Perceções das crianças do 2.º CEB sobre os caranguejos-boca da Ria Formosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Jacinta Amaral da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19068
Resumo: O estudo realizou-se durante a unidade curricular Prática do Ensino Supervisionada II, numa escola que alberga o 2.º e o 3.º Ciclos do Ensino Básico em Faro. A investigação foi concretizada com uma turma do 5.º ano, em concreto, no segundo e terceiro períodos do ano letivo 2021/22. Esta investigação dá ênfase às perceções das crianças do 2.º CEB relativas ao caranguejo-boca da Ria Formosa. Para aceder às perceções dos discentes, a intervenção educativa fornece momentos de reflexão acerca da identidade animal, da sua importância cultural e social, dos seus comportamentos e das suas características anatómicas através do trabalho autónomo e cooperativo. Para garantir a motivação e a dedicação dos alunos disponibilizaram-se diferentes recursos didáticos construídos por mim, como o Power Point interativo, os vídeos animados, os materiais manipuláveis não-estruturados e um aquário com dois caranguejos-boca. Neste contexto a presente investigação objetiva: 1) Aceder às perceções das crianças acerca do caranguejo-boca da Ria Formosa; 2) Articular as ciências naturais, a arte e a tecnologia na intervenção educativa relativa ao caranguejo-boca; e 3) Compreender a progressão das perceções das crianças relativas ao caranguejo-boca, durante a intervenção educativa. A pesquisa enquadra-se no paradigma interpretativo de cariz qualitativo, tendo como instrumentos de recolha de dados: as entrevistas semiestruturadas, as observações participantes, os registos escritos e os registos gráficos (fotografias). Salienta-se ainda que, a investigação permite a análise das questões problemas a partir de um estudo exploratório. Os resultados apresentam uma progressão consistente e, tendencialmente, positiva dos alunos relativamente ao caranguejo-boca. Os instrumentos pedagógicos concebidos foram cruciais para a construção e a formação de futuros cidadãos críticos e ativos na sociedade, pois os alunos demonstraram ter opiniões acérrimas sobre a temática, evidenciaram uma progressão significativa dos seus conhecimentos e mostraram uma postura cívica e democrática na prevenção do caranguejo-boca e do seu habitat.
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Para garantir a motivação e a dedicação dos alunos disponibilizaram-se diferentes recursos didáticos construídos por mim, como o Power Point interativo, os vídeos animados, os materiais manipuláveis não-estruturados e um aquário com dois caranguejos-boca. Neste contexto a presente investigação objetiva: 1) Aceder às perceções das crianças acerca do caranguejo-boca da Ria Formosa; 2) Articular as ciências naturais, a arte e a tecnologia na intervenção educativa relativa ao caranguejo-boca; e 3) Compreender a progressão das perceções das crianças relativas ao caranguejo-boca, durante a intervenção educativa. A pesquisa enquadra-se no paradigma interpretativo de cariz qualitativo, tendo como instrumentos de recolha de dados: as entrevistas semiestruturadas, as observações participantes, os registos escritos e os registos gráficos (fotografias). Salienta-se ainda que, a investigação permite a análise das questões problemas a partir de um estudo exploratório. Os resultados apresentam uma progressão consistente e, tendencialmente, positiva dos alunos relativamente ao caranguejo-boca. Os instrumentos pedagógicos concebidos foram cruciais para a construção e a formação de futuros cidadãos críticos e ativos na sociedade, pois os alunos demonstraram ter opiniões acérrimas sobre a temática, evidenciaram uma progressão significativa dos seus conhecimentos e mostraram uma postura cívica e democrática na prevenção do caranguejo-boca e do seu habitat.The study took place during the curricular unit Supervised Teaching Practice II, in a school that hosts the 2nd and 3rd Cycles of Basic Education in Faro. The research was carried out with a 5th grade class, specifically, in the second and third periods of the school year 2021/22. This research emphasizes the 2nd grade children's perceptions regarding the Ria Formosa's mitten crab. To access the students' perceptions, the educational intervention provides moments of reflection about the animal identity, its cultural and social importance, its behaviors, and anatomical characteristics through autonomous and cooperative work. To ensure the motivation and dedication of the students, I made available different teaching resources that I built, such as interactive Power Point, animated videos, unstructured manipulative materials, and an aquarium with two Mouth crabs. In this context, this research aims to: 1) Access children's perceptions about the Ria Formosa Mouthed Crab; 2) Articulate natural sciences, art, and technology in the educational intervention about the Mouthed Crab; and 3) Understand the progression of children's perceptions about the Mouthed Crab during the educational intervention. The research is framed within the interpretative paradigm of qualitative nature, with the following data collection tools: semi-structured interviews, participant observations, written records, and graphic records (photographs). It should also be noted that the research allows for the analysis of the problematic issues from an exploratory study. The results show a consistent and positive progression of the students regarding the Mouth Crab. The pedagogical tools designed were crucial for the construction and formation of future critical and active citizens in society, as the students demonstrated to have strong opinions on the topic, showed a significant progression of their knowledge and showed a civic and democratic attitude towards the prevention of the Mouth Crab and its habitat.Monteiro, RuteBaptista Gil, FranciscoSapientiaConceição, Jacinta Amaral da2023-02-13T11:48:29Z2022-11-302022-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19068TID:203143574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:29Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:44.859629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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