Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Margarida M.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sarrico, Cláudia S., Santiago, Rui A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/6642
Resumo: O objetivo geral do presente trabalho é o de procurar contribuir para a discussão teórica sobre a forma como a utilização de metodologias PBL produz implicações ao nível das formas de atuar dos docentes no ensino superior profi ssionalizante. Em termos mais específi cos, procuramos perceber (1) que papéis são os docentes chamados a desempenhar; (2) que estratégias específi cas são suscetíveis de serem modifi cadas nas práticas docentes; (3) até que ponto experiências profissionais fora das IES contribuem para desempenhos dissimilares nas atividades pedagógicas dos docentes; e, fi nalmente, (4) se é razoável a identifi cação de todos os docentes com métodos emergentes de ensino. O presente trabalho desenvolve-se sob a forma de estudo de caso de uma instituição de ensino superior profi ssionalizante que assume como seu objeto a disciplina semestral de Simulação Empresarial ministrada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração Da Universidade e Aveiro (ISCA-UA). O nosso objeto de análise encontra-se circunscrito aos grupos dos alunos e dos docentes envolvidos, considerando-os como elementos centrais na operacionalização e concretização dos sistemas de ensino-aprendizagem. Permitimo-nos concluir que os estudantes, não previamente identifi cados com metodologias que reforcem o seu envolvimento na produção do conhecimento, ainda presumem e esperam respostas pré-formatadas dos docentes
id RCAP_e1df15e3c91a81e2b89bc2318f33268f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/6642
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidadeEnsino Superior Profissionalizante, Ensino-aprendizagem, PBL. ContabilidadeO objetivo geral do presente trabalho é o de procurar contribuir para a discussão teórica sobre a forma como a utilização de metodologias PBL produz implicações ao nível das formas de atuar dos docentes no ensino superior profi ssionalizante. Em termos mais específi cos, procuramos perceber (1) que papéis são os docentes chamados a desempenhar; (2) que estratégias específi cas são suscetíveis de serem modifi cadas nas práticas docentes; (3) até que ponto experiências profissionais fora das IES contribuem para desempenhos dissimilares nas atividades pedagógicas dos docentes; e, fi nalmente, (4) se é razoável a identifi cação de todos os docentes com métodos emergentes de ensino. O presente trabalho desenvolve-se sob a forma de estudo de caso de uma instituição de ensino superior profi ssionalizante que assume como seu objeto a disciplina semestral de Simulação Empresarial ministrada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração Da Universidade e Aveiro (ISCA-UA). O nosso objeto de análise encontra-se circunscrito aos grupos dos alunos e dos docentes envolvidos, considerando-os como elementos centrais na operacionalização e concretização dos sistemas de ensino-aprendizagem. Permitimo-nos concluir que os estudantes, não previamente identifi cados com metodologias que reforcem o seu envolvimento na produção do conhecimento, ainda presumem e esperam respostas pré-formatadas dos docentesFEARP - USP2012-02-20T10:07:04Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/6642por1982-6486Pinheiro, Margarida M.Sarrico, Cláudia S.Santiago, Rui A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:09:33Zoai:ria.ua.pt:10773/6642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:59.378127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidade
title Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidade
spellingShingle Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidade
Pinheiro, Margarida M.
Ensino Superior Profissionalizante, Ensino-aprendizagem, PBL. Contabilidade
title_short Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidade
title_full Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidade
title_fullStr Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidade
title_full_unstemmed Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidade
title_sort Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidade
author Pinheiro, Margarida M.
author_facet Pinheiro, Margarida M.
Sarrico, Cláudia S.
Santiago, Rui A.
author_role author
author2 Sarrico, Cláudia S.
Santiago, Rui A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Margarida M.
Sarrico, Cláudia S.
Santiago, Rui A.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior Profissionalizante, Ensino-aprendizagem, PBL. Contabilidade
topic Ensino Superior Profissionalizante, Ensino-aprendizagem, PBL. Contabilidade
description O objetivo geral do presente trabalho é o de procurar contribuir para a discussão teórica sobre a forma como a utilização de metodologias PBL produz implicações ao nível das formas de atuar dos docentes no ensino superior profi ssionalizante. Em termos mais específi cos, procuramos perceber (1) que papéis são os docentes chamados a desempenhar; (2) que estratégias específi cas são suscetíveis de serem modifi cadas nas práticas docentes; (3) até que ponto experiências profissionais fora das IES contribuem para desempenhos dissimilares nas atividades pedagógicas dos docentes; e, fi nalmente, (4) se é razoável a identifi cação de todos os docentes com métodos emergentes de ensino. O presente trabalho desenvolve-se sob a forma de estudo de caso de uma instituição de ensino superior profi ssionalizante que assume como seu objeto a disciplina semestral de Simulação Empresarial ministrada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração Da Universidade e Aveiro (ISCA-UA). O nosso objeto de análise encontra-se circunscrito aos grupos dos alunos e dos docentes envolvidos, considerando-os como elementos centrais na operacionalização e concretização dos sistemas de ensino-aprendizagem. Permitimo-nos concluir que os estudantes, não previamente identifi cados com metodologias que reforcem o seu envolvimento na produção do conhecimento, ainda presumem e esperam respostas pré-formatadas dos docentes
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-02-20T10:07:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/6642
url http://hdl.handle.net/10773/6642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1982-6486
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FEARP - USP
publisher.none.fl_str_mv FEARP - USP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137489832640512