Competências sociais e problemas de comportamento: estudo exploratório de uma intervenção em alunos do 4.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marta Isabel Abrantes Pereira Sepúlveda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15370
Resumo: Problemas relacionados com o comportamento disruptivo entre os alunos representam um desafio significativo para as escolas. Em resposta, muitas escolas adotaram a prevenção em três níveis/modelos para comportamento social, tais como, intervenções e suportes de comportamento positivo em toda a escola (SW-PBIS) para apoiar comportamentos prosociais dos alunos e prevenir disrupções comportamentais. Mesmo com estratégias universais eficazes de gestão em sala de aula em vigor, alguns alunos são susceptíveis de se envolver em comportamentos desafiadores. Esses alunos precisarão de suportes comportamentais mais seletivos ou individualizados para que sejam academicamente e socialmente bem-sucedidos na escola. Educadores que se esforçam para implementar práticas baseadas em evidências precisam definir com precisão suficiente para permitir a implementação e estratégias para incorporar a individualização de intervenções que abordam a diversidade de desafios apresentados pelos alunos nas escolas de hoje. O presente estudo teve como objectivos a) Verificar os efeitos da implementação de um programa de intervenção nas competências sociais e problemas de comportamento; b) desenvolver no grupo competências relacionadas com a cooperação, autoestima e partilha. Apesar da curta duração do programa de intervenção, que limitou a abordagem de cada tema a uma única sessão, os resultados apontam para uma tendência de melhoria ao nível das habilidades sociais e redução dos problemas de comportamento.
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spelling Competências sociais e problemas de comportamento: estudo exploratório de uma intervenção em alunos do 4.º anoComportamento disruptivoPrevençãoSuporte multinívelDisruptive behaviorPreventionMultilevel supportDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoProblemas relacionados com o comportamento disruptivo entre os alunos representam um desafio significativo para as escolas. Em resposta, muitas escolas adotaram a prevenção em três níveis/modelos para comportamento social, tais como, intervenções e suportes de comportamento positivo em toda a escola (SW-PBIS) para apoiar comportamentos prosociais dos alunos e prevenir disrupções comportamentais. Mesmo com estratégias universais eficazes de gestão em sala de aula em vigor, alguns alunos são susceptíveis de se envolver em comportamentos desafiadores. Esses alunos precisarão de suportes comportamentais mais seletivos ou individualizados para que sejam academicamente e socialmente bem-sucedidos na escola. Educadores que se esforçam para implementar práticas baseadas em evidências precisam definir com precisão suficiente para permitir a implementação e estratégias para incorporar a individualização de intervenções que abordam a diversidade de desafios apresentados pelos alunos nas escolas de hoje. O presente estudo teve como objectivos a) Verificar os efeitos da implementação de um programa de intervenção nas competências sociais e problemas de comportamento; b) desenvolver no grupo competências relacionadas com a cooperação, autoestima e partilha. Apesar da curta duração do programa de intervenção, que limitou a abordagem de cada tema a uma única sessão, os resultados apontam para uma tendência de melhoria ao nível das habilidades sociais e redução dos problemas de comportamento.Problems related to disruptive behavior among students pose a significant challenge for schools. In response, many schools adopted prevention at three levels/models for social behavior, such as interventions and positive behavior supports throughout the school (SW-PBIS) to support students' prosocial behaviors and prevent behavioral dissections. Even with effective universal classroom management strategies in place, some students are likely to engage in challenging behaviors. These students will need more selective or individualized behavioral support to be academically and socially successful at school. Educators who strive to implement evidence-based practices need to define with sufficient precision to enable implementation and strategies to incorporate the individualization of interventions that address the diversity of challenges presented by students in schools today. The present study aimed to a) Verify the effects of the implementation of an intervention programme on social skills and behavioural problems; b) develop skills related to cooperation, self-esteem and sharing in the group. Despite the short duration of the intervention program, which limited the approach of each theme to a single session, the results point to a trend of improvement in the level of social skills and reduction of behavioral problems.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAlves, Sílvia Regina GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Marta Isabel Abrantes Pereira Sepúlveda2020-01-24T11:18:55Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15370TID:202570533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:05.826817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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