Partituras não convencionais : um recurso didático em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria Piedade Monteiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2065
Resumo: Perante todos os desafios que são colocados ao nível da educação, os agentes educativos são confrontados a proporcionar aos alunos uma educação baseada em novos métodos e estratégias de ensino/aprendizagem. Perante isso, sentiu-se a necessidade de encontrar respostas para as questões traçadas para este estudo. Essas questões estimularam a investigação em causa, intitulada “Partituras não convencionais: um recurso didático em contexto escolar”, desenvolvida numa turma do 5º ano de escolaridade, da escola de Ribeira Bote, situada em São Vicente-Cabo Verde. Para esta investigação foi utilizado o método de investigação-ação, de natureza qualitativa, onde os dados recolhidos foram obtidos através da observação participante, notas de campo/diário de bordo, registos audiovisuais, questionários e entrevistas. No que tange à fundamentação teórica, esta, compreendeu uma revisão de literatura de autores nacionais e internacionais, com temas relacionadas sobre a importância do ensino da música no Ensino Básico, da construção de instrumentos musicais pelas próprias crianças, das partituras não convencionais e a Educação Artística em Cabo Verde. Esta investigação surgiu no contexto de algumas preocupações, em relação ao ensino da música, onde a Educação Musical é trabalhada como uma segunda opção e as escolas não possuem recursos didáticos para enfatizar esse ensino. Objetivo primordial consistiu em explorar as partituras não convencionais, dotando assim os alunos de um conjunto de saberes musicais, aliada à construção do instrumental Orff. Os resultados foram satisfatórios no sentido que houve maior aquisição de conhecimentos e competências musicais, desenvolvendo assim nos alunos outras perceções musicais. Conseguiu-se ainda através do estudo, mudanças de comportamento e consequentemente o desenvolvimento da socialização, autoestima, autoconfiança, entre outros aspetos considerados importantes. Os resultados desta investigação poderão servir como um caminho para novas investigações e estimular outros investigadores dado que a Educação Musical em Cabo Verde, precisa de mais destaque por parte dos agentes educativos e do sistema em geral.
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Para esta investigação foi utilizado o método de investigação-ação, de natureza qualitativa, onde os dados recolhidos foram obtidos através da observação participante, notas de campo/diário de bordo, registos audiovisuais, questionários e entrevistas. No que tange à fundamentação teórica, esta, compreendeu uma revisão de literatura de autores nacionais e internacionais, com temas relacionadas sobre a importância do ensino da música no Ensino Básico, da construção de instrumentos musicais pelas próprias crianças, das partituras não convencionais e a Educação Artística em Cabo Verde. Esta investigação surgiu no contexto de algumas preocupações, em relação ao ensino da música, onde a Educação Musical é trabalhada como uma segunda opção e as escolas não possuem recursos didáticos para enfatizar esse ensino. Objetivo primordial consistiu em explorar as partituras não convencionais, dotando assim os alunos de um conjunto de saberes musicais, aliada à construção do instrumental Orff. Os resultados foram satisfatórios no sentido que houve maior aquisição de conhecimentos e competências musicais, desenvolvendo assim nos alunos outras perceções musicais. Conseguiu-se ainda através do estudo, mudanças de comportamento e consequentemente o desenvolvimento da socialização, autoestima, autoconfiança, entre outros aspetos considerados importantes. Os resultados desta investigação poderão servir como um caminho para novas investigações e estimular outros investigadores dado que a Educação Musical em Cabo Verde, precisa de mais destaque por parte dos agentes educativos e do sistema em geral.Before all of the challenges that they are put at level of the education, the educational agents are confronted to provide to the students an education based in new methods and teaching/learning strategies. Before that, felt the need to find answers for the subjects drawn for this study. Those subjects stimulated the investigation in cause, entitled "; Sheet Music unconventional: a didactic resource in school context", developed in a the 5th year-old group, of the school of “Ribeira Bote”, located in São Vicente - Cabo Verde. For this investigation the investigation-action method was used, of qualitative nature, where the collected data were obtained through the participant observation, notes of board field/daily, audiovisual register, questionnaires and interviews. With respect to the theoretical reason, this, understood a revision of national and international authors' literature, with themes related on the importance of the teaching of the music in the Basic Teaching, of the construction of musical instruments for the own children, of the scores you don't stipulate and of the state of the Artistic Education in Cabo Verde. This investigation appeared in the context of some concerns, in relation to the teaching of the music, where the Musical Education is worked as a second option, and the schools don't possess didactic resources to emphasize that teaching. The primordial purpose it consisted of exploring the scores don't stipulate, endowing like this the students of a group of you know musical, allied the construction of instrumental Orff. The results were satisfactory in the sense that there were larger acquisition of knowledge and musical competences, developing like this in the students other musical perceptions. It was still gotten through the study, changes of behavior and consequently the development of the socialization, self-esteem, self-confidence, among other aspects considered important. The results of this investigation can serve as a road for new investigations and to stimulate other investigators because the Musical Education in Cabo Verde, needs of more prominence on the part of the educational agents and of the system in general.2018-09-14T14:47:27Z2018-04-20T00:00:00Z2018-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2065TID:201973790porCorreia, Maria Piedade Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:46Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:06.339403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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