Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capelo, Ana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cabrita, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17519
Resumo: Em face dos problemas herdados e de mudanças políticas, económicas e sociais das últimas décadas, Timor-Leste deparou-se com a urgência de reestruturar todo o seu sistema de ensino. Neste contexto e numa lógica de cooperação internacional, teve lugar a restruturação dos currículos (RC) do Ensino pré-Secundário (EPS) e do Secundário Geral (ESG). Mais recentemente e no âmbito do Projeto Timor, criaram-se as condições para a concretização de uma avaliação a curto prazo da implementação da RCESG. Os resultados deste projeto evidenciam algumas melhorias ao nível educativo bem como aspetos que carecem de atenção por parte de responsáveis Timorenses. Assim, urge prosseguir com a avaliação do processo educativo visando a introdução de reajustes que favoreçam uma educação de qualidade. Neste sentido, o projeto que aqui se apresenta tem como objetivo avaliar, a médio prazo, uma nova edição do ESG, fazendo uso da experiência e conhecimento construído por elementos da equipa do Projeto Timor, bem como por formadores/professores timorenses, utilizadores dos novos currículos. Num primeiro momento, pretende-se caraterizar o modo como está a decorrer o ensino pré-secundário e averiguar se está alinhado com o ESG e quais as suas repercussões neste nível de ensino. Num segundo momento, pretende-se avaliar as repercussões de uma primeira edição do ESG a nível de uma edição posterior. Os resultados obtidos permitirão compreender melhor os mecanismos de mudança inerentes a processos de reforma educativa em países em vias de desenvolvimento, para que tal mudança seja efetiva e contribua para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
id RCAP_e232d5ce105102b7641750a0b4bb5f98
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-LesteAvaliação a médio termocolaboração internacional de Portugaleducação pré-secundária e secundáriaimplementação do currículo timorenseEm face dos problemas herdados e de mudanças políticas, económicas e sociais das últimas décadas, Timor-Leste deparou-se com a urgência de reestruturar todo o seu sistema de ensino. Neste contexto e numa lógica de cooperação internacional, teve lugar a restruturação dos currículos (RC) do Ensino pré-Secundário (EPS) e do Secundário Geral (ESG). Mais recentemente e no âmbito do Projeto Timor, criaram-se as condições para a concretização de uma avaliação a curto prazo da implementação da RCESG. Os resultados deste projeto evidenciam algumas melhorias ao nível educativo bem como aspetos que carecem de atenção por parte de responsáveis Timorenses. Assim, urge prosseguir com a avaliação do processo educativo visando a introdução de reajustes que favoreçam uma educação de qualidade. Neste sentido, o projeto que aqui se apresenta tem como objetivo avaliar, a médio prazo, uma nova edição do ESG, fazendo uso da experiência e conhecimento construído por elementos da equipa do Projeto Timor, bem como por formadores/professores timorenses, utilizadores dos novos currículos. Num primeiro momento, pretende-se caraterizar o modo como está a decorrer o ensino pré-secundário e averiguar se está alinhado com o ESG e quais as suas repercussões neste nível de ensino. Num segundo momento, pretende-se avaliar as repercussões de uma primeira edição do ESG a nível de uma edição posterior. Os resultados obtidos permitirão compreender melhor os mecanismos de mudança inerentes a processos de reforma educativa em países em vias de desenvolvimento, para que tal mudança seja efetiva e contribua para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.CIDTFF2017-05-19T13:31:56Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17519por1647-3582Capelo, AnaCabrita, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:31:14Zoai:ria.ua.pt:10773/17519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:47.161508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste
title Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste
spellingShingle Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste
Capelo, Ana
Avaliação a médio termo
colaboração internacional de Portugal
educação pré-secundária e secundária
implementação do currículo timorense
title_short Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste
title_full Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste
title_fullStr Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste
title_full_unstemmed Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste
title_sort Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste
author Capelo, Ana
author_facet Capelo, Ana
Cabrita, Isabel
author_role author
author2 Cabrita, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capelo, Ana
Cabrita, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação a médio termo
colaboração internacional de Portugal
educação pré-secundária e secundária
implementação do currículo timorense
topic Avaliação a médio termo
colaboração internacional de Portugal
educação pré-secundária e secundária
implementação do currículo timorense
description Em face dos problemas herdados e de mudanças políticas, económicas e sociais das últimas décadas, Timor-Leste deparou-se com a urgência de reestruturar todo o seu sistema de ensino. Neste contexto e numa lógica de cooperação internacional, teve lugar a restruturação dos currículos (RC) do Ensino pré-Secundário (EPS) e do Secundário Geral (ESG). Mais recentemente e no âmbito do Projeto Timor, criaram-se as condições para a concretização de uma avaliação a curto prazo da implementação da RCESG. Os resultados deste projeto evidenciam algumas melhorias ao nível educativo bem como aspetos que carecem de atenção por parte de responsáveis Timorenses. Assim, urge prosseguir com a avaliação do processo educativo visando a introdução de reajustes que favoreçam uma educação de qualidade. Neste sentido, o projeto que aqui se apresenta tem como objetivo avaliar, a médio prazo, uma nova edição do ESG, fazendo uso da experiência e conhecimento construído por elementos da equipa do Projeto Timor, bem como por formadores/professores timorenses, utilizadores dos novos currículos. Num primeiro momento, pretende-se caraterizar o modo como está a decorrer o ensino pré-secundário e averiguar se está alinhado com o ESG e quais as suas repercussões neste nível de ensino. Num segundo momento, pretende-se avaliar as repercussões de uma primeira edição do ESG a nível de uma edição posterior. Os resultados obtidos permitirão compreender melhor os mecanismos de mudança inerentes a processos de reforma educativa em países em vias de desenvolvimento, para que tal mudança seja efetiva e contribua para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-05-19T13:31:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17519
url http://hdl.handle.net/10773/17519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137567772246016