campanhas publicitárias sobre a emoção de voluntários saudáveisEEGProcessamento de sinalNeuromarketingERD/ERSDissertação de Mestrado em Engenharia Biomédica, realizada no Laboratório de Processamento de Imagens e Sinais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para obtenção do título de Mestre em Engenharia Biomédica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de LisboaNeste estudo foi investigado o impacto da atenção e emocional dos anúncios publicitários através da aplicação de técnicas de processamento digital de sinais EEG. Os sinais EEG de 32 voluntários saudáveis foram adquiridos durante 300s de olhos fechados (OF) e durante a visualização de um filme composto por trechos de um documentário e por seis anúncios de diversos produtos. Com base nas respostas ao questionário, no qual os sujeitos emitiram a sua opinião, foram seleccionados o anúncio B (EVB) e o anúncio C (EVC) para análise por serem,respectivamente, o que menos gostaram e despertou emoções negativas ou o preferido e,portanto, o que despertou emoções positivas. A análise de sincronismo entre os sinais de EEG da actividade durante a estimulação (EVB e EVC) e a actividade de olhos fechados (OF), em torno de ±1Hz do pico de ALFA (BPA) para as derivações parieto-temporo-occipitais, foi realizada utilizando-se o índice event related dessynchronization / synchronization, ERD/ERS(f). Por um lado, os resultados do índice ERD/ERS(f), para α=0,05 com correcção de Bonferroni, e do Teste de Wilcoxon (α=0,05) indicaram dessincronismo na BPA com distribuição topográfica homogénea, tanto para EVB como EVC. Por outro lado, o Teste de Wilcoxon aplicado ao grau médio de sincronismo da BPA, indicou somente as regiões parieto-temporais esquerdas como as de maior dessincronismo quando os sujeitos eram estimulados pelo anúncio C, ou seja, o anúncio preferido e considerado pelos mesmos como de impacto emocional mais positivo. Tais resultados indicam a potencialidade do uso do índice ERD/ERS(f) na avaliação da resposta electrofisiológica cortical à publicidade e propaganda, em particular no que concerne à ligação emocional.Faculdade de Ciências e TecnologiaInfantosi, AntonioCagy, MaurícioRUNPinhão, Sara Filipa Pereira2011-12-09T15:33:31Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/6284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:37:31Zoai:run.unl.pt:10362/6284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:49.402142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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