Modelos em redes de fluxos para o problema de afetação de veículos ferroviários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/22166 |
Resumo: | O problema de afetação de veículos consiste em dado um conjunto de viagens, determinar o conjunto de veículos a realizar cada uma delas. Na grande maioria dos operadores ferroviários a operação é planeada em três fases: o planeamento dos horários, dos veículos e das tripulações. Alguns dos operadores (aqui designados como operadores de tipo I) calculam os padrões de reutilização de veículos na primeira fase, ou seja, conjuntamente com o planeamento dos horários, enquanto outros (aqui designados como operadores do tipo II) o fazem na segunda, durante o planeamento dos veículos. O objetivo desta dissertação é desenvolver modelos em redes de fluxos para solucionar o problema da afetação de veículos para ambos os tipos de operadores, satisfazendo adicionalmente restrições sobre manobras de veículos. Os modelos a desenvolver surgirão como uma generalização do modelo de fluxos da SISCOG, empresa na qual o projeto está inserido, tentando ultrapassar duas das suas grandes limitações: não ter em conta os padrões de reutilização de veículos e não satisfazer quaisquer restrições sobre manobras de veículos. O trabalho será dividido em duas fases, sendo que a primeira visa a solucionar o problema relativo aos operadores do tipo I e a segunda o problema relativo aos operadores de tipo II. |
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Modelos em redes de fluxos para o problema de afetação de veículos ferroviáriosOperadores ferroviáriosAfetação veículosPlaneamento de veículosRedes de fluxosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasO problema de afetação de veículos consiste em dado um conjunto de viagens, determinar o conjunto de veículos a realizar cada uma delas. Na grande maioria dos operadores ferroviários a operação é planeada em três fases: o planeamento dos horários, dos veículos e das tripulações. Alguns dos operadores (aqui designados como operadores de tipo I) calculam os padrões de reutilização de veículos na primeira fase, ou seja, conjuntamente com o planeamento dos horários, enquanto outros (aqui designados como operadores do tipo II) o fazem na segunda, durante o planeamento dos veículos. O objetivo desta dissertação é desenvolver modelos em redes de fluxos para solucionar o problema da afetação de veículos para ambos os tipos de operadores, satisfazendo adicionalmente restrições sobre manobras de veículos. Os modelos a desenvolver surgirão como uma generalização do modelo de fluxos da SISCOG, empresa na qual o projeto está inserido, tentando ultrapassar duas das suas grandes limitações: não ter em conta os padrões de reutilização de veículos e não satisfazer quaisquer restrições sobre manobras de veículos. O trabalho será dividido em duas fases, sendo que a primeira visa a solucionar o problema relativo aos operadores do tipo I e a segunda o problema relativo aos operadores de tipo II.Gomes, Maria IsabelRUNSilva, Ricardo Jorge da Conceição2017-07-26T13:05:55Z2016-1020172016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/22166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:09:30Zoai:run.unl.pt:10362/22166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:10.237525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O problema de afetação de veículos consiste em dado um conjunto de viagens, determinar o conjunto de veículos a realizar cada uma delas. Na grande maioria dos operadores ferroviários a operação é planeada em três fases: o planeamento dos horários, dos veículos e das tripulações. Alguns dos operadores (aqui designados como operadores de tipo I) calculam os padrões de reutilização de veículos na primeira fase, ou seja, conjuntamente com o planeamento dos horários, enquanto outros (aqui designados como operadores do tipo II) o fazem na segunda, durante o planeamento dos veículos. O objetivo desta dissertação é desenvolver modelos em redes de fluxos para solucionar o problema da afetação de veículos para ambos os tipos de operadores, satisfazendo adicionalmente restrições sobre manobras de veículos. Os modelos a desenvolver surgirão como uma generalização do modelo de fluxos da SISCOG, empresa na qual o projeto está inserido, tentando ultrapassar duas das suas grandes limitações: não ter em conta os padrões de reutilização de veículos e não satisfazer quaisquer restrições sobre manobras de veículos. O trabalho será dividido em duas fases, sendo que a primeira visa a solucionar o problema relativo aos operadores do tipo I e a segunda o problema relativo aos operadores de tipo II. |
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