Linhas orientadoras para avaliação : o exemplo de um exercício avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ana Raquel
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pombo, Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1783
Resumo: Este artigo pretende apresentar linhas orientadoras para avaliação de encontros Científicos, ilustrando um exemplo de um exercício avaliativo desenvolvido no âmbito do colóquio “Da Investigação às Práticas: Interacções e Debates”. Este evento teve lugar na Universidade de Aveiro e assumiu como uma das prioridades a realização de um acompanhamento de índole avaliativa, acompanhado de uma reflexão crítica sobre o colóquio e sobre o próprio processo de avaliação. O processo avaliativo do colóquio permitiu: (i) sublinhar a importância da avaliação nos encontros científicos, como sendo promotores de melhoria em futuros eventos e (ii) validar um instrumento avaliativo que poderá servir de exemplo e de orientação para utilização noutros eventos científicos. Salienta-se, de acordo com o estudo de referência, a mais-valia da utilização de duas fases avaliativas, que permitiram não só a validação dos dados em jeito de triangulação, como também a possibilidade de apresentar no próprio evento uma primeira análise impressionista acerca do mesmo, criando entusiasmo junto do público e servindo como factor de motivação, interesse e reflexão sobre o próprio processo avaliativo.
id RCAP_e23111225d58185ba0cf482c9ba31e22
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Linhas orientadoras para avaliação : o exemplo de um exercício avaliativoEDUCAÇÃOINVESTIGAÇÃO CIENTÍFICAEDUCATIONSCIENTIFIC RESEARCHEste artigo pretende apresentar linhas orientadoras para avaliação de encontros Científicos, ilustrando um exemplo de um exercício avaliativo desenvolvido no âmbito do colóquio “Da Investigação às Práticas: Interacções e Debates”. Este evento teve lugar na Universidade de Aveiro e assumiu como uma das prioridades a realização de um acompanhamento de índole avaliativa, acompanhado de uma reflexão crítica sobre o colóquio e sobre o próprio processo de avaliação. O processo avaliativo do colóquio permitiu: (i) sublinhar a importância da avaliação nos encontros científicos, como sendo promotores de melhoria em futuros eventos e (ii) validar um instrumento avaliativo que poderá servir de exemplo e de orientação para utilização noutros eventos científicos. Salienta-se, de acordo com o estudo de referência, a mais-valia da utilização de duas fases avaliativas, que permitiram não só a validação dos dados em jeito de triangulação, como também a possibilidade de apresentar no próprio evento uma primeira análise impressionista acerca do mesmo, criando entusiasmo junto do público e servindo como factor de motivação, interesse e reflexão sobre o próprio processo avaliativo.This paper intends to present guidelines to evaluate scientifi c events, showing an example of an evaluative exercise developed for the Colloquium “From Research to Practice: Interaction and Debates”. This event took place at the University of Aveiro and had as a priority the implementation of a monitoring of evaluative nature, accompanied by a critical refl ection on the conference and on the very process of evaluation. The evaluation process of the symposium presented a dual purpose: (i) to emphasize the importance of evaluating the scientifi c meetings, as promoter of their quality improvement in future events and (ii) to validate an evaluative tool that may de used as an example and guidance for use in other scientifi c events. It should be noted, according to the study of reference, the advantage of using two evaluative phases, which allow not only the data validation, (and also data triangulation), but also the opportunity to present an initial analysis in the event, although a fi rst and impressionistic analysis, creating excitement among the public and serving as a source of motivation, interest and refl ection on their own evaluation process.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-15T15:18:01Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1783por1646-401XSimões, Ana RaquelPombo, Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:27.488236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Linhas orientadoras para avaliação : o exemplo de um exercício avaliativo
title Linhas orientadoras para avaliação : o exemplo de um exercício avaliativo
spellingShingle Linhas orientadoras para avaliação : o exemplo de um exercício avaliativo
Simões, Ana Raquel
EDUCAÇÃO
INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
EDUCATION
SCIENTIFIC RESEARCH
title_short Linhas orientadoras para avaliação : o exemplo de um exercício avaliativo
title_full Linhas orientadoras para avaliação : o exemplo de um exercício avaliativo
title_fullStr Linhas orientadoras para avaliação : o exemplo de um exercício avaliativo
title_full_unstemmed Linhas orientadoras para avaliação : o exemplo de um exercício avaliativo
title_sort Linhas orientadoras para avaliação : o exemplo de um exercício avaliativo
author Simões, Ana Raquel
author_facet Simões, Ana Raquel
Pombo, Lúcia
author_role author
author2 Pombo, Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Ana Raquel
Pombo, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
EDUCATION
SCIENTIFIC RESEARCH
topic EDUCAÇÃO
INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
EDUCATION
SCIENTIFIC RESEARCH
description Este artigo pretende apresentar linhas orientadoras para avaliação de encontros Científicos, ilustrando um exemplo de um exercício avaliativo desenvolvido no âmbito do colóquio “Da Investigação às Práticas: Interacções e Debates”. Este evento teve lugar na Universidade de Aveiro e assumiu como uma das prioridades a realização de um acompanhamento de índole avaliativa, acompanhado de uma reflexão crítica sobre o colóquio e sobre o próprio processo de avaliação. O processo avaliativo do colóquio permitiu: (i) sublinhar a importância da avaliação nos encontros científicos, como sendo promotores de melhoria em futuros eventos e (ii) validar um instrumento avaliativo que poderá servir de exemplo e de orientação para utilização noutros eventos científicos. Salienta-se, de acordo com o estudo de referência, a mais-valia da utilização de duas fases avaliativas, que permitiram não só a validação dos dados em jeito de triangulação, como também a possibilidade de apresentar no próprio evento uma primeira análise impressionista acerca do mesmo, criando entusiasmo junto do público e servindo como factor de motivação, interesse e reflexão sobre o próprio processo avaliativo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-03-15T15:18:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1783
url http://hdl.handle.net/10437/1783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136309759967232