Canais artificiais e a sua influência em processos de planeamento urbano e ordenamento territorial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2678 |
Resumo: | Os fenómenos de cheia decorrentes de intempéries têm ao longo do tempo assolado o arquipélago da Madeira, particularmente a ilha da Madeira a qual se diferencia, entre outras, pelo seu relevo acentuado. Estas caraterísticas, associadas aos fenómenos de cheia, conduzem a dezenas de vítimas mortais, centenas de afetados direta ou indiretamente e milhares de milhões em custos monetários associados. Insurge-se deste modo como prioritária, a necessidade de simular com o maior rigor possível o escoamento das linhas de água com maior relevância neste tipo de catástrofes, articulando com os princípios de planeamento urbano em vigor na região de modo a procurar minimizar os seus riscos e consequências. As linhas de água que atravessam áreas urbanas podem ser classificadas como canais artificiais. Relativamente ao canal natural, as artificiais, introduzem diversas caraterísticas diferentes tais como: largura, profundidade e rugosidade, Camacho (2018). A temática em análise, considera a necessidade de efetuar uma modelação numérica das linhas de água – isto é, a simulação das condições de escoamento nas ribeiras da Região Autónoma da Madeira (RAM), de modo a permitir um ordenamento do território e planeamento urbano mais apropriados, garantindo assim a segurança da população, bem como a preservação de bens materiais. A análise do escoamento verificado nas ribeiras da RAM assume-se como fundamental, tendo em vista a redução de riscos em fenómenos de cheia bem como das respetivas áreas de inundação, sendo para isso particularmente relevante a análise de sensibilidade de diversos parâmetros tais como: fórmulas de transporte sólido, coeficientes de Manning-Strickler, condições de fronteira a montante, distribuição granulométrica nas diversas secções transversais consideradas e caudais afluentes. Os canais artificiais, deveriam condicionar a predisposição do tecido urbano de qualquer cidade, região ou país uma vez que em casos extremos de precipitação, eles são os principais responsáveis pelo correto escoamento minimizando qualquer tipologia de risco associado a cheias. Contudo o que acontece década após década é uma continua ocupação urbana na proximidade das principais linhas de água, tendo a agravante de esta se intensificar mais a jusante o que obviamente promove um acréscimo à sua perigosidade – uma vez que, estas zonas são as mais propícias a serem afetadas por enxurradas e/ou cheias através do galgamento dos leitos das ribeiras. Considerando que a ilha da Madeira é periodicamente afetada por chuvas de alta intensidade, associadas à sua urografia, assume-se como fundamental que os vários instrumentos de gestão territorial contemplem, como mínimo uma carta de risco municipal utilizando ferramentas como os SIG, bem como, condicionando a forma como se desenvolve o planeamento e respetivo ordenamento do territorial. Por outro lado, começam a ser postos em prática os mecanismos anteriormente descritos nos concelhos onde as enxurradas/cheias/aluviões têm protagonizado um maior impacto negativo, nomeadamente quanto à criação (e inclusão no respetivo PDM) da carta de risco de cheias e inundações da Ribeira Brava, a inclusão das áreas em risco ou ameaçadas por cheias na planta de ordenamento II do PDM do Funchal e, ainda da publicação no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM) da criação do Plano de Gestão dos Riscos de Inundações da RAM (PGRI-RAM). |
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Canais artificiais e a sua influência em processos de planeamento urbano e ordenamento territorialEscoamentoInstrumentos de gestão territorialOrdenamento territorialSistemas de informação geográficaFlowTerritorial management instrumentsSpatial planningUrban planningGeographic information systemsEngenharia Civil.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilOs fenómenos de cheia decorrentes de intempéries têm ao longo do tempo assolado o arquipélago da Madeira, particularmente a ilha da Madeira a qual se diferencia, entre outras, pelo seu relevo acentuado. Estas caraterísticas, associadas aos fenómenos de cheia, conduzem a dezenas de vítimas mortais, centenas de afetados direta ou indiretamente e milhares de milhões em custos monetários associados. Insurge-se deste modo como prioritária, a necessidade de simular com o maior rigor possível o escoamento das linhas de água com maior relevância neste tipo de catástrofes, articulando com os princípios de planeamento urbano em vigor na região de modo a procurar minimizar os seus riscos e consequências. As linhas de água que atravessam áreas urbanas podem ser classificadas como canais artificiais. Relativamente ao canal natural, as artificiais, introduzem diversas caraterísticas diferentes tais como: largura, profundidade e rugosidade, Camacho (2018). A temática em análise, considera a necessidade de efetuar uma modelação numérica das linhas de água – isto é, a simulação das condições de escoamento nas ribeiras da Região Autónoma da Madeira (RAM), de modo a permitir um ordenamento do território e planeamento urbano mais apropriados, garantindo assim a segurança da população, bem como a preservação de bens materiais. A análise do escoamento verificado nas ribeiras da RAM assume-se como fundamental, tendo em vista a redução de riscos em fenómenos de cheia bem como das respetivas áreas de inundação, sendo para isso particularmente relevante a análise de sensibilidade de diversos parâmetros tais como: fórmulas de transporte sólido, coeficientes de Manning-Strickler, condições de fronteira a montante, distribuição granulométrica nas diversas secções transversais consideradas e caudais afluentes. Os canais artificiais, deveriam condicionar a predisposição do tecido urbano de qualquer cidade, região ou país uma vez que em casos extremos de precipitação, eles são os principais responsáveis pelo correto escoamento minimizando qualquer tipologia de risco associado a cheias. Contudo o que acontece década após década é uma continua ocupação urbana na proximidade das principais linhas de água, tendo a agravante de esta se intensificar mais a jusante o que obviamente promove um acréscimo à sua perigosidade – uma vez que, estas zonas são as mais propícias a serem afetadas por enxurradas e/ou cheias através do galgamento dos leitos das ribeiras. Considerando que a ilha da Madeira é periodicamente afetada por chuvas de alta intensidade, associadas à sua urografia, assume-se como fundamental que os vários instrumentos de gestão territorial contemplem, como mínimo uma carta de risco municipal utilizando ferramentas como os SIG, bem como, condicionando a forma como se desenvolve o planeamento e respetivo ordenamento do territorial. Por outro lado, começam a ser postos em prática os mecanismos anteriormente descritos nos concelhos onde as enxurradas/cheias/aluviões têm protagonizado um maior impacto negativo, nomeadamente quanto à criação (e inclusão no respetivo PDM) da carta de risco de cheias e inundações da Ribeira Brava, a inclusão das áreas em risco ou ameaçadas por cheias na planta de ordenamento II do PDM do Funchal e, ainda da publicação no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM) da criação do Plano de Gestão dos Riscos de Inundações da RAM (PGRI-RAM).Weather-related flooding phenomena have over time plagued the Madeira archipelago, particularly the island of Madeira, which is distinguished, among others, by its marked relief. These characteristics, associated with flood phenomena, lead to dozens of fatalities, hundreds directly or indirectly affected and billions in associated monetary costs. Thus, the need to simulate the flow of the most relevant waterlines in such disasters is a priority to minimize their risks and consequences, as well as to articulate urban planning principles already effective in the region of Madeira. Waterlines running through urban areas can be classified as artificial canals. Regarding the natural channels, the artificial ones introduce several different characteristics such as width, depth or roughness, Camacho (2018). The theme under consideration explores the need to perform numerical modeling of the waterlines - that is, the simulation of flow conditions in the watercourses of the Autonomous Region of Madeira (RAM), to carry out proper spatial and urban planning, thus ensuring the safety of the population as well as the preservation of its goods. The analysis of the runoff in the RAM watercourses is fundamental in order to reduce the risk of flooding, as well as the respective flood-prone areas, being particularly relevant the analysis of several parameters such as: solid transport equations, Manning-Strickler coefficients, upstream boundary conditions, particle size distribution alongside the waterlines considered and tributary flows. Artificial water channels should condition the predisposition of the urban fabric of any city, region or country since in extreme cases of precipitation, they are primarily responsible for the correct drainage minimizing any risk typology associated with floods. However, it seems obvious that decade after decade, the urbanization of the vicinity of the main watercourses and the aggravation of its intensification taking place downstream increase the danger - since these areas are the most prone to be affected by floods through the overflow of the stream beds. Considering that Madeira is periodically affected by high-intensity rainstorms associated with its urography, it is assumed that the various territorial management instruments must include, at minimum a municipal risk map using tools such as GIS, as well as conditioning the way how the urban and the respective territorial planning are developed. On the other hand, the mechanisms previously described are beginning to be implemented in the municipalities where floods have had a major negative impact, particularly with the creation (and inclusion in the respective PDM) of the flood risk map in Ribeira Brava, the inclusion of flood-prone areas in the Funchal´s PDM management plan II and also the publication of the creation of Flood Risk Management Plans (PGRI-RAM) in the Official Journal of the Autonomous Region of Madeira (JORAM).Lousada, Sérgio António NevesCastanho, Rui AlexandreDigitUMaMoura, André Diogo Sousa2020-01-16T16:11:57Z2019-12-16T00:00:00Z2019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2678202365174porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:30Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:27.695008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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