Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Fátima
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sá, Virgínio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/16148
Resumo: O texto apresenta alguns resultados de uma investigação recentemente concluída que, genericamente, se inscreve nos complexos processos de (multi)regulação da educação. O estudo desenvolveu-se num concelho do norte de Portugal (convencionalmente designado Vila Formosa), circunscrevendo-se às escolas com oferta de ensino secundário. A análise dos dados sugere que, na topografia complexa dos processos de (multi)regulação do campo escolar, a combinação de medidas de política educativa com recursos e cursos de acção que as diferentes escolas e as diversas categorias de famílias e jovens detêm e adoptam constituem uma tríade de fontes de dinâmicas, umas vezes convergentes, outras vezes em tensão que, por seus efeitos sociológicos cumulativos, geram a reordenação do campo de lutas concorrenciais em torno da educação, lutas essas que parecem penalizar sobretudo as famílias que já sofrem de outras desvantagens.
id RCAP_e1efe4d6cf398389de528172e6e63cb9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação(multi)Regulation of educationCompeting strugglesExplanationsPolicies of choiceSchool publicsO texto apresenta alguns resultados de uma investigação recentemente concluída que, genericamente, se inscreve nos complexos processos de (multi)regulação da educação. O estudo desenvolveu-se num concelho do norte de Portugal (convencionalmente designado Vila Formosa), circunscrevendo-se às escolas com oferta de ensino secundário. A análise dos dados sugere que, na topografia complexa dos processos de (multi)regulação do campo escolar, a combinação de medidas de política educativa com recursos e cursos de acção que as diferentes escolas e as diversas categorias de famílias e jovens detêm e adoptam constituem uma tríade de fontes de dinâmicas, umas vezes convergentes, outras vezes em tensão que, por seus efeitos sociológicos cumulativos, geram a reordenação do campo de lutas concorrenciais em torno da educação, lutas essas que parecem penalizar sobretudo as famílias que já sofrem de outras desvantagens.The text presents some results of a recently concluded investigation that, generically, is part of the complex processes of the (multi) regulation of education. The study was developed in a district in the north of Portugal (conventionally designated Vila Formosa) and was limited to schools that offered secondary education. The analysis of the data suggests that, in the complex topography of the processes of (multi)regulation of the school field, the combination of measures of educational policy with resources and courses of action that the different schools and the diverse categories of families and young people possess and adopt constitute a triad of dynamic sources, sometimes convergent and sometimes tense, that, by their cumulative sociological effects, generate the re-ordination of the field of competing struggles in education that seem to penalize, above all, the families that already suffer other disadvantages.El texto presenta algunos resultados de una investigación recientemente finalizada que, genéricamente, se inscribe en los complexos procesos de (multi) regulación de la educación. El estudio se desarrolló en un consejo del norte de Portugal (asignado convencionalmente Vila Formosa), circunscribiéndose a las escuelas con oferta de enseñanza secundaria. El análisis de los datos sugiere que, en la compleja topografía de los procesos de (multi)regulación del campo escolar, la combinación de medidas de política educativa con los recursos y los cursos de acción que las diferentes escuelas y las diversas categorías de familias y jóvenes retienen y que adoptan, constituyen una tríada de fuentes de dinámicas, unas veces convergentes, otras veces en tensión que, por sus efectos sociológicos acumulativos, generan la reordenación del campo de luchas competitivas alrededor de la educación y de los resultados de esas luchas que parecen penalizar principalmente a las familias que ya sufren de otras desventajas.(undefined)Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)Universidade do MinhoAntunes, FátimaSá, Virgínio20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16148porANTUNES, Fátima and SA, Virgínio. Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp.468-486. ISSN 1413-2478. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000300006.1413-247810.1590/S1413-24782010000300006http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782010000300006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:43.568502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação
title Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação
spellingShingle Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação
Antunes, Fátima
(multi)Regulation of education
Competing struggles
Explanations
Policies of choice
School publics
title_short Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação
title_full Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação
title_fullStr Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação
title_full_unstemmed Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação
title_sort Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação
author Antunes, Fátima
author_facet Antunes, Fátima
Sá, Virgínio
author_role author
author2 Sá, Virgínio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Fátima
Sá, Virgínio
dc.subject.por.fl_str_mv (multi)Regulation of education
Competing struggles
Explanations
Policies of choice
School publics
topic (multi)Regulation of education
Competing struggles
Explanations
Policies of choice
School publics
description O texto apresenta alguns resultados de uma investigação recentemente concluída que, genericamente, se inscreve nos complexos processos de (multi)regulação da educação. O estudo desenvolveu-se num concelho do norte de Portugal (convencionalmente designado Vila Formosa), circunscrevendo-se às escolas com oferta de ensino secundário. A análise dos dados sugere que, na topografia complexa dos processos de (multi)regulação do campo escolar, a combinação de medidas de política educativa com recursos e cursos de acção que as diferentes escolas e as diversas categorias de famílias e jovens detêm e adoptam constituem uma tríade de fontes de dinâmicas, umas vezes convergentes, outras vezes em tensão que, por seus efeitos sociológicos cumulativos, geram a reordenação do campo de lutas concorrenciais em torno da educação, lutas essas que parecem penalizar sobretudo as famílias que já sofrem de outras desvantagens.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/16148
url http://hdl.handle.net/1822/16148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ANTUNES, Fátima and SA, Virgínio. Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp.468-486. ISSN 1413-2478. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000300006.
1413-2478
10.1590/S1413-24782010000300006
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782010000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132276478443520