Caixa de velocidades automática para veículo de ultra-baixo consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Danilo Francisco Nereu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10442
Resumo: A vulnerabilidade energética agregada à problemática ambiental tem despertado ao longo dos anos à conscientização para a problemática dos recursos energéticos não renováveis, predominantes a nível mundial, estando esta temática cada vez mais na ordem do dia. Neste panorama nasceu a Shell EcoMarathon, concurso de âmbito académico, realizado anualmente a nível mundial, com o objetivo de promover tanto a eficiência energética como também a investigação a meios alternativos de aproveitamento energético. Esta competição, fundada nos anos 80, visa promover a tónica da eficiência energética e ambiental por meio da competição de protótipos automóveis desenvolvidos por estudantes das mais diversas Universidades a nível mundial, onde a Universidade da Beira Interior tem marcado presença regular, desde o ano 2000, com o desenvolvimento do UBIcar, sendo este já premiado por diversas vezes. O UBIcar, protótipo desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Eletromecânica, vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos, sendo este preparado anualmente para sua participação na Shell EcoMarathon Europa. Esta conceção do veículo envolve a participação dos estudantes em diversas vertentes visando o seu melhoramento a cada ano, tornando-o cada vez mais eficiente, nas diferentes vertentes de um automóvel, tendo em conta o âmbito da competição. Nesta vertente tem-se a elaboração do presente trabalho, objetivando o aperfeiçoamento do sistema de transmissão do veículo, com o desenvolvimento de um conceito de caixa de velocidades, uma vez que este não dispõe deste mecanismo. Neste seguimento, a conceção deste elemento focou-se no estudo de sistema viáveis de implementação no veículo em causa e que permitem um funcionamento automático, culminando assim na abordagem a mecanismos centrífugos, embraiagens centrifugas.
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