Especificações Técnicas da Via-Férrea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Mário Rui Santos Viana Diogo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12054
Resumo: A dissertação inicia-se por uma introdução relativa ao aparecimento dos caminhos de ferro, no contexto mundial e nacional, reproduzindo resumidamente a história da evolução das vias férreas, desde o seu inicio até aos dias de hoje. Este trabalho faz uma apresentação da constituição da via-férrea, dividindo-a em infraestrutura e superestrutura ferroviária. Dos trabalhos relativos à infraestrutura, esta dissertação está mais direcionada em definir a constituição da subestrutura ferroviária, identificando as várias camadas existentes, causas para a sua degradação, bem como uma das soluções mais utilizadas neste tipo de via, no caso, a aplicação de geossintéticos como reforço da subestrutura. Em relação à superestrutura, são descritos os três tipos possíveis de conceção de vias-férreas; nomeadamente a via balastrada, via não balastrada, e vias mistas. No capítulo da superestrutura ferroviária depois da apresentação de cada material constituinte das vias férreas são descritas as suas patologias e os diferentes métodos de dimensionamento de cada componente. São apontadas algumas vantagens e desvantagens da solução tradicional, em via balastrada, em comparação com a via não balastrada. Através da Norma Europeia ENV 13803-1 de 2007, são descritos neste relatório os diferentes parâmetros de traçado que têm de ser cumpridos, aquando da fase de projeto, relacionados com a segurança e o conforto. São também apresentadas as principais ações exercidas pelos comboios sobre a via-férrea, bem como o método de cálculo. De modo a complementar o estudo realizado sobre a via-férrea, são identificados, nesta dissertação, os diferentes aparelhos de mudança de via existentes, bem como a sinalização utilizada na Rede Ferroviária Portuguesa. A qualidade da geometria da superestrutura ferroviária é um fator importante na determinação da velocidade e das condições de segurança da circulação das composições ferroviárias. De modo a verificar e manter essa geometria de via é necessário realizar inspeção e manutenção na via-férrea.
id RCAP_e24a045369613a8ff513336e4d144cb6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12054
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Especificações Técnicas da Via-FérreaVia-férreaInfraestruturaSubestruturaSuperestruturaParâmetros de traçadoSolicitaçõesInspeção e manutençãoSinalização ferroviáriaMaterial de viaPatologiasRailwayInfrastructureSubstructureSuperstructureTrack parametersRequestsInspection and maintenanceRailway signalingTrack materialPathologiesInfraestruturasA dissertação inicia-se por uma introdução relativa ao aparecimento dos caminhos de ferro, no contexto mundial e nacional, reproduzindo resumidamente a história da evolução das vias férreas, desde o seu inicio até aos dias de hoje. Este trabalho faz uma apresentação da constituição da via-férrea, dividindo-a em infraestrutura e superestrutura ferroviária. Dos trabalhos relativos à infraestrutura, esta dissertação está mais direcionada em definir a constituição da subestrutura ferroviária, identificando as várias camadas existentes, causas para a sua degradação, bem como uma das soluções mais utilizadas neste tipo de via, no caso, a aplicação de geossintéticos como reforço da subestrutura. Em relação à superestrutura, são descritos os três tipos possíveis de conceção de vias-férreas; nomeadamente a via balastrada, via não balastrada, e vias mistas. No capítulo da superestrutura ferroviária depois da apresentação de cada material constituinte das vias férreas são descritas as suas patologias e os diferentes métodos de dimensionamento de cada componente. São apontadas algumas vantagens e desvantagens da solução tradicional, em via balastrada, em comparação com a via não balastrada. Através da Norma Europeia ENV 13803-1 de 2007, são descritos neste relatório os diferentes parâmetros de traçado que têm de ser cumpridos, aquando da fase de projeto, relacionados com a segurança e o conforto. São também apresentadas as principais ações exercidas pelos comboios sobre a via-férrea, bem como o método de cálculo. De modo a complementar o estudo realizado sobre a via-férrea, são identificados, nesta dissertação, os diferentes aparelhos de mudança de via existentes, bem como a sinalização utilizada na Rede Ferroviária Portuguesa. A qualidade da geometria da superestrutura ferroviária é um fator importante na determinação da velocidade e das condições de segurança da circulação das composições ferroviárias. De modo a verificar e manter essa geometria de via é necessário realizar inspeção e manutenção na via-férrea.The dissertation begins with an introduction concerning the appearance of the railways, in the world and national context, briefly retelling the history of the evolution of the rail track, since its beginning to the present day. This report presents the constitution of the railway, dividing it into railway infrastructure and railway superstructure. From the work on infrastructure, this dissertation is more focused on defining the structure of the railway substructure, identifying the different layers, causes for its degradation, and the solutions for these types of road, in this case, and the application of geosynthetics as reinforcement of the substructure. In relation to the superstructure, the three possible types of railway design are described: ballast tracks, non-ballasted track, and mixed tracks. In the chapter of the railway superstructure after the presentation of its materials, are described their pathologies and the diferente methods of designing of each component. Some advantages and disadvantages of the traditional solutions are pointed out in ballast compared to the non-ballast. Through the European Standard ENV 13803-1 of 2007, this report describes the different track alignment parameters that must be met during the design phase related to safety and comfort. Presented the main actions carried out by the trains on the railroad, as well as the method of calculation. In order to complement the study carried out on the railroad, in this dissertation, the different switches and crossings devices are identified, as well as the signaling used in the Portuguese Railroad Network. The geometry quality of the railway superstructure is an important factor in determining the velocity and safety conditions of the train compositions circulation. In order to verify and maintain this track geometry, it is necessary to perform inspection and maintenance on the track.Moreira, Maria da Fátima Guimarães Faria PortelaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLeite, Mário Rui Santos Viana Diogo2018-10-09T15:46:34Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12054TID:201767856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:24.084513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Especificações Técnicas da Via-Férrea
title Especificações Técnicas da Via-Férrea
spellingShingle Especificações Técnicas da Via-Férrea
Leite, Mário Rui Santos Viana Diogo
Via-férrea
Infraestrutura
Subestrutura
Superestrutura
Parâmetros de traçado
Solicitações
Inspeção e manutenção
Sinalização ferroviária
Material de via
Patologias
Railway
Infrastructure
Substructure
Superstructure
Track parameters
Requests
Inspection and maintenance
Railway signaling
Track material
Pathologies
Infraestruturas
title_short Especificações Técnicas da Via-Férrea
title_full Especificações Técnicas da Via-Férrea
title_fullStr Especificações Técnicas da Via-Férrea
title_full_unstemmed Especificações Técnicas da Via-Férrea
title_sort Especificações Técnicas da Via-Férrea
author Leite, Mário Rui Santos Viana Diogo
author_facet Leite, Mário Rui Santos Viana Diogo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria da Fátima Guimarães Faria Portela
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Mário Rui Santos Viana Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv Via-férrea
Infraestrutura
Subestrutura
Superestrutura
Parâmetros de traçado
Solicitações
Inspeção e manutenção
Sinalização ferroviária
Material de via
Patologias
Railway
Infrastructure
Substructure
Superstructure
Track parameters
Requests
Inspection and maintenance
Railway signaling
Track material
Pathologies
Infraestruturas
topic Via-férrea
Infraestrutura
Subestrutura
Superestrutura
Parâmetros de traçado
Solicitações
Inspeção e manutenção
Sinalização ferroviária
Material de via
Patologias
Railway
Infrastructure
Substructure
Superstructure
Track parameters
Requests
Inspection and maintenance
Railway signaling
Track material
Pathologies
Infraestruturas
description A dissertação inicia-se por uma introdução relativa ao aparecimento dos caminhos de ferro, no contexto mundial e nacional, reproduzindo resumidamente a história da evolução das vias férreas, desde o seu inicio até aos dias de hoje. Este trabalho faz uma apresentação da constituição da via-férrea, dividindo-a em infraestrutura e superestrutura ferroviária. Dos trabalhos relativos à infraestrutura, esta dissertação está mais direcionada em definir a constituição da subestrutura ferroviária, identificando as várias camadas existentes, causas para a sua degradação, bem como uma das soluções mais utilizadas neste tipo de via, no caso, a aplicação de geossintéticos como reforço da subestrutura. Em relação à superestrutura, são descritos os três tipos possíveis de conceção de vias-férreas; nomeadamente a via balastrada, via não balastrada, e vias mistas. No capítulo da superestrutura ferroviária depois da apresentação de cada material constituinte das vias férreas são descritas as suas patologias e os diferentes métodos de dimensionamento de cada componente. São apontadas algumas vantagens e desvantagens da solução tradicional, em via balastrada, em comparação com a via não balastrada. Através da Norma Europeia ENV 13803-1 de 2007, são descritos neste relatório os diferentes parâmetros de traçado que têm de ser cumpridos, aquando da fase de projeto, relacionados com a segurança e o conforto. São também apresentadas as principais ações exercidas pelos comboios sobre a via-férrea, bem como o método de cálculo. De modo a complementar o estudo realizado sobre a via-férrea, são identificados, nesta dissertação, os diferentes aparelhos de mudança de via existentes, bem como a sinalização utilizada na Rede Ferroviária Portuguesa. A qualidade da geometria da superestrutura ferroviária é um fator importante na determinação da velocidade e das condições de segurança da circulação das composições ferroviárias. De modo a verificar e manter essa geometria de via é necessário realizar inspeção e manutenção na via-férrea.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-10-09T15:46:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12054
TID:201767856
url http://hdl.handle.net/10400.22/12054
identifier_str_mv TID:201767856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131417415778304