Codificação de vídeo por decomposição 3-D baseada na transformada de ôndulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvado, José António da Costa
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/130
Resumo: Neste trabalho foi desenvolvido um codificador/descodificador (CoDec) de vídeo de ritmo binário variável, baseado na decomposição 3D por transformada de ôndulas, sendo o cálculo das transformadas de ôndulas, e das transformadas inversas, realizado através do esquema progressivo (lifting scheme). Analisa-se a aplicação à codificação de vídeo da decomposição de sinais 1D e 2D por bancos de filtros de ôndulas, a sua relação com a análise multiresolução, e as relações de dependência hierárquica dos coeficientes da estrutura resultante da decomposição. Apresenta-se, também, a associação do esquema progressivo aos bancos de filtros e a obtenção dos algoritmos das transformadas pela factorização segundo o esquema progressivo. Implementaram-se as transformadas (pelo esquema progressivo), para a ôndula Daubechies 2 e para as ôndulas biortogonais (4,4), para explorar a redundância espacial e temporal, aplicando- as à codificação de vídeo. Apresentam-se resultados experimentais obtidos com o codificador desenvolvido, com base em sequências de vídeo de teste, nomeadamente o factor de compressção, a relação sinal/ruído entre as imagens recuperadas e as imagens originais e a qualidade subjectiva das imagens recuperadas. Discutem-se os resultados obtidos e o tempo necessário para processar as sequências. Propõem-se soluções para melhorar a eficiência do codificador, no que diz respeito ao tempo de processamento e ao factor de compressão. Implementaram-se, também, as transformadas de ôndula num processador digital de sinal com arquitectura VLIW, analisando- se a aceleração de processamento obtida, tendo em vista a codificação de vídeo em tempo real.
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