Intervenção psicomotora com crianças institucionalizadas dos 0 aos 12 anos no Centro de Acolhimento Temporário I da Associação Amigos da Criança e da Família "Chão dos Meninos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Encarnação, Marisa Gaitto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29283
Resumo: O presente relatório de estágio insere-se no Mestrado em Psicomotricidade da Universidade de Évora e surge na sequência da realização do estágio curricular que decorreu na Associação Amigos da Criança e da Família “Chão dos Meninos”, em particular, no Centro de Acolhimento Temporário I, onde residem crianças dos 0 aos 12 anos de idade. Pretende-se enquadrar e demonstrar a importância da intervenção psicomotora e o trabalho desempenhado por um psicomotricista neste tipo de contexto institucional, conhecer o efeito da intervenção psicomotora realizada com os diversos casos e relatar as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular, quer em contexto de sessão quer ao nível da Associação. Conclui-se que a intervenção psicomotora surge como uma resposta eficaz à promoção das competências e à minimização das fragilidades de crianças institucionalizadas, proporcionando um melhor desenvolvimento global; Abstract: Psychomotor Intervention with Institutionalized Children from 0 to 12 years old at the Temporary Reception Center I of the Associação Amigos da Criança e da Família “Chão dos Meninos” The following Internship Report is part of the Master in Psychomotricity at the University of Évora and follows the completion of the Curricular Internship that took place at the Associação Amigos da Criança e da Família "Chão dos Meninos”, in particular, at the Temporary Reception Center I, where children from 0 to 12 years old reside. This report is intended to frame and demonstrate the importance of psychomotor intervention and the work performed by a psychomotricist in this type of institutional context, to know the effect of psychomotor intervention performed with the different cases and to report the activities developed during the curricular internship, either in the context of session or at the Association level. Therefore, we conclude that the psychomotor intervention emerges as an effective response to the promotion of competences and minimization of the fragilities of institutionalized children, providing a better global development.
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